Baixe em PDF Baixe em PDF

O merengue é uma mistura de baixa gordura, feita com clara de ovo batida e açúcar. É utilizado em coberturas de tortas ou assadas como doces (suspiro). Para conseguir uma textura espessa e lustrosa, muita atenção deve ser colocada aos detalhes: a qualidade dos ovos, o tempo batendo as claras e a temperatura do forno. Leia mais e aprenda como fazer o merengue.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando merengues espessos e lustrosos

Baixe em PDF
  1. Utilize os ovos mais frescos possíveis. Separe cuidadosamente as claras das gemas em vasilhas limpas e secas. Quebre a casca, separe as metades e despeje cuidadosamente a gema de uma metade para a outra, enquanto a clara é derramada na vasilha. Repita o procedimento com quantos ovos sua receita pedir (geralmente 2 ou 3 para uma cobertura de torta típica).
    • Reserve as gemas para uso posterior em outras receitas, se desejar.
    • Utilize algum outro método de separação dos ovos, caso conheça e prefira.
  2. A temperatura dos ovos afeta diretamente a textura final do merengue; portanto é importante que as claras descansem por este período. Não deixe a vasilha com as claras próxima de pontos mais quentes ou frios da cozinha (um forno, por exemplo).
  3. Esta substância ajuda as claras a formarem pontas mais espessas e brilhantes. A maioria das receitas pede cerca de 1/2 colher de chá de creme de tártaro para 2 claras de ovos. Bata as claras e o creme com um mixer de mão ou batedeira até que a mistura fique branca e espumosa com pontas macias.
  4. O açúcar deverá ser adicionado lentamente com uma mão enquanto a outra segue batendo a mistura. Normalmente, você precisará de cerca de 1/4 de xícara de açúcar para cada 2 ovos brancos. Siga batendo até que pontas mais firmes comecem a se formar. A mistura começará a tomar uma coloração brilhante conforme o açúcar for adicionado.
  5. Levante o mixer ou batedeira da vasilha. Ao remover o utensílio, pontas firmes, espessas e brilhantes deverão ser formadas e permanecer ali. Ao inclinar a vasilha, as pontas deverão permanecer imóveis. Isso significa que o merengue está pronto para ser utilizado em suas receitas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando erros comuns

Baixe em PDF
  1. Se estiver muito quente ou fria, você não conseguirá formar as tais pontas firmes e seu merengue não ficará perfeito.
  2. Uma simples gota de gema já prejudica a formação do merengue. A gema e a casca dos ovos altera a composição da mistura.
    • Se você deixar cair um pouco de gema ou casca na clara, o melhor é começar de novo.
    • Você pode minimizar este risco separando as claras de cada ovo em recipientes diferentes e, ao final, unindo todos eles na vasilha em que vai batê-los.
  3. A vasilha deve estar completamente seca para bater o merengue. Durante o processo de mistura, evite que qualquer gota de água caia na vasilha, já que isso também vai alterar a composição do merengue, prejudicando seu resultado final.
  4. Para conseguir pontas duras e lustrosas, você precisa colocar o açúcar lentamente, dando tempo para que ele seja incorporado de maneira uniforme à mistura.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando o merengue nas receitas

Baixe em PDF
  1. Este uso exige menos precisão com o ponto do merengue, já que assar uma torta com o merengue um pouco mais mole não vai alterar tanto sua aparência. Quando sua torta estiver pronta, simplesmente espalhe o merengue sobra ela e leve ao forno até que esteja levemente dourado nas pontas. [1]
    • Você poderá deixar a torta ainda mais decorada, fazendo mais pontas e outros formatos com o merengue. Após espalhar o merengue pela superfície da torta, utilize a parte traseira de uma colher para tocar levemente o merengue e levantá-lo, formando as pontas. Repita o procedimento conforme sua ideia para decorá-la.
    • Não asse a receita com merengue em temperatura muito alta. A umidade precisa evaporar de forma gradual e sob fogo relativamente baixo para que a pontas permaneçam.
  2. Primeiro, você precisa bater o merengue o suficiente para formar pontas firmes e lustrosas. Espalhe algumas colheradas de merengue em uma forma rasa. Utilize a parte traseira de uma colher para pressionar o centro de cada suspiro. Em seguida, levante-a, formando uma pequena ponta. Repita o procedimento com cada suspiro e asse-os por 10 minutos ou até dourar.
    • Você pode adicionar algum sabor aos seus suspiros, como canela, temperos de abóbora, cacau em pó ou gotas de chocolate.
    • Para suspiros ainda mais decorativos, encha um saco de confeiteiro (ou outra embalagem com uma ponta aberta) com o merengue e aplique-o na forma, gerando pequenas porções. Desta maneira, você pode criar formatos e desenhos diferentes.
    • Se quiser fazer suspiros de menta, adicione algumas gotas de extrato de menta e corante vermelho para alimentos em um recipiente. Após formar as porções de merengue na forma, utilize um pequeno pincel de cozinha limpo para pintar cada suspiro com a mistura, formando listras ou outros desenhos antes de assá-los.
  3. Publicidade

Materiais Necessários

  • Mixer elétrico;
  • Receita para merengue.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 256 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade