PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes, um namoro pode tornar-se tóxico; em outras, um dos parceiros (ou ambos) pode parar de alimentar a chama do romance; já outros relacionamentos simplesmente acabam porque uma pessoa percebe que não é compatível com a outra. Independentemente do motivo, a iniciativa de colocar um ponto final numa relação pode criar uma situação constrangedora e, embora a tentação de se comportar mal para que a outra pessoa decida terminar o namoro e fazer o trabalho sujo no seu lugar, o melhor curso de ação ainda é ser honesto em relação aos seus sentimentos para que as coisas possam terminar da forma mais amigável possível.

Método 1
Método 1 de 3:

Afastando-se do seu parceiro

PDF download Baixe em PDF
  1. Não atenda telefonemas nem responda mensagens de texto, e ignore quaisquer convites para sair — tal distanciamento físico vai indicar que algo não anda bem no relacionamento.
    • Tenha em mente que esse tipo de comportamento também poderá deixar a outra pessoa com raiva e causar ainda mais drama no relacionamento, logo, talvez você comece receber mensagens raivosas e visitas "surpresa" que nem sempre acabarão muito bem.
  2. Jogue toda a culpa das suas atitudes nas costas do seu parceiro, e talvez ele fique tão magoado a ponto de considerar a ideia de colocar um ponto final no relacionamento.
    • Tenha em mente que esse método poderá provocar uma separação irreversível, e é provável que seu parceiro o veja com maus olhos a partir de então.
  3. Essa é outra tática de distanciamento que poderá magoar e chatear demais o outro, provocando o fim do relacionamento.
    • Lembre-se de que o flerte e a traição são técnicas que envolvem outras pessoas na situação, logo, as coisas poderão ficar ainda mais complicadas porque você terá que lidar com dois ou mais "parceiros" ao mesmo tempo em vez de apenas um.
    • Essa também é uma forma muito drástica e destrutiva de fazer alguém terminar com você.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando sobre o assunto

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora a ideia de simplesmente evitar a outra pessoa ou magoá-la de propósito possa parecer tentadora, uma conversa madura sobre os seus sentimentos é a melhor forma de evitar mágoas e de terminar as coisas com civilidade. [1]
    • Em vez de evitar a outra pessoa, reconheça que ela tem todo o direito de saber que você está infeliz no relacionamento.
  2. A forma mais saudável de fazer com que alguém termine com você é falando diretamente sobre sua insatisfação com o namoro, cara a cara — dessa forma, os dois poderão terminar o relacionamento de forma madura e respeitosa e sem que ninguém cause sofrimento desnecessário. [2]
  3. Esteja preparado para que ele queira discutir, jurar que pode mudar, ou argumentar que você está errado — tente colocar-se no lugar dele e demonstrar empatia se ele demonstrar mágoa ou raiva. [3]
    • Mantenha-se calmo e repita uma frase que o ajude a se sentir confortável, como “Este namoro não está dando certo para mim” ou “Eu não quero mais estar neste relacionamento”.
    • Evite frases que soem como desculpas genéricas, como “O problema não é você, sou eu” ou “Nós não fomos feitos um para o outro”. [4]
  4. Explique por que você não quer mais namorar, concentrando-se nos seus sentimentos, em vez de fazer uma lista dos defeitos e problemas do outro. [5]
    • Seu parceiro poderá ficar com raiva ou começar a criticá-lo nessa parte da conversa, portanto, esteja preparado e esforce-se para manter a calma.
  5. Não importa quantas lágrimas ou emoções surjam durante a conversa — ater-se à decisão de terminar o relacionamento é muito importante, portanto, não volte atrás.
    • Além disso, também é importante dar espaço e tempo para que a outra pessoa consiga aceitar o término, logo, mantenha distância e elimine o contato com ela — "cortar relações" costuma ser a melhor forma de encerrar um namoro.
  6. Nesse caso, terminar um namoro não é tão simples quanto se sentar e ter uma conversa adulta, já que informar um parceiro abusivo sobre o seu desejo de terminar é perigoso e pode aumentar o risco de violência contra você ou outras pessoas.
    • Você precisará de tempo para planejar a separação, e talvez precise contar com a ajuda de um familiar ou amigo de confiança.
    • Procure linhas de apoio para vítimas de violência doméstica na sua cidade e peça conselhos sobre como abandonar o relacionamento de forma segura. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Terminando o relacionamento de vez

PDF download Baixe em PDF
  1. Provavelmente, esse tipo de atitude só vai provocar sentimentos de confusão em todos os envolvidos, arruinando qualquer benefício trazido pela separação. [7]
  2. Algumas pessoas preferem cortar todo tipo de contato com o antigo parceiro quando precisam superar um término, mas, com o tempo, talvez você se sinta confortável o bastante para retomar o contato com seu ex.
    • Só faça isso depois de passar um período considerável de tempo longe do outro, e quando tiver certeza de que superou o final do relacionamento, mesmo que você tenha sido a pessoa responsável pelo término.
  3. A violência sofrida durante um relacionamento abusivo poderá persistir mesmo depois do término, ou assumir a forma de assédios ou perseguições. [8]
    • Evite manter contato com a pessoa e diga uma única vez e de forma bem clara, por e-mail ou mensagem de texto, que você não quer mais falar com ela e que qualquer tentativa de contato será interpretada como assédio.
    • Mantenha um registro de todas as tentativas indesejadas de contato, mas não reaja a nenhuma delas. Chame a polícia se ele insistir muitas vezes ou fizer ameaças diretas. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Embora uma pessoa possa tomar diversas atitudes imaturas para fazer com que alguém termine um namoro com ela (como ignorar o outro, trai-lo, magoá-lo ou tratá-lo de forma maldosa), a forma mais direta de encerrar um relacionamento é conversando sobre seus sentimentos.
  • Não seja infiel. Independentemente da situação, não traia seu parceiro — simplesmente seja direto e termine o namoro se você quiser ficar com outra pessoa.
  • Nunca traia — essa é uma atitude horrível e infantil. Em vez disso, tenha um diálogo sincero com seu parceiro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 620 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade