Baixe em PDF Baixe em PDF

A hortelã tem muitas variedades diferentes, todas muito fáceis de manter e duram por muitos anos se forem cuidadas corretamente. A planta é um pouco invasiva, no entanto, pode competir com outras espécies próximas por recursos, se crescerem livremente. Para cultivar hortelã, você precisa plantá-la em recipientes ou encontrar um método de restringir o crescimento de suas raízes abaixo do solo. A hortelã também é uma erva saborosa e versátil, que pode incrementar uma salada de frutas, um prato de cordeiro ou peixe, ou mesmo um copo de chá gelado ou um cocktail. Se você quiser saber como cultivar hortelã, consulte a Etapa 1 para começar.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Iniciando a muda de hortelã

Baixe em PDF
  1. A hortelã é difícil de desenvolver a partir de sementes, e é praticamente impossível para algumas variedades, como a hortelã-pimenta. Corte um galho de um centímetro acima de uma junção para permitir que novos ramos cresçam em seu lugar. O ramo não precisa ter muitas folhas, e quase qualquer ramo brotará. Coloque o ramo em um copo de água. Dentro de uma semana, as pequenas raízes brancas devem aparecer debaixo de água. Espere mais alguns dias a uma semana para permitir que as raízes de se transformem e tenham um bom comprimento. Adicione a água no copo quando for necessário.
  2. Você pode encontrar mudas de hortelã na maioria das lojas de jardinagem. Existem muitas variedades de hortelã, como hortelã doce, hortelã chocolate, hortelã limão, hortelã verde, hortelã maçã e hortelã-pimenta. Hortelã é mais comumente usada para cozinhar. A hortelã é uma planta que se espalha rapidamente, de crescimento rápido e é perfeita para suas primeiras tentativas de cultivar plantas.
  3. Estolhos são caules longos que crescem a partir de uma planta e firmam raízes próprias no solo. Você pode removê-las com cuidado e transplantá-las, caso conheça alguém que tenha pés de hortelã disponíveis.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Plantando a hortelã

Baixe em PDF
  1. Idealmente, você deve plantar a sua hortelã na primavera ou no outono, se você estiver em um clima onde não há geada. Apesar de hortelã ser uma planta resistente, é melhor começar a cultivá-la em condições ideais.
  2. Colocar a hortelã em vasos é a forma mais popular de cultivá-la, porque você pode facilmente mantê-la sob controle dessa maneira, bem como mantê-la perto de sua cozinha para que você possa usá-la com frequência. A hortelã se espalha rapidamente, e suas raízes têm uma tendência a sufocar as raízes de outras plantas. Assim, muitas vezes é melhor plantar hortelã em um vaso sem outras plantas. Use um vaso de 30 a 40 cm de largura para um pé de hortelã. Você deve adicionar um polímero de retenção de água na parte de baixo do vaso para que fique úmido e não seque demais.
  3. Se for plantar várias mudas, plante-as com 15 centímetros de distância. Isto dará a cada muda espaço suficiente para crescer.
  4. Quando você planta a sua hortelã ou posiciona sua hortelã em vasos, você precisa escolher uma área que receba sol da manhã e sombra parcial à tarde. Você quer que a planta tenha alguma luz sem secá-la completamente. A hortelã cresce melhor em solo profundo, úmido, assim você deve mantê-la assim. Você pode até mesmo colocar o seu vaso de hortelã dentro de casa, em uma janela, se ele estiver em um local que tenha bastante luz solar.
  5. As melhores condições para cultivar a hortelã na terra exigem um solo fértil com um pH que fique entre 6,0 e 7,0. Embora possa crescer por conta própria sem problemas, um pouco de fertilizante em intervalos semanais não vai prejudicá-la. Certifique-se de que o solo esteja úmido, colocando alguma palha ao redor da planta para proteger as raízes.
  6. Se você fizer esse caminho, você deve submergir a sua hortelã em um recipiente, como um vaso ou uma sacola de malha que tenha pelo menos 5 centímetros de profundidade. Você deve deixar a borda do recipiente acima do nível do chão, para que o sistema radicular da planta fique contido. Se você não fizer isso, sua hortelã vai tomar conta do seu jardim e do seu gramado como uma erva daninha.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Cuidando da hortelã

Baixe em PDF
  1. Teste a terra com o dedo para verificar o quão seca ela é. Mantenha o solo úmido, mas não encharque. Se a sua hortelã fica na luz solar diretamente, regue-a com mais frequência. Verifique a planta frequentemente, para ter certeza de que ela recebe água suficiente, mas não excessivamente.
  2. Se fizer isto, você impedirá de crescer muito alto e encorajará a desenvolver mais folhas laterais. Isso também disponibiliza uma colheita melhor. Quando você observar a sua planta para ver se ela precisa de água, veja se a planta ficou muito alta.
  3. Pequenas flores de uma hortelã normalmente florescem de junho a setembro. Você deve cortar os brotos antes que eles tenham uma chance de abrir, assim a planta não cresce fora de controle. Cortar os botões da planta no momento em que aparecem também aumentará a época de colheita da sua hortelã.
  4. Depois de alguns anos, sua hortelã vai se adaptar ao tamanho do recipiente, fazendo com que as suas raízes fiquem apertadas. Retire do vaso a planta e cuidadosamente separe a hortelã em várias mudas. Retirando e replantando sua hortelã a cada 2-3 ou mesmo 3-4 anos vai ajudar a manter o aroma e o sabor da hortelã bom e forte.
  5. A ferrugem, um fungo que faz aparecer manchas na cor marrom-alaranjada na parte inferior das folhas de uma planta, é uma das poucas doenças que a hortelã é suscetível.
  6. Sua planta pode ser vítima de doenças como a murcha de Verticillium ou antracnose da hortelã e pode ser infestada de insetos, como besouros de pulga, brocas de raiz, ácaros ou gorgulhos da raiz. Esta não é uma ocorrência provável, uma vez que o forte odor de menta repele a maioria dos insetos e outras pragas. Basta fornecer a boa circulação de ar e um solo bem drenado para manter suas plantas saudáveis. Se notar quaisquer insetos, espante-os com uma mangueira de jardim.
    • Você também pode lavar as folhas com sabão inseticida.
    • Certifique-se de olhar para as pragas sob as folhas das plantas, também. Este é um lugar onde elas gostam de se esconder.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Colhendo sua hortelã

Baixe em PDF
  1. Nunca colha mais do que 1/3 das folhas de uma só vez e permita que a planta volte a se desenvolver antes de remover mais. Você pode colher a quantidade de hortelã que você precisa no momento.
    • Se você quiser secar a hortelã ao ar livre, você deve pendurar as hastes de cabeça para baixo em pequenos maços ou apenas espalhá-los em uma bandeja pequena. Uma vez que os caules e as folhas são frágeis, você pode remover as folhas e colocá-las em recipientes hermeticamente fechados.
  2. As raízes vão sobreviver à geada e crescer na primavera seguinte, mas a parte da planta acima do solo vai morrer. Proteja as raízes de sua hortelã, cobrindo as plantas com uma camada de cobertura morta antes da chegada do inverno. A fim de colher as folhas, você deve cortar os caules. Se você fizer uma colheita maior, então espere até pouco antes da planta florescer e corte toda a planta logo acima do primeiro ou do segundo ramo de folhas.
    • Normalmente, você pode colher uma safra maior de hortelã cerca de três vezes por temporada.
  3. Existem infinitas aplicações para hortelã, e você pode fazer o que quiser com ela. No entanto, existem alguns usos típicos de hortelã que você deve estar ciente. Aqui estão algumas maneiras de usá-la:
    • Sirva como um acabamento ao peixe, frango, cordeiro, ou outro prato de proteína.
    • Use-o para condimentar vegetais como cenoura, ervilhas e batatas.
    • Tempere saladas, como saladas de frutas, saladas de figo e rabanete saladas, ou saladas de nozes e queijo de cabra.
    • Use-a em bebidas, como chá gelado, suco, ou limonada.
    • Use a hortelã em coquetéis, como o Mojito ou Mint Julep.
    Publicidade

Dicas

  • Crie uma barreira se você quiser plantar a sua hortelã em seu jardim. Afunde um balde sem fundo no solo e plante as raízes no interior. Isso evita que elas se espalhem demais.
  • Considere o plantio de hortelã ou hortelã-pimenta para uma variedade versátil, comum e adequada para a maioria dos fins culinários. Para uma planta mais original, considere a hortelã-pimenta branca, a hortelã chocolate, a hortelã maçã, a hortelã bergamota, a hortelã manjericão, a hortelã limão, a hortelã verde, hortelã crespa, entre outras.
Publicidade

Avisos

  • Evite que sue vaso de hortelã tombe em seu jardim ou em outros recipientes com outras plantas. Brotos saudáveis de hortelã podem criar raízes no solo, se esses brotos ainda estiverem conectados a uma planta mãe.
  • Colha as folhas de hortelã antes das flores da planta, pois esse é o momento em que as folhas estão na melhor condição.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Mudas de hortelã
  • Pé de hortelã
  • Recipiente/vaso
  • Vaso sem fundo

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 343 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade