Baixe em PDF Baixe em PDF

As balanças são necessárias para quem quer perder peso. Balanças de banheiro ajudam você a acompanhar seu peso, e as de cozinha são úteis para medir a comida a ser usada em receitas e controlar as porções. Se você quiser ter uma boa ideia de como está se saindo em seu programa de emagrecimento, precisa ser capaz de contar com a precisão das suas balanças. Siga alguns passos simples para verificar o funcionamento delas.

Método 1
Método 1 de 2:

Testando a balança de banheiro

Baixe em PDF
  1. Às vezes, ela precisa ser zerada para ficar precisa. Você pode fazer isso de duas maneiras, dependendo do tipo de balança. Se ela for analógica, pressione a balança com a mão e levante. O indicador deverá ir para o zero. Se isso não acontecer, use a roda localizada na parte inferior da balança ou perto do indicador de peso para mover o ponteiro para o zero com a balança em repouso. Repita o teste para ver se agora o indicador de peso está funcionando direito.
    • Se a balança for digital, siga o mesmo procedimento para a balança analógica, mas use um botão digital em vez de uma roda para fazer o ajuste. [1]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Michele Dolan

    Treinadora
    Michele Dolan é uma Personal Trainer certificada pela BCRPA, na Colúmbia Britânica. Atua no ramo desde 2002.
    Michele Dolan
    Treinadora

    A personal trainer Michele Dolan nota: "Balanças antigas podem perder a precisão com o tempo. As modernas, digitais, são consideradas muito precisas e são as melhores escolhas, pois são bem disponíveis em muitos estilos e preços."

  2. Uma forma de verificar a precisão da balança de banheiro é fazer o teste com um objeto cujo peso você já saiba qual é. O item precisa ser grande o bastante para ser registrado na balança, mas pequeno o suficiente para que você possa levá-lo até lá. Experimente usar algo como um saco fechado de açúcar ou farinha. Eles geralmente pesam de 500 g a 1 kg e têm um peso constante.
    • O peso do saco plástico ou de papel em que os itens estão embalados não vai influenciar na leitura. Se o açúcar ou a farinha vierem em um saco pesado ou recipiente de metal, a leitura não será precisa. Tente com outro objeto.
    • Você também pode usar halteres. O peso desses objetos estará escrito na lateral deles. Faça o teste para ver se eles pesam aquilo que está indicado. [2]
  3. Uma balança também pode apresentar imprecisão ao longo de várias pesagens. Pegue um objeto de peso conhecido, como um haltere de mão ou um saco de açúcar, coloque o item na balança e anote o peso dele. Tire o objeto e deixe a balança voltar ao zero. Ponha o objeto na balança de novo e observe o peso novamente. Repita pelo menos cinco vezes para ter certeza de que a balança está lendo o peso de maneira consistente nas várias pesagens.
    • Você pode pesar o objeto mais vezes, se os resultados não forem consistentes. Só não se esqueça de fazer um número par de pesagens para não ficar com resultados desiguais. [3]
  4. Outra maneira de verificar se a balança está precisa é pesar dois objetos juntos. Geralmente, o peso apresentado será maior, o que vai ajudar você a testar a balança com valores mais altos. Esse teste também vai verificar a precisão da balança quando a distribuição do peso é desigual, o que pode ser útil quando você se pesar, já que nem sempre conseguimos ficar de pé com o peso 100% equilibrado.
    • Coloque um dos objetos na balança e anote o peso dele. Tire o objeto e deixe a balança voltar para o zero. Ponha outro objeto na balança e anote o peso dele. Tire o objeto e deixe a balança voltar para o zero. Agora, coloque os dois objetos na balança juntos e anote o peso combinado. Some o peso dos objetos medidos anteriormente e veja se ele é igual ao peso indicado pela balança quando você colocou os dois itens juntos.
    • Se o peso for o mesmo, a balança está precisa. Se não for, tente novamente e veja se a diferença é igual. Se ela for igual, pode ser que sua balança esteja sempre adicionando ou retirando esse peso. [4]
  5. Você também pode subir na balança sozinho, anotar o peso lido e depois subir nela de novo com um objeto que pese um valor conhecido, como um haltere de 2 kg ou um saco de farinha de 1 kg. Depois, veja se o peso aumenta exatamente de acordo com o item que você está segurando. Se isso acontecer, a balança está precisa.
    • Por exemplo, se você subir na balança e ela indicar 70 kg, ela deverá subir para 72 kg quando você subir nela novamente segurando um haltere de 2 kg.
  6. Esse item pode ser afetado pela superfície onde ele está. A melhor superfície para uma balança é um piso duro, como o chão do banheiro ou da cozinha. Se você a colocar sobre o carpete ou em outras superfícies macias, pode amortecer demais, deixar a balança desequilibrada e conseguir leituras imprecisas. Pese a si mesmo ou um objeto no local onde a balança está. Deixe a leitura voltar para o zero e leve a balança para um local diferente, mais estável. Pese o mesmo objeto outra vez. O peso deverá ser o mesmo. Caso contrário, um dos locais está causando leituras imprecisas. Faça um teste com um objeto de peso conhecido para ver em qual local a leitura é precisa.
    • Procure manter a balança no mesmo lugar todos os dias. Assim, mesmo que ela esteja um pouco imprecisa, você verá o mesmo erro todos os dias, o que significa que qualquer peso que você ganhar ou perder, mesmo que o número não esteja correto, ainda será a quantidade de peso que você ganhou ou perdeu, já que o ponto de partida foi sempre o mesmo. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Testando a balança de cozinha

Baixe em PDF
  1. As balanças de cozinha pesam substâncias muito menores do que as de banheiro, mas a precisão delas ainda é importante para o emagrecimento. Medir os alimentos faz parte de muitos planos de emagrecimento e ajuda você a acompanhar melhor o consumo de calorias. Como as substâncias pesadas na balança de cozinha são muito leves, pode ser complicado testar a precisão dela.
    • Essas balanças também são muito úteis para a culinária e as receitas. [6]
  2. Para ter certeza de que sua balança de cozinha digital começa no zero, você precisa fazer um teste de tara. Ele vai mostrar se a balança está ou não começando a medir pelo zero. Ligue a balança. Ela deverá começar do zero. Caso contrário, pressione-a de leve. Solte e veja se a balança volta para o zero. Se ela não voltar, pressione o botão "Tara" da balança. Ele vai transformar o estado atual da máquina na base zero.
    • Para ver se o processo funcionou, pegue um objeto como uma maçã e coloque na balança. Quando a balança encontrar o peso dele, anote o valor e toque no botão Tara para zerar. Quando o valor estiver zerado, tire o objeto da balança. O número restante, que deverá ser negativo, precisa ser o mesmo número que você mediu para o peso da maçã antes. [7]
  3. Agora que você sabe que a balança está equilibrada, é preciso verificar os recursos de pesagem dela. Entre os objetos menores e mais fáceis de trabalhar estão as moedas. Cada moeda tem um peso específico e todas são bem pequenas, o que vai ajudar você a verificar a precisão da pesagem de pesos pequenos. Pegue algumas moedas de cinco, dez e 25 centavos. Elas vão ajudar você a ver o quanto a máquina está precisa, dependendo da medida que ela informar.
    • Tente usar moedas mais novas, se possível. As moedas velhas podem ter se degradado com o tempo e não terem um tamanho preciso. [8] [9]
  4. Se a balança arredondar para o grama mais próximo, você deve testá-la com a moeda de cinco centavos. Cada moeda de cinco centavos pesa 4,1 g. Ligue a balança e veja se ela está no zero. Coloque uma moeda de cinco centavos nela e anote o peso. Ponha outra moeda de mesmo valor na balança e anote o novo peso. Coloque mais uma moeda de cinco centavos e anote o peso.
    • Se a balança estiver precisa, o peso deverá ter subido 4 g por vez. Caso contrário, experimente com outra moeda diferente daquela que deu a leitura errada, pois talvez a moeda esteja degradada. Se a leitura continuar imprecisa, é provável que a balança esteja desalinhada. [10]
  5. Algumas balanças são tão precisas que conseguem medir valores tão pequenos quanto um décimo de grama. Se sua balança for desse tipo, use as moedas de dez centavos para verificar a precisão, pois elas pesam 4,8 g cada. Ligue a máquina e veja se ela está no zero. Coloque uma moeda e anote o peso. Coloque mais duas moedas, anotando o peso de cada adição. As leituras deverão ser 4,8 g, 9,6 g e ,14,4 g.
    • Se a leitura estiver errada, troque a moeda que indicou o peso errado. Caso o valor continue incorreto, o problema provavelmente está na balança. [11]
  6. Algumas balanças de cozinha são extremamente precisas e medem até os centésimos de grama. Para essas máquinas, você precisa usar a moeda de 25 centavos, que pesa 7,55 g. Coloque uma moeda na balança e verifique o peso. Ponha outra moeda e veja qual o peso. Duas moedas serão suficientes para esse tipo de balança.
    • Os pesos deverão ser 7,55 g e 15,10 g. Caso contrário, a balança provavelmente está imprecisa. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que muitas balanças têm um peso máximo. Verifique as especificações da sua ou entre na Internet para ver as especificações dela e saber se a balança para de ler depois de certo valor.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 341 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade