PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Diversas doenças do trato respiratório requerem o uso de um nebulizador, como a pneumonia, asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), infecções respiratória etc. [1] Um nebulizador é uma máquina que funciona à base de energia elétrica ou bateria, mais comumente sendo ligada em tomadas comuns. A função dele é transformar medicamentos líquidos em vapor para que sejam inalados através de uma máscara pelo paciente, levando a substância diretamente ao pulmão e ajudando na respiração.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando o nebulizador

PDF download Baixe em PDF
  1. Lave-as bem durante 20 segundos com sabonete e água corrente. Depois, enxágue e seque-as com uma toalha de papel. Para desligar a torneira, use outra toalha de papel, para evitar contaminação. [2]
  2. Desencaixe a tampa do reservatório e adicione a quantidade de remédio prescrita pelo médico. Alguns remédios têm uma dosagem pré-estabelecida; se esse não é o caso do seu, leia a receita atentamente. Feche o reservatório para evitar vazamentos e ligue o aparelho na tomada.
    • Os medicamentos mais comumente usados no nebulizador são os broncodilatadores beta-agonistas e anticolinérgicos, glicocorticoides inalatórios e antibióticos. Há também medicamentos usados por nebulização para doenças não respiratórias, visto que nem todos podem ser apresentados em forma de aerosol.
    • O tipo mais comum de aparelho é pneumático e as versões mais modernas são projetadas para que não haja perda de medicamento durante a inalação. É recomendado consultar um médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de usá-lo, já que o método, mecanismo da forma aerosol e composição da substância afetam sua eficácia.
  3. Prenda-a ao reservatório de medicamento. Alguns aparelhos podem ser um pouco diferentes de um fabricante para o outro, mas em geral, a máscara deve ser presa ao copo. Além disso, muitas marcas vêm com um bocal, recomendável para evitar acúmulo de partículas, que pode ocorrer com o uso das máscaras.
  4. Uma ponta deve ser encaixada no reservatório (que costuma ficar na parte de baixo) e a outra no compressor. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando o nebulizador

PDF download Baixe em PDF
  1. Posicione a máscara no rosto ou segure o bocal por cima da língua e mantenha os lábios bem fechados sobre ele. Respire lentamente pela boca para distribuir o medicamento pelos pulmões e expire pela boca ou nariz. Para crianças, tapar o nariz com os dedos pode garantir que o remédio está sendo inalado corretamente.
    • Para pessoas doentes demais para segurar o bocal, ou para crianças, é aconselhável usar a máscara. Todos os nebulizadores vêm com duas – uma para adultos e uma infantil e elas são mais confortáveis de usar.
  2. Sente-se ereto e vá respirando o remédio até acabar, o que deve levar entre 10 e 15 minutos. Distraia-se como puder, seja assistindo televisão, seja lendo um livro ou jogando no celular – pare somente quando o copo estiver vazio e o vapor parar de sair.
    • Caso o usuário seja uma criança, use brinquedos, livros, jogos ou algo para desenhar, para que ela fique tranquila durante todo o tratamento. O melhor é segurar a criança no colo, pois ela deve ficar sentada ereta para absorver o medicamento ao máximo. [4]
  3. Depois de desligar o aparelho, tire-o da tomada. Desconecte o reservatório e o bocal ou máscara, lave as peças com água morna e sabão e enxágue. Ponha-as sobre uma toalha em uma superfície e deixe secar ao ar livre. Isso deve ser feito sempre que o nebulizador for usado, imediatamente depois de acabar a inalação.
    • Não lave o tubo. Se ele molhar acidentalmente, será necessário trocá-lo. Além disso, não coloque as peças em uma lava-louças, pois o calor da água pode deformar o plástico.
  4. Siga todas as instruções do fabricante para desinfetá-las. Mergulhe o reservatório, a máscara ou o bocal (o tubo não) em uma vasilha com uma parte de vinagre branco destilado e três partes de água quente por uma hora. Livre-se da mistura ao acabar, enxágue tudo com água fria e seque com uma toalha limpa. Depois de secarem, guarde-as em um local limpo e seco. [5]
    • Se mais de uma pessoa usa o nebulizador, não dividam os equipamentos, por mais lavados e esterilizados que sejam – cada pessoa deve ter suas próprias peças.
    Publicidade

Dicas

  • Crianças menores de seis anos lidam melhor com a máscara. Os consultórios pediátricos costumam ter peças com temáticas infantis (como dinossauros) para por no rosto, o que as amedronta menos.
  • É possível usar um cilindro de oxigênio no lugar do compressor. Configure a potência entre seis e oito litros por minuto para começar a vaporização; embora essa seja uma boa opção, ela é pouco viável fora de ambientes hospitalares.
Publicidade

Avisos

  • Caso surjam reações adversas sérias (como aumento no chiado ou dificuldade para respirar, inchaço da língua e da boca) ou os sintomas piorem, interrompa o uso imediatamente e consulte um médico. Ele provavelmente o informará sobre os efeitos adversos mais comuns relacionados ao uso de certos medicamentos através do nebulizador, como aumento dos batimentos cardíacos, tontura ou tremedeira. [6]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Nebulizador;
  • Compressor de ar;
  • Medicamento receitado.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 407 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade