Baixe em PDF
Baixe em PDF
O unheiro é uma infecção da ponta do dedo causada pelo Herpes Simplex Virus (HSV), um vírus que afeta cerca de 90% da população mundial. [1] X Fonte de pesquisa Wald A, Corey L. 2007.Persistence in the population: epidemiology, transmission. Human Herpesviruses: Biology, Therapy, and Immunoprophylaxis. Chapter 36. Procure tratamento assim que perceber a infecção, ou se o seu médico notar que ela está piorando. O primeiro surto de unheiro geralmente é o mais problemático, com as recorrências causando uma dor menor e durando menos tempo. Como entre 20 e 50% dos casos são recorrências, a prevenção é a chave.
Passos
-
Tente lembrar se entrou em contato com alguém que tem herpes. [2] X Fonte de pesquisa O Herpes simplex virus é muito comum e altamente contagioso. O HSV-1 costuma afetar o rosto e muitas vezes causa feridas dolorosas nos lábios. O HSV-2 tende a causar feridas genitais doloridas.
- O HSV-1 pode ser transmitido por beijos ou sexo oral, enquanto o HSV-2 pode ser propagado pelo contato pele a pele com genitais infectados.
- Saiba que o HSV pode ter um longo período de dormência. Você pode ter contraído herpes há muito tempo atrás, mas o vírus pode ter ficado dormente nas células nervosas que habita. O estresse e a queda na imunidade (ficar doente) são gatilhos comuns para a ativação do vírus.
-
Procure pelos sintomas iniciais. No pródromo, a fase inicial de qualquer doença, os sintomas indicam o surgimento de uma condição. Para o unheiro, esses sintomas geralmente aparecem de 2 a 20 dias depois da exposição inicial e incluem:
- Febre
- Fadiga
- Dor incomum
- Dormência
- Formigamento na região [3] X Fonte de pesquisa
-
Observe os sintomas mais típicos do unheiro na fase da doença. [4] X Fonte de pesquisa Depois que a fase pródromo inicial tiver passado, você verá sintomas bem mais específicos que apontam claramente para o unheiro:
- Inchaço, vermelhidão e urticária, com vesículas cheias de fluido ao redor da área. [5] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- As vesículas podem se romper e liberar um líquido branco, transparente ou sangrento.
- Elas também podem se fundir e ficarem pretas ou amarronzadas.
- Ulceração, ou rasgos na pele, podem se desenvolver mais tarde.
- Os sintomas podem passar depois de 10 dias a 3 semanas.
-
Obtenha um diagnóstico médico formal. Como o unheiro é mais um diagnóstico clínico, a equipe médica talvez não peça nenhum exame adicional. Em vez disso, ela levará em consideração seus sintomas e um histórico médico, incluindo um diagnóstico de HSV, para diagnosticar a doença. O médico também pode pedir uma amostra de sangue para fazer uma contagem completa de sangue (CBC) com um diferencial: uma contagem dos seus glóbulos brancos. Assim, o profissional poderá ver se você tem células de defesa suficientes para combater infecções ou se está com alguma disfunção imunológica oculta que causa infecções recorrentes.
- O médico pode querer fazer um teste para herpes, se você não tiver sido diagnosticado com ela. Ele pode analisar seu sangue em busca de anticorpos para herpes, pedir um teste PCR para detectar o DNA do vírus e/ou solicitar uma cultura viral para ver se há vírus da herpes crescendo a partir do seu sangue. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Tome um medicamento antiviral. Se o unheiro for diagnosticado dentro de 48 horas após o início dos sintomas, o médico pode prescrever medicação antiviral para você. Esta pode ser tópica (um creme) ou oral (comprimidos), mas diminuirá a gravidade da infecção e tornará a cura mais rápida. [7] X Fonte de pesquisa Clark D. Dec 1, 2003. Common Acute Hand Infections. American Family Physician Journal. 68(11):2167-2176. Logo, é muito importante procurar ajuda médica imediata.
- Os medicamentos prescritos mais comuns incluem o aciclovir tópico 5%, o aciclovir oral, o famciclovir ou o valaciclovir.
- Tome os remédios conforme a prescrição do médico ou farmacêutico.
- As doses serão ajustadas para as crianças, mas os tratamentos permanecem os mesmos.
-
Tome precauções para evitar espalhar a infecção. [8] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte Como o vírus pode ser transmitido pelo contato, o médico pode aconselhar você a não tocar em outras pessoas ou até mesmo evitar encostar em si mesmo com o dedo infectado. Evite especificamente tocar em partes do corpo que contenham fluidos ou secreções corporais. Estas incluem os olhos, a boca, a língua, os órgãos genitais, as orelhas e os seios.
- Se você usa lentes de contato, não as coloque até que a infecção tenha passado. Tocar as lentes e inseri-las nos olhos pode infectá-los.
-
Embrulhe a área infectada. [9] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte O médico pode embalar a área afetada com uma atadura, uma gaze ou outra forma de proteção seca com fita médica. Você também pode fazer o mesmo facilmente em casa, comprando a atadura em uma farmácia local. Para mantê-la limpa, troque-a diariamente. Para proteger ainda mais, o médico pode aconselhar você a embrulhar a área infectada e usar uma luva por cima dela.
-
Monitore as crianças de perto. Pode ser difícil prestar atenção nas próprias mãos como adulto, mas as crianças costumam ter ainda mais dificuldade nisso. Você não quer que elas chupem os dedos infectados e toquem os olhos ou outras partes do corpo que contenham ou transportem fluidos com eles. Mesmo depois de embrulhar a área afetada, observe as crianças de perto para ter certeza de que tudo está como deve ser.
-
Tome remédios para a dor, se necessário. [10] X Fonte de pesquisa O médico pode fornecer ou receitar a você analgésicos sem prescrição como Advil, Tylenol, ibuprofeno e aspirina. Eles deverão aliviar a dor enquanto a infecção se cura reduzindo a inflamação na área. Se você for ao médico dentro de 48 horas depois de perceber os sintomas, ele pode não receitar mais nada além de analgésicos.
- Recomenda-se que as crianças e os adolescentes com infecções virais não tomem aspirina, pois há o risco de que eles desenvolvam uma doença fatal que afeta vários órgãos chamada Síndrome de Reye.
- Procure um médico antes de tomar qualquer medicação sem prescrição para infecções virais.
- Tome todos os medicamentos conforme a orientação do médico ou da bula e cuidado para não exceder a dose máxima diária.
-
Peça ao médico para fazer um exame de infecção bacteriana. [11] X Fonte de pesquisa Se você tentar estourar ou esvaziar as vesículas dos dedos sozinho, pode dar aos detritos e às bactérias uma oportunidade de invadir. O unheiro é uma infecção viral, mas você pode inserir uma infecção bacteriana no tecido que poderá parecer escura, ter um cheiro ruim e liberar um pus esbranquiçado.
- Os médicos pedirão um exame de sangue completo com diferencial para detectar células imunológicas ou glóbulos brancos se suspeitarem de infecção bacteriana.
- Os glóbulos brancos estarão altos se você tiver uma infecção bacteriana.
- Os profissionais de saúde podem solicitar esse exame novamente depois que o curso antibiótico for completado para verificar se os níveis de glóbulos brancos estão normais. Esse segundo teste talvez não seja necessário se os sintomas tiverem passado e os médicos não tiverem mais suspeitas.
-
Tome antibióticos conforme a prescrição. O médico provavelmente vai querer confirmar a infecção bacteriana antes de prescrever um tratamento antibiótico, pois o excesso desses remédios pode fazer com que as bactérias se adaptem e se tornem resistentes ao tratamento. No entanto, depois que a infecção for confirmada, o tratamento antibiótico será bastante simples. [12] X Fonte de pesquisa
- Sempre siga as orientações do seu médico ou da bula com precisão.
- Prossiga com o tratamento até o final, mesmo que os sintomas pareçam ter passado.
Publicidade
-
Não cutuque as vesículas. Você pode se sentir tentado a cutucar ou tentar estourar as vesículas, assim como as pessoas não resistem a estourar espinhas. Mas isso pode abrir a ferida para infecções bacterianas. [13] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Além disso, o fluido liberado carrega o vírus e pode espalhar ainda mais a infecção viral.
-
Mergulhe a área infectada. A água quente pode aliviar a dor do unheiro. Ela é melhor usada quando as lesões dolorosas começam a aparecer na área afetada. Você pode adicionar sal ou sal de Epsom (sulfato de magnésio) à água para ajudar a aliviar a dor. O sal concentrado diminuirá o inchaço no local infectado.
- Encha um recipiente profundo o suficiente para a área afetada com água morna e mergulhe o local por 15 minutos.
- Repita conforme a dor reaparecer.
- Quando terminar, embrulhe o local com uma atadura seca para evitar espalhar a doença.
-
Adicione sabão à água para tratar as bolhas abertas. Se você tiver tentado esvaziar ou estourar uma vesícula, pode colocar sabão comum ou antibacteriano na água morna ao mergulhar a área afetada. [14] X Fonte de pesquisa Embora você possa optar pelo sabonete antibacteriano, estudos sugerem que o sabão comum funciona tão bem quanto para proteger contra bactérias e infecções. Manter o sabão na água pode ajudar a evitar a transmissão da doença conforme o fluido da infecção se misturar à água.
-
Aplique uma pasta de sulfato de magnésio. Ela pode ajudar com a dor e o inchaço associado ao unheiro. Embora esse efeito seja bastante documentado, a razão por trás dele ainda não está clara. Em um estudo publicado em 2008, um grupo de pacientes com HSV 1 ou 2 foi tratado com uma mistura que incluía magnésio. Os resultados mostraram que mais de 95% teve resolução dos sintomas dentro de 7 dias. [15] X Fonte de pesquisa Nunes Oda S, Pereira Rde S. 2008. Regression of herpes viral infection symptoms using melatonin and SB-73: comparison with Acyclovir.Journal Pineal Research. May;44(4):373-8.
- Para usar a pasta de magnésio da maneira adequada, limpe primeiro a área afetada usando um bom antisséptico. Exemplos incluem álcool isopropílico, lenços umedecidos com álcool e sabão.
- Aplique uma quantidade generosa de pasta de sulfato de magnésio. Você pode comprar esse produto em qualquer farmácia.
- Cubra a área com fibra ou lã de algodão e embrulhe-a com ataduras.
- Troque o curativo diariamente, aplicando um pouco de pasta fresca a cada troca.
-
Use gelo. O frio extremo entorpecerá os nervos da área ao redor da infecção, aliviando a dor. Ele também tornará o fluxo de sangue para a região mais lento, reduzindo a inflamação ou o inchaço que possam contribuir para a dor. Você pode comprar gelo na farmácia ou apenas enrolar alguns cubos em uma toalha. Gentilmente, aplique o gelo na área infectada.
-
Reduza seus níveis de estresse. Pode ser desafiador, mas fazer um esforço pode ajudar a evitar crises futuras. O HSV pode ficar dormente nas células nervosas por um bom tempo, porém o estresse pode ativá-lo. Assim, evitar o estresse pode ser a chave para evitar o unheiro. Algumas opções para lidar com o estresse e melhorar o sistema imunológico incluem comer de forma mais saudável, dormir bem e se exercitar regularmente.Publicidade
Dicas
- O unheiro também é conhecido como paroníquia e pode afetar os dedos dos pés.
- Tente ficar longe de, ou pelo menos evitar, tocar naqueles com lesões HSV ativas. Elas podem ser vistas como vesículas na boca e nos órgãos genitais.
- Sempre use toalhas limpas e troque a roupa de cama com frequência, especialmente se estiver tendo um surto de herpes oral ou genital. Estima-se que o vírus HSV-2 pode durar até 7 dias fora do corpo.
- Pare com os hábitos que coloquem as suas mãos na boca, como roer as unhas ou chupar os polegares e os dedos.
- Lave bem as mãos depois de usar o banheiro, tocar no rosto ou na área genital durante um surto de herpes oral ou genital.
- Ao cortar as unhas, cuidado para não cortar o sabugo ou a pele.
- Em uma crise de HSV, cubra até os cortes pequenos na pele com um curativo para evitar espalhar a doença por essa área.
Publicidade
Avisos
- Nunca estoure as bolhas, pois isso aumentará a dor e transferirá o material infectado para os outros.
- Não tratar a doença adequadamente pode resultar em danos permanentes ou perda do dedo. [16] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Consulta médica
- Antivirais, se prescritos pelo médico
- Analgésicos, se prescritos pelo médico ou aconselhados pelo farmacêutico
- Sabonete antibacteriano
- Ataduras limpas com forro, hipoalergênicas
- Toalhas limpas
Referências
- ↑ Wald A, Corey L. 2007.Persistence in the population: epidemiology, transmission. Human Herpesviruses: Biology, Therapy, and Immunoprophylaxis. Chapter 36.
- ↑ http://www.webmd.com/genital-herpes/pain-management-herpes
- ↑ http://www.skinsight.com/adult/herpeticWhitlow.htm
- ↑ http://www.skinsight.com/adult/herpeticWhitlow.htm
- ↑ http://www.nhs.uk/conditions/herpetic-whitlow/Pages/Introduction.aspx
- ↑ http://www.nytimes.com/health/guides/disease/herpes-simplex/diagnosis.html
- ↑ Clark D. Dec 1, 2003. Common Acute Hand Infections. American Family Physician Journal. 68(11):2167-2176.
- ↑ http://www.nhs.uk/conditions/herpetic-whitlow/Pages/Introduction.aspx
- ↑ http://www.nhs.uk/conditions/herpetic-whitlow/Pages/Introduction.aspx
- ↑ http://www.webmd.com/drug-medication/otc-pain-relief-10/pain-relievers-nsaids
- ↑ http://www.webmd.com/a-to-z-guides/bacterial-and-viral-infections
- ↑ http://www.webmd.com/a-to-z-guides/using-antibiotics-wisely-topic-overview?page=2
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/infectious-diseases/expert-answers/infectious-disease/faq-20058098
- ↑ http://www.webmd.com/women/news/20021024/antibacterial-soap-wash
- ↑ Nunes Oda S, Pereira Rde S. 2008. Regression of herpes viral infection symptoms using melatonin and SB-73: comparison with Acyclovir.Journal Pineal Research. May;44(4):373-8.
- ↑ emedicinehealth, Finger Infection, http://www.emedicinehealth.com/finger_infection/article_em.htm
Publicidade