PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O joanete é uma protuberância óssea que se forma na base no dedão do pé. Eles aparecem quando sapatos apertados, uma lesão ou uma estrutura óssea hereditária faz com que o dedão do pé seja empurrado contra os outros dedos. Eventualmente, a articulação do dedão se alarga e torna-se dolorosa, podendo levar a dificuldades durante exercícios e caminhadas. Este artigo aborda mudanças de estilo de vida, remédios caseiros, e intervenções médicas para se livrar de joanetes.

Método 1
Método 1 de 3:

Empregando remédios naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Os exercícios podem ajudar a retardar ou mesmo impedir a progressão do seu joanete, evitando a necessidade de, eventualmente, fazer uma cirurgia. Tente os seguintes exercícios todos os dias, especialmente após a remoção de seus sapatos:
    • Estique o seu dedão do pé. Use os dedos da mão para puxar seu dedão do pé em alinhamento com o resto de seus dedos.
    • Estique o resto de seus dedos. Basta apontá-los para frente por 10 segundos, em seguida, curve-os durante 10 segundos. Repita várias vezes.
    • Flexione os dedos dos pés. Pressione-os contra o chão ou uma parede até que estejam dobrados para trás. Mantenha-os nesta posição por 10 segundos e solte. Repita várias vezes.
    • Pegue coisas com seus dedos. Pratique pegar uma peça de roupa ou uma toalha com os dedos e largar. Repita algumas vezes.
  2. Se você tratar o seu problema nos estágios iniciais, um protetor comprado em qualquer farmácia pode ajudar a aliviar a dor e dirigir o seu dedo de volta para a direção correta. Palmilhas também podem ajudar a realinhar seus dedos quando você estiver usando sapatos.
  3. Os seus dedos podem adaptar-se à posição normal depois de terem sido enrolados com esparadrapo por uma ou duas semanas. Pergunte ao seu médico se você precisar de ajuda com este processo.
  4. Exercitar os seus pés e os dedos é muito bom, mas a dor intensa causada pelos joanetes também deve ser abordada. Alivie os pés doloridos utilizando os seguintes métodos:
    • Mergulhe os pés em água morna. Prepare uma tigela com água morna e deixe os pés de molho por 20 minutos. O calor vai acalmar suas articulações e aliviar temporariamente a dor.
    • Tente um bloco de gelo. Em casos de dor severa, compressas de gelo são uma boa escolha. Encha um saco plástico com gelo e envolva-o em uma toalha fina. Aplique a compressa de gelo em espaços de vinte minutos várias vezes ao dia.
    • Tome medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), tais como o ibuprofeno, para aliviar a dor.
  5. Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratamento de joanetes graves

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você estiver sentindo dor extrema que parece estar piorando, ou se os seus pés já não cabem nos sapatos, consulte um médico imediatamente. É possível retardar ou parar a progressão dos joanetes, mas você não pode realmente curá-los por si mesmo(a).
  2. Em alguns casos, o médico irá aconselhá-lo sobre as mudanças de estilo de vida e prescrever um medicamento para a dor. Para evitar que a condição se agrave, não se esqueça de seguir o conselho do médico.
  3. Como último recurso, considere fazer uma cirurgia para remover o joanete, raspar o osso de seu dedão do pé e realinhá-lo com os outros dedos. A cirurgia é comum e considerada a única cura para esta condição.
    • Existem várias opções para este tipo de cirurgia. Faça uma pesquisa com o seu médico para descobrir qual é a melhor opção para você.
    • Cirurgia geralmente ajuda, mas não garante que você ficará completamente livre de dor, ou que o seu dedo ficará perfeitamente em linha reta.
    • Após uma possível cirurgia, faça mudanças de estilo de vida adequadas e exercícios para evitar futuras dores e inflamações.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mudanças no estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você herdou uma propensão de ter joanetes de um de seus pais ou eles são o resultado de uso de sapatos muito apertados, passar tanto tempo quanto possível andando descalço pode prevenir e até mesmo curar joanetes.
    • Andar descalço, especialmente em terrenos irregulares, fortalece os dedos dos pés e permite que as articulações trabalhem naturalmente. Andar na areia é especialmente benéfico para os seus pés.
    • Andar descalço impede sapatos apertados e pontudos de empurrar seu dedão do pé em direção aos seus outros dedos.
  2. É importante usar calçados que aliviem a joanete quando andar descalço não é uma opção.
    • Certifique-se de usar sapatos são do tamanho certo. Seus tênis regulares podem ser um número menor do que o tamanho real do seu pé, especialmente se você estiver usando o mesmo tamanho desde os doze anos de idade. Nossos pés tendem a se espalhar e ampliar à medida que envelhecemos, especialmente se joanetes começam a se formar.
    • Evite salto alto ou calçados de bico fino. Eles são elegantes, mas terríveis para joanetes. Eles causam dor adicional e impedem a cura do joanete. Use sandálias menos restritivas sempre que possível.
  3. Ballet, e outras atividades que exigem sapatos constritivos, podem levar a joanetes. Se não for possível fazer a atividade em sapatos mais saudáveis para os pés, evite a atividade por completo.
    Publicidade

Dicas

  • Talas noturnas, que são usadas ao longo dos dedos e pés durante a noite, podem evitar que as crianças desenvolvam joanetes, corrigindo o crescimento ósseo. Nos pés dos adultos, que já estão totalmente formados, as talas noturnas não são eficazes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Protetores de joanetes ou palmilhas
  • Anti-inflamatórios
  • Sapatos adequados
  • Esparadrapo

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 193 500 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade