Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitos cristãos têm vontade de se aproximar de Deus. Por sorte, existem diversas formas de fazer isso, que vão de orar formal e informalmente a ler a Bíblia. Se quiser fazer algo mais social, você pode conversar com um pastor para se integrar mais à igreja. Por fim, leia este artigo para obter mais ideias de como se aproximar d'Ele.

Método 1
Método 1 de 2:

Orando

Baixe em PDF
  1. Se não for próximo d'Ele e não conhecê-lo bem (se quase nunca disser o Seu nome, por exemplo), talvez você possa começar se isolando um pouco. Assim, vai sentir que está sozinho com o Deus sustentador.
  2. Diga, em voz alta: "Oi, Deus. Reservei este momento para o Senhor. Pode vir falar comigo?". Por mais que pareça algo absurdo, Ele escuta e se importa com o que você tem a dizer. Lembre-se: "Pedi, e dar-se-vos-á". Não é errado pedir conselhos a Deus. [1]
  3. Conte algo que lhe aconteceu há pouco tempo, por exemplo: se seu time do coração venceu um campeonato, se alguém legal convidou você para sair, se fez uma nova amizade etc. Deus sempre ouve e entende; não se sinta ignorado.
  4. Só aborde os temas mais importantes da sua vida. Ainda assim, não há assuntos insignificantes quando se trata de pedir ajuda e sabedoria. A oração não deve ser um ato de egoísmo.
  5. Mesmo que você não receba o que quer exatamente como quer, tudo o que o Senhor faz tem uma explicação.
  6. Ore por todos os seus problemas e assuntos importantes na sua vida. Se quiser, comece a escrever um diário de orações , caso não se sinta à vontade orando ou queira registrar seus pedidos e os resultados. [2]
  7. duas ou mais vezes por dia. Imagine-se diante de Deus e Seu poder e diga o que estiver no seu coração . Louve a Sua majestade! Ele quer ser mais que justo e correto ou o Espírito Santo: seu melhor amigo — pois Deus é amor . Ore no Espírito , de forma clara e compreensiva, pedindo que as pessoas se arrependam de seus erros e, assim, sejam curadas.
  8. Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Outras formas de se aproximar de Deus

Baixe em PDF
  1. Se pensar assim, você provavelmente vai conversar com Ele cada vez mais, aproximando-se aos poucos do Espírito Santo .
    • Lembre-se de que Deus fala conosco todos os dias: durante a oração ("Nunca tinha pensado nisso!") ou em outros momentos, como em seus encontros com outras pessoas ou em circunstâncias peculiares. Além disso, Ele se interessa mais por dar respostas aos "por quês" que aos "o quês" e "quandos". Por fim, às vezes, o Senhor diz "sim", "não" ou "agora não".
  2. Essas pessoas estudam a Bíblia a fundo e podem responder às suas perguntas sobre Deus. Dessa forma, você vai aprender muitas coisas novas, além de poder explicar melhor quem são Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo para seus amigos não cristãos. Questione, por exemplo:
    • Por que Ele nos dá o livre arbítrio para pecarmos?
    • Por que Ele permite ou (possivelmente) faz o homem sofrer, mesmo quando estão praticando o "bem"?
    • Por que Ele deixou seu filho sofrer, sangrar e morrer na cruz por toda a humanidade (até os assassinos)?
    • Por que Jesus Cristo teve que voltar para o Céu?
    • Por que Ele enviou o Espírito Santo etc.
  3. Estude a Bíblia . Você pode se aproximar mais d'Ele por meio das suas escrituras. Do que Ele gosta? Do que não gosta? O que o deixa feliz, triste ou zangado? O que Ele mais valoriza? O que considera tolice? Todas essas respostas estão no livro sagrado. Tente criar um cronograma de leitura para todos os dias ou encontre algo pronto na internet. [3]
    • Você pode encontrar muitos planos de leitura na Internet. Tente encontrar um que sirva para você. Os Devocionais Diários são úteis porque explicam passagens bíblicas de um jeito com o qual nós conseguimos nos identificar!
    • Procure livros de teologia que tratem da Bíblia e da religião da maneira que você achar mais conveniente e interessante.
  4. Se não conseguir cumprir algo, peça desculpas a Ele — ou às pessoas que feriu. Ao orar, explore o que está sentindo para entender o Senhor com mais clareza. Abra o coração e seja honesto, pois Ele já sabe o que está acontecendo. É você que precisa abrir os olhos. Se mentir, só vai estar enganando a si mesmo.
  5. Com eles, dá para aprender muito mais sobre Deus.
    • Faça até anotações! Elas podem ser muito úteis no futuro, quando você precisar aplicar certos princípios à sua vida.
  6. Não basta participar dos cânticos e seguir os comandos do pastor (abaixar a cabeça, ficar de pé, sentar-se etc.); você deve fazer o possível para contribuir e, assim, receber a bênção . [4]
  7. Deus é mais puro que qualquer ser humano. Assim, quanto mais puro você for, mais vai se aproximar d'Ele e realizar seus desejos .
  8. Mantenha a compostura e seja ético. Leia a Bíblia para buscar orientação e ficar mais calmo.
  9. Leve uma vida mais cristã para se aproximar de Deus. [5]
  10. Isso vai fortalecer a sua fé, além de aproximar todos de Deus ainda mais. Ainda assim, não significa que não possa se relacionar com pessoas de outras religiões ou sem religião — só que, sempre que orar, acredite , pois essa é a única forma de se aproximar de Deus totalmente.
    Publicidade

Dicas

  • "Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1:9).
  • Jesus disse "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças " e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo " .
  • Não finja ter fé só porque quer ir para o Céu ou ser recompensado, e sim de boa vontade. Não é fácil, mas vale a pena.
  • Aproxime-se de Deus porque sem fé é impossível agradar-lhe ; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6). [6]
  • Sempre agradeça, louve e glorifique a Deus (por tudo o que Ele fez ou vai fazer por você), independente do que esteja vivendo.
  • Não peque quando estiver zangado ou bravo. Não brigue e nem machuque ninguém, nem deixe sua raiva tomar conta de tudo.
  • Tente não ficar bravo. Quando as pessoas perdem o controle, parecem perder também a em Deus. Caso isso aconteça, tente se acalmar.
  • É essencial ler a Bíblia todos os dias para se aproximar de Deus. Se não souber por onde começar, abra o livro de João. Antes disso, peça para o Senhor abrir o seu coração, sua alma e sua mente a tudo o que quer mostrar. Leia um ou dois capítulos por dia (um de manhã e outro à noite, por exemplo) e reflita sobre o conteúdo. Ao mesmo tempo, ore e converse com o Senhor sobre o significado desses versículos. Essa é uma ótima forma de se aproximar d'Ele.
  • "Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará" (Salmos 37:4-5).
  • Peça ajuda a Deus sempre que tiver um problema. Ele pode não resolvê-lo da maneira esperada, mas você provavelmente vai ficar contente com os resultados. Jesus disse "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mateus 7:7).
Publicidade

Avisos

  • "Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 37:40).
  • Um versículo de Provérbios diz que "O orgulho vem antes da destruição". Portanto, trate melhor as pessoas: tente ser prestativo e educado para mostrar o amor de Deus a elas.
  • Não seja orgulhoso. A falsa humildade mostra só disfarça que a pessoa é orgulhosa demais de sua vida e suas conquistas, e que não louva a Deus o bastante.
  • Quando um casal está determinado a se separar, é quase impossível que seus filhos o façam mudar de ideia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 299 754 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade