Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma pele bronzeada e brilhante é considerada bonita e sensual na cultura ocidental, mas nem sempre faz bem à saúde. Existem muitas opções para conseguir um bronzeado rápido (e, às vezes, saudável). Ao contrário do que algumas pessoas dizem, passar algumas horas ao sol faz bem à saúde e ajuda o corpo a produzir vitamina D. As loções de autobronzeamento e os bronzeamentos artificiais são as melhores opções para quem está preocupada com o risco de câncer de pele. Mesmo que as camas de bronzeamento façam a pele brilhar em minutos, elas usam lâmpadas UV perigosas associadas ao aumento de risco de câncer. Explore as opções de bronzeamento abaixo e escolha a que se encaixar melhor na sua rotina.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando autobronzeadores

Baixe em PDF
  1. Os autobronzeadores vêm nas versões creme, loção, gel, espuma, spray e óleo. Existem muitas marcas que fabricam autobronzeadores de qualidade e aprovados pelos órgãos regulamentadores. [1]
    • Siga as instruções, aplicando o produto uniformemente e tomando o cuidado de passar em toda a pele.
    • Escolha um produto não comedogênico para evitar o entupimento dos poros.
  2. Já que vai passar o produto no corpo todo usando as mãos, elas vão absorver muito mais que o resto da pele. Compre luvas descartáveis e usa-as ao aplicar o autobronzeador para evitar que as mãos fiquem mais bronzeadas que o restante do corpo.
    • Jogue as luvas fora depois de usar e use um par novo a cada aplicação de autobronzeador.
    • Passe um pouco do produto nas suas mãos também depois de terminar o resto do corpo. O ideal é que elas também fiquem com a mesma cor que o resto da pele.
  3. O maior desafio da aplicação de loções autobronzeadoras é conseguir passá-las de modo uniforme no corpo todo. Peça para uma amiga ajudar a espalhar e alcançar aqueles lugares mais difíceis, como o meio das costas, para evitar borrar ou ficar com partes da pele descoloridas.
    • Faça movimentos circulares com as mãos ao aplicar o autobronzeador para evitar linhas aparentes na pele.
    • Vá devagar. Não passe o produto com pressa ou vai acabar ficando com áreas borradas ou esquecidas na hora da aplicação. Tire um tempo para aplicar bem no corpo todo.
    • Não se esqueça das áreas “escondidas”, como suas axilas.
  4. Uma vez pela manhã deve ser o suficiente para atingir a cor desejada, mas você pode aplicar uma vez de manhã e outra à noite para acelerar o processo. Lembre-se: autobronzeadores mancham roupas e lençóis.
  5. Estes produtos contêm o composto di-hidroxiacetona (DHA), que é uma substância aprovada para pigmentar a pele. Ela é uma molécula de açúcar com três carbonos que reage com os grupos de aminoácidos na proteína da pele. Quando eles reagem, é formado o que chama-se de Reação de Maillard, que é um procedimento similar a dourar pães e caramelizar açúcar. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Obtendo um bronzeado natural

Baixe em PDF
  1. Para se bronzear rápido, é necessário passar uma loção ou óleo com FPS baixo, porque é melhor se proteger um pouco dos fortes raios UV. Escolha entre loções, sprays, óleos e protetores leves que contenham um pouco de proteção.
    • O ideal é escolher um FPS entre 4 e 15, dependendo do bronzeamento atual da sua pele. Se você já está um pouco bronzeado, pode usar um FPS mais baixo. Se esse é o seu primeiro dia de exposição ao sol em alguns meses, escolha o FPS 15 para evitar se queimar.
    • Para que o seu bronzeado fique o mais uniforme possível, escolha um spray ou óleo. Por causa da natureza aquosa, essas opções são mais fáceis de espalhar na pele. Use as mãos para distribuir bem o spray depois de aplicar.
    • Existem diversas marcas de produtos para bronzeamento e proteção solar. Os produtos podem ser encontrados em supermercados, farmácias, lojas de cosméticos e na internet.
    • Use um protetor labial com FPS 15, no mínimo. Ninguém quer bronzear os lábios. Boca ressecada e cortada não é só feia como causa dores.
  2. Se quiser evitar produtos industrializados e já tiver um bronzeado, existem óleos naturais que atraem o sol e deixam a pele dourada e bonita. Passe tais realçadores naturais de bronzeado antes de sair ao sol. Lave a pele com água e sabonete depois que sair do sol. Alguns destes produtos naturais incluem:
    • Azeite de oliva.
    • Óleo de coco.
    • Óleo de avelã.
    • Óleo de abacate.
    • Óleo de germe de trigo.
    • Óleo de girassol.
    • Óleo de gergelim.
    • Extrato de chá-verde. [3]
  3. Do mesmo modo que os frangos ficam girando na rotisserie da padaria, é preciso virar o corpo frequentemente para ficar com o bronzeado uniforme. Uma boa regra é virar-se a cada meia hora. Comece de costas, depois vire para a esquerda, vire de barriga pra cima e, por fim, para a direta. Mude a posição dos braços e pernas frequentemente para não ficar com marcas estranhas.
  4. Conforme o sol se move no céu, mova sua esteira ou espreguiçadeira para sempre ficar na luz solar direta. Se não quiser ficar deitado o dia todo, faça alguma atividade ao ar livre (apenas lembre-se de usar pouca roupa para que o sol tenha contato direto com a pele).
  5. Mesmo que os dermatologistas digam que o sol deve ser evitado durante o horário de pico, se você está tentando ficar bronzeado rápido, é preciso se expor quando ele estiver bem forte.
  6. Se quiser ficar com o corpo todo bronzeado, não tem outro jeito a menos ficar como veio ao mundo e tomar banho de sol. Encontre uma praia de nudismo ou uma área cercada privativa no seu quintal e deixe o sol fazer a mágica!
  7. Essa é uma técnica antiga, mas que realmente amplifica e foca a luz solar na pele. Existem diversos produtos refletores no mercado que ajudam a atrair o sol para o corpo. Coloque uma esteira refletora no chão ou compre um bronzeador refletor. Apoie um refletor na sua cintura e incline a um ângulo de, mais ou menos, 45° até que sinta a luz em você.
  8. Já que a água atrai e reflete o sol, deitar-se perto ou na água (em cima de uma boia) ajuda a pele a absorver o máximo de luz solar possível. Ponha uma boia tipo espreguiçadeira ou tipo rosquinha e sente-se para pegar sol.
  9. Esteja sempre coberto de algum produto com FPS baixo. Até mesmo os produtos resistentes à água devem ser reaplicados após entrar no mar ou piscina, só por precaução.
  10. Mantenha a pele hidratada e sele o bronzeado depois de passar um tempo ao sol aplicando uma loção hidratante.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando bronzeamento artificial

Baixe em PDF
  1. Assim como os autobronzeadores, o bronzeamento artificial contém di-hidroxiacetona (um açúcar de três carbonos) que reage com os aminoácidos para dar cor à pele. Mas, as soluções de bronzeamentos artificiais geralmente são mais concentradas que as dos autobronzeadores, e precisam de uma a três sessões para atingir o nível de bronzeado desejado.
  2. Os especialistas aconselham escolher um produto com baixa porcentagem de DHA para bronzear-se gradualmente. Sempre dá para escurecer mais a pele, mas, uma vez que você passa um spray e fica muito bronzeado, não tem como voltar atrás.
    • Além disso, procure produtos com infusão de eritrulosa, um composto de açúcar presente em framboesas. Ele permite que o bronzeado dure por mais tempo e deixa um brilho saudável na pele.
    • Se possível, escolha produtos que contenham uma pequena quantidade de pigmento verde. O pigmento verde serve para balancear o alaranjamento que ocorre no bronzeamento artificial. [4]
  3. Para pessoas bem brancas, uma sessão é suficiente para deixar um brilho bonito. Para pessoas morenas ou negras, pode ser necessário fazer várias sessões. Apenas comece devagar e vá colocando mais pigmentação até que atinja a cor desejada. O mais importante é se lembrar que não dá pra exagerar no bronzeamento artificial. Uma pele alaranjada e esquisita não fica nada bonita.
  4. Livre-se de todas as células mortas e pele desidratada na camada externa antes de ganhar seu bronze. Escolha um esfoliante sem oleosidade e com grânulos que deem polimento na sua pele. Use uma bucha ou toalha para esfoliar a pele no banho. [5]
  5. Ao contrário dos autobronzeadores, é necessário que um profissional faça o bronzeamento artificial. Você pode ir a uma clínica para usar uma câmara de bronzeamento ou contratar alguém para ir aplicar o produto em você na sua casa. A primeira opção é bem mais barata.
  6. Dependendo do nível do bronzeado e do seu tom de pele original, o bronzeamento artificial dura de cinco a 10 dias. Hidrate sua pele todos os dias para o bronzeado durar mais. Para manter aquele dourado bonito, retoque o bronzeado assim que começar a desbotar. [6]
    Publicidade
  1. As camas de bronzeamento usam lâmpadas ultravioletas (UV) que emitem raios UV similares ao do sol. [7] Entretanto, a utilização dessas camas está associada com o aumento do risco de câncer de pele. Por isso, os dermatologistas contraindicam fortemente esta prática de bronzeamento. Mas se você precisa se bronzear imediatamente, este é o jeito mais rápido e efetivo que existe.
  2. É extremamente importante usar óculos feitos especialmente para camas de bronzeamento durante o processo. Você pode comprá-los ou alugá-los na clínica de bronzeamento.
  3. A tirosina é um aminoácido que o corpo utiliza para produzir melanina, um composto que torna a pele mais escura. Entretanto, os órgãos reguladores não aprovam o uso da tirosina e não há evidência de que ela realmente funciona.
  4. Se é a sua primeira sessão de bronzeamento em camas, comece com um período relativamente pequeno de, mais ou menos, oito minutos. As pessoas geralmente ficam nas camas por oito a 20 minutos, embora a média seja 12 minutos. Se sua pele é bem branca, fique por pouco tempo; se sua pele for mais escura ou já estiver bronzeada, pode ficar mais.
    • Tire toda a roupa e entre na cama de bronzeamento. Feche a tampa em cima de você, como se fosse uma concha. Encontre o botão para ligar as luzes de bronzeamento.
    • As luzes são programadas com timer e desligarão quando o tempo acabar. Entre na cama assim que o timer iniciar.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha a pele bem nutrida. Passe bastante hidratante e beba muita água depois de se bronzear.
  • Ao aplicar autobronzeadores, saiba que menos é mais. Pequenas quantidades espalham bem e cobrem bastante pele.
  • Não se bronzeie demais para evitar queimaduras. Use tudo com moderação. Pele vermelha e descascando não fica nada bonita.
  • Sempre use luvas ao aplicar autobronzeadores, a menos que queira ficar com as palmas das mãos laranjas.
  • Depois de um dia de bronzeamento ou exposição ao sol, olhe toda a pele para ver se aconteceu alguma queimadura. Se encontrar uma, passe Aloe vera para melhorar a irritação e vermelhidão.
  • Ao usar camas de bronzeamento, sempre ponha os óculos especialmente feitos para isso.
  • Proteja sua pele e seus olhos. Use um chapéu e óculos de sol ao se bronzear para proteger a pele sensível do rosto.
  • Um bom autobronzeador dá o mesmo bronzeado desejado sem o risco de danos à pele.
  • Ao fazer um bronzeamento artificial, sempre use óculos para proteger os olhos.
  • Esteja sempre alerta sobre os perigos do bronzeamento. Existem riscos em todos os métodos (câncer de pele, reações químicas e etc.) Evite exposições longas em camas de bronzeamento.
  • Se tem uma pele sensível, use FPS mais alto, como os níveis 20 e 30. Pode demorar mais para dar resultado, mas a pele estará sempre protegida.
  • Esteja ciente dos riscos da utilização de camas de bronzeamento, já que o uso contínuo pode aumentar o risco de câncer de pele a longo prazo.
  • Se a sua família tem histórico de câncer de pele, pergunte ao seu médico o que ele sugere e quais são os riscos.
  • Verifique as avaliações de UV para saber quando o sol está mais forte.
  • Se sua pele é pálida, sempre use protetor FPS 15 para evitar queimaduras solares.
Publicidade

Avisos

  • As camas de bronzeamento são responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pele. Evite os raios UV, se possível.
  • Não exagere. Se você ficar muito obcecado com bronzeamentos, ficará com um visual artificial ou, na pior das hipóteses, com pele cor de laranja.
  • O bronzeamento artificial pode entupir os poros e causar rugas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 318 981 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade