Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo motorista que se preze sabe como esfriar o motor de um carro quando ele fica superaquecido. Para isso, você deve aprender a diagnosticar e consertar os problemas do veículo para voltar à estrada assim que possível, evitar estragos mais caros e identificar quando é melhor recorrer a um profissional.

Método 1
Método 1 de 3:

Sabendo como reagir ao superaquecimento do motor

Baixe em PDF
  1. A situação é séria, mas não causa danos imediatos. Se o medidor de temperatura ficar no vermelho ou você notar fumaça saindo do motor, reduza a velocidade e pare o carro assim que for seguro. A fumaça branca é, na verdade, vapor — e indica que ainda há tempo para reparar o problema. Em último caso, faça o seguinte:
    • Desligue o ar condicionado e abra os vidros.
    • Ligue o ar próprio do carro e mire para cima para "puxar" o calor do motor.
    • Ligue o pisque-alerta e dirija em baixa velocidade até conseguir estacionar. [1]
  2. Se o carro não estiver tão quente, desligue o veículo e abra o capô. Se ele estiver muito quente ao toque e soltando vapor, é melhor esperar o calor dissipar antes de abrir tudo.
    • Desligue o motor e deixe a chave na ignição na posição de ligado. Ligue também os faróis, o painel etc. Assim, o ar normal do carro vai continuar funcionando, mesmo sem usar a força do motor em si.
    • Espere o motor esfriar por completo antes de tocá-lo ou tirar a tampa do radiador. O processo pode demorar até 30 ou 45 minutos, mas você pelo menos não vai se queimar. [2]
  3. Aperte a mangueira do radiador para determinar se o sistema está sob pressão e se é seguro remover a tampa. Se ela estiver firme e dura, o sistema decerto ainda está pressurizado — e o certo a fazer é esperar. Caso contrário, remova a tampa normalmente.
    • Use um pano ou uma toalha para encostar na mangueira sem se queimar.
  4. A pressão e o vapor internos podem esguichar um jato de fluido perigoso no seu rosto. Portanto, tenha cuidado e deixe o radiador tampado por bastante tempo, enquanto ele estiver morno. [3]
    • O líquido de arrefecimento de um motor superaquecido pode chegar a 125 °Celsius. Ele não vai borbulhar no sistema isolado, mas sim quando for exposto ao ar — e pode causar queimaduras sérias. Portanto, espere o sistema esfriar de vez.
  5. Use uma toalha ou um pano grosso para girar a tampa devagar. Ela vai expor o fluido dentro do radiador ou do tanque de expansão à atmosfera. Se a tampa não tem fios e cordas, você vai ter que forçá-la para baixo depois de soltar para abrir a trava de segurança e remover a peça de vez.
  6. Em média, isso leva de 30 a 45 minutos. O reservatório é parecido com um galão branco de plástico e fica ligado diretamente à tampa do radiador. No geral, ele traz uma marca do lado que informa o volume ideal.
  7. As principais causas do superaquecimento de motores de carro são vazamentos no sistema de arrefecimento. Portanto, veja se há líquidos ou poças debaixo do veículo, ainda mais se o volume de líquido de arrefecimento está baixo. Dito isso, os sistemas de arrefecimento também precisam de um pouco de pressão — e até vazamentos menores podem causar problemas. [4]
    • Geralmente, o líquido de arrefecimento tem um cheiro doce e pode aparecer nas mangueiras, debaixo do carro ou no entorno da tampa do radiador. Além do mais, ele tem consistência semelhante à água, não ao óleo.
    • O líquido de arrefecimento de modelos de veículos mais antigos é verde, mas a cor pode variar nos carros mais novos.
  8. Se você tem um pouco de líquido de arrefecimento, coloque no carro depois que ele esfriar (de preferência, após 30 a 45 minutos). Abra a tampa do radiador e acrescente o produto por três a cinco segundos. Se você tem água, misture-a ao líquido em si em proporções iguais e adicione — a maioria dos carros funciona com esse tipo de mistura. [5]
    • Em casos de emergência, você também pode trocar o líquido de arrefecimento por água por pouco tempo .
  9. Ele está voltando ao vermelho? Se sim, desligue o carro e espere mais dez a 15 minutos antes de tentar de novo. Caso nem isso adiante, vá imediatamente até a mecânica mais próxima.
  10. Se houver um vazamento de óleo ou no sistema de arrefecimento ou o motor não esfriar, chame o guincho de imediato. Esse tipo de superaquecimento pode até dar perda total no carro.
    • Se tiver que dirigir de qualquer forma, deixe o carro esfriar pelo maior tempo possível antes de religar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dirigindo com o motor superaquecido

Baixe em PDF
  1. Só tente não percorrer distâncias muito longas. Ainda assim, você pode não ter escolha a não ser guiar o carro até conseguir ajuda.
    • Se o motor não superaquecer de novo, pode ser que o problema tenha acontecido dessa vez por uma série de fatores (ar condicionado ligado, dia muito quente, trânsito pesado etc.). De qualquer forma, fique de olho no medidor de temperatura para evitar novas situações do tipo.
    • Muitos carros são calibrados de modo a "sentir" o superaquecimento antes que o motor sofra danos sérios, mas não é por isso que você pode ignorar o problema. [6]
  2. O ar condicionado usa da força do motor para esfriar o carro — e, nesse momento de superaquecimento, ele merece um descanso. Portanto, abra as janelas e sinta o vento natural.
  3. Parece contraproducente, mas o aquecedor interno do carro aumenta a temperatura porque "puxa" o calor do motor e o lança para dentro do veículo. Portanto, você pode ligar o ar interno no máximo — mesmo que fique um pouco desconfortável.
    • Vire o ar para as janelas para não ficar com muito calor dentro do carro. [7]
    • Você também pode colocar o ar no modo "descongelar" para evitar que ele vá na sua direção.
  4. Leve o carro a 2.000 rotações por minuto (rpm) em ponto morto. Assim, o motor vai fazer o ar circular mais rápido, diminuindo a temperatura do líquido de arrefecimento e amenizando a situação. Se você estiver em um trânsito intenso, use essa estratégia para usar o motor sem fazer o veículo andar. [8]
  5. Isso não é recomendado para quem está dirigindo longas distâncias, mas a água ajuda a esfriar o motor em certas situações. Adicione o líquido morno ao radiador, mas só depois que o motor já estiver frio. Se a água estiver mais fria, pode acabar gerando uma rachadura no bloco do motor devido ao choque térmico brusco. [9]
  6. Se você for obrigado a dirigir com o motor superaquecido, fique de olho no medidor de temperatura. Toda vez que ele aumentar, pare, desligue o carro e espere de dez a 20 minutos. Isso não faz tão bem ao motor, mas é melhor que ignorar o problema e piorar ainda mais a situação. [10]
  7. Você tem que ir à mecânica se o motor do carro superaquecer de novo ou não ligar ou se houver algum vazamento. Mesmo que as dicas deste artigo ajudem a "resolver" certos problemas, nesses casos a situação provavelmente é mais grave.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando o problema

Baixe em PDF
  1. Se ficar parando e andando no congestionamento ou em semáforos, o motor pode acabar superaquecendo — ainda mais se o veículo é antigo. Portanto, tire o pé do freio e deixe o carro andar devagar até onde for possível.
    • Fique sempre de olho no medidor da temperatura quando parar no semáforo ou em uma placa de PARE.
  2. O ar condicionado funciona com parte da força do motor. Portanto, a primeira coisa que você tem que fazer em caso de superaquecimento é desligar o aparelho (ou melhor, evitar usá-lo de qualquer maneira quando a temperatura aumentar).
    • Nem ligue o ar condicionado se houver um vazamento no radiador, algum problema pendente ou baixo volume de líquido de arrefecimento. [11]
  3. O óleo pode causar o superaquecimento, ainda mais quando é mais antigo e o líquido de arrefecimento do carro está em baixo volume. Sempre que for fazer a troca, peça para o mecânico também dar uma olhada no sistema de arrefecimento e ver se há algum problema.
    • Você deve conseguir ouvir o barulho do sistema de arrefecimento depois de desligar o carro, pois isso indica que ele ainda está ativo. [12]
  4. Dê uma olhada no reservatório do líquido de arrefecimento e veja se o líquido está no nível adequado, como indicado na lateral. Se estiver abaixo, misture um pouco do produto com água em proporções iguais e adicione. Isso é ainda mais importante para quem vive em regiões quentes. [13]
    • Quando você for inspecionar o líquido de arrefecimento, pare por dois ou três minutos e veja se há vazamentos. O líquido de arrefecimento costuma ser verde e ter um cheiro doce. Olhe embaixo do carro, perto do motor e nas mangueiras ou no radiador.
  5. Você não precisa ficar preso no meio do nada só porque o motor pifou. Basta se preparar um pouco para cuidar da sua segurança e da do veículo, sobretudo se pretende dirigir até uma mecânica de automóveis. Inclua os seguintes itens no kit: [14]
    • Líquido de arrefecimento extra.
    • Um galão d'água.
    • Uma caixa de ferramentas.
    • Uma lanterna.
    • Alimentos não perecíveis.
    • Uma manta.
    • Uma navalha.
    • Fita adesiva.
    • Chave de fenda Philips e de cabeça chata.
    Publicidade

Dicas

  • Você ainda pode dirigir enquanto o motor está quente se estiver preso em uma área que não conhece ou no meio da noite. Mantenha uma velocidade baixa até o medidor chegar à zona vermelha, pare e desligue o veículo para o motor esfriar. O importante sempre é cuidar da sua segurança.
Publicidade

Avisos

  • Você pode sofrer queimaduras e outros ferimentos graves ao abrir o radiador ainda quente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 251 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade