Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo traz dicas de como entrar em contato com o YouTube para resolver problemas comuns, como questões relacionadas ao conteúdo, abusos, falhas de segurança e direitos autorais. Você até pode tentar entrar em contato com o site pelas mídias sociais (ou pela Equipe de Suporte ao Criador, se for o caso), mas não há garantias de resposta. Por fim, lembre-se de que o YouTube não tem um endereço de e-mail ou telefone de contato direto — e o telefone de apoio leva a uma assistente automática, que pede para o usuário se direcionar à Central de Ajuda (que é, de qualquer forma, a melhor opção).
Passos
-
Entenda que você não vai conversar com um representante do YouTube só porque precisa de ajuda. O YouTube tem uma presença constante nas mídias sociais, mas raramente responde aos comentários nos seus posts ou às marcações dos usuários. Se der a sorte de falar com algum representante do site, também é pouco provável que receba ajuda personalizada que seja mais que uma confirmação de que o problema está sendo resolvido ou a instrução de usar a Central de Ajuda.
-
Envie um tweet ao YouTube. O Twitter é uma das formas mais eficazes de entrar em contato com o YouTube, já que permite ao usuário enviar comentários diretamente à página do site.
- Acesse https://www.twitter.com
(pelo navegador) ou abra o aplicativo do Twitter (nos dispositivos móveis) e entre na sua conta.
- Você tem que ter uma conta no Twitter.
- Clique em Tweetar ou no ícone “Tweetar”, no canto superior direito da tela.
- Digite @YouTube e digite a mensagem.
- Clique em Tweetar .
- Acesse https://www.twitter.com
(pelo navegador) ou abra o aplicativo do Twitter (nos dispositivos móveis) e entre na sua conta.
-
Comente em um post do YouTube no Facebook. Assim como a maioria das empresas modernas, o YouTube tem uma página no Facebook, onde ele posta novidades e notícias. Contudo, devido ao alto volume de comentários nessas postagens, é mais difícil chamar a atenção. Faça o seguinte:
- Acesse https://www.facebook.com/youtube no navegador.
- Se necessário, acesse a sua conta do Facebook.
- Ache um post do YouTube em que possa postar algo e clique em Comentar , logo abaixo da postagem.
- Digite o comentário e pressione ↵ Enter .
-
Deixe um comentário em um post do YouTube no Instagram. Ao contrário da página no Facebook, o perfil do YouTube no Instagram faz postagens mais variadas (e com menos comentários):
- Acesse https://www.instagram.com/youtube pelo navegador.
- Se necessário, acesse o seu perfil do Instagram.
- Encontre um post em que possa comentar.
- Clique no ícone do balãozinho azul, logo abaixo do post.
- Digite o comentário e pressione ↵ Enter .
Publicidade
Método 2
Método 2 de 7:
Entrando em contato com a Equipe de Suporte ao Criador de Conteúdo
-
Entenda que nem todo mundo pode seguir este método. O YouTube não deixa claro o que o usuário tem que fazer para “ter direito” a entrar em contato com a Equipe de Suporte ao Criador, mas é preciso ser parceiro do site e ter um mínimo de 10 mil visualizações no seu canal. [1] X Fonte de pesquisa
- Alguns criadores de conteúdo que se encaixam nesses requisitos ainda não conseguem enviar um e-mail ao YouTube. Isso acontece quando a pessoa passou das 10 mil visualizações há pouco tempo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Só siga este método se você estiver usando um computador. Não dá para acessar a Equipe de Suporte ao Criador de Conteúdo por aparelhos móveis. [3] X Fonte de pesquisa
-
Abra o YouTube. Acesse https://www.youtube.com/ e clique em ENTRAR , no canto superior direito, para logar na sua conta.
-
Clique no seu ícone de perfil. Ele fica no canto superior direito da tela e leva a um menu suspenso.
-
Clique em Ajuda . A opção fica perto do fim do menu suspenso.
-
Clique em Precisa de mais ajuda? . A opção fica no início do menu e abre um menu suspenso.
-
Escolha uma categoria. Clique em um tópico que tenha a ver com o seu motivo para precisar de ajuda do YouTube no menu suspenso.
-
Clique em Suporte por E-mail . Pode ser que a opção apareça como Conseguir recursos de Criador . Clique para acessar uma lista de tópicos.
- Você não vai ver o link Suporte por E-mail se não puder entrar em contato com o YouTube dessa forma.
-
Envie um e-mail à Equipe de Suporte ao Criador de Conteúdo. Depois de confirmar que você tem acesso aos recursos dessa ferramenta, faça o seguinte: [4] X Fonte de pesquisa
- Selecione uma categoria que tenha a ver com o problema.
- Clique no link Entrar em contato com a Equipe de Suporte ao Criador de Conteúdo
.
- Se não vir esse link, volte e selecione outra categoria.
- Digite o seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e URL do seu canal nos devidos campos.
- Role a página para baixo e digite o problema ou comentário no campo “Como podemos ajudar você?”.
- Clique em “Sim” ou “Não”, abaixo de “O problema tem a ver com um vídeo específico?”, e siga as demais instruções.
- Clique em ENVIAR .
Publicidade
-
Denuncie vídeos ou comentários . Se você se deparar com um exemplo isolado de spam ou abuso na seção de comentários ou em um vídeo, denuncie-o para chamar a atenção do YouTube.
-
Escolha o motivo. Marque a opção correspondente ao motivo da denúncia na lista que fica na página:
- Assédio e bullying virtual : denuncie abuso verbal, bullying e ameaças moderadas.
- Falsificação de identidade : denuncie canais falsos e que plagiam outros perfis.
- Ameaças violentas : denuncie um canal que esteja fazendo ameaças a você.
- Risco para crianças : denuncie vídeos em que crianças apareçam em situações e ambientes potencialmente perigosos ou estressantes.
- Incitação ao ódio contra uma minoria : denuncie discursos de ódio.
- Spams e golpes : denuncie comentários ou vídeos com spam.
-
Dê mais informações sobre o caso. As suas opções vão depender do motivo que você selecionar:
- Assédio e bullying virtual : clique em Confirmar , marque uma das opções na seção “ASSÉDIO E BULLYING VIRTUAL” e siga as instruções.
- Falsificação de identidade : marque uma das opções na seção “FALSIFICAÇÃO DE IDENTIDADE”, digite o nome do canal (ou canais), clique em Continuar e preencha os formulários.
- Ameaças violentas : clique em Confirmar , digite o nome do canal no campo da seção “AMEAÇAS VIOLENTAS”, clique em Continuar e preencha o formulário.
- Risco para crianças : clique em Confirmar e marque uma opção na seção seguinte.
- Incitação ao ódio contra uma minoria : selecione o tipo de discurso de ódio, digite o nome do canal, clique em Continuar e preencha o formulário.
- Spam e golpes : selecione o tipo de spam ou golpe, digite o nome do canal, clique em Continuar e preencha o formulário.
-
Envie o formulário. Se você tiver preenchido algo, clique em Enviar , no fim da página. O YouTube vai analisar a sua denúncia e tomar as devidas medidas.
- Você provavelmente não vai receber resposta do YouTube, independentemente da medida que o site tomar.
Publicidade
-
Acesse a página de denúncia de problemas de segurança . Infelizmente, ela não tem versão em português.
-
Clique em um problema. Marque o campo que fica à esquerda de um dos seguintes itens. Eles são listados em inglês:
- I'm experiencing a security problem with my Google account (“Estou tendo um problema de segurança com a minha conta Google”).
- I want to remove content on Google Search, Youtube, Blogger, or another service (“Eu quero remover conteúdo da Pesquisa do Google, do YouTube, do Blogger ou de outro serviço”).
- I have a privacy doubt or a privacy-related question about Google products and services (“Eu tenho uma dúvida de segurança e privacidade com os produtos e serviços do Google”).
- I found a security bug in Google “forgot password” feature (“Eu encontrei uma falha de segurança no recurso ‘Esqueci a senha’ do Google”).
- I want to report a technical security bug in a Google product (SQL, XSS, etc.) (“Eu quero denunciar uma falha de segurança em um produto do Google, como SQL, XSS etc.”).
- I want to report a scam, malware, or other problems not listed above (“Eu quero denunciar um golpe, um malware ou outro problema não listado acima”).
-
Selecione os detalhes adicionais. Na seção que fica abaixo da lista de problemas, marque o campo à esquerda de um dos itens mais específicos. Essa parte depende da sua situação.
- Você pode selecionar mais de uma opção de cada vez.
-
Clique em Continuar . O botão é azul, fica na parte inferior da tela e leva à página de resultados.
-
Leia a página que aparecer. Ela provavelmente vai trazer informações de como o YouTube lida com as denúncias dos usuários, bem como algumas dicas para evitar problemas no futuro. Se você denunciou algo “resolvível”, também pode receber um link nessa seção.
-
Clique no link denunciar ou preencher . Se possível, clique no link de denúncia , na seção de informações, para abrir a página correta.
-
Preencha os formulários. Digite as informações necessárias e clique em Enviar para informar a equipe de segurança do YouTube. Você provavelmente não vai receber resposta alguma, mas o problema vai ser resolvido dentro de uma ou duas semanas.Publicidade
-
Abra a página de notificação de remoção por direitos autorais. Acesse https://support.google.com/youtube/answer/2807622 pelo navegador.
-
Clique em ENVIAR UMA REIVINDICAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS . O botão é azul e fica no meio da página.
- A sua conta vai ser suspensa se você fizer uma denúncia falsa.
- Se não estiver logado na sua conta do YouTube, informe o e-mail e a senha para continuar.
-
Marque o campo “Violação de direitos autorais”. Ele fica em um menu de opções na página.
-
Selecione a vítima. Marque um dos seguintes campos:
- Eu sou! .
- Minha empresa, organização ou cliente .
-
Preencha o formulário. Para fazer a reclamação de violação de direitos autorais, você tem que dar as informações da empresa e concordar com todos os termos.
-
Clique em Enviar Reclamação . O botão é azul, fica na parte inferior da tela e envia a sua reclamação ao YouTube para análise.
- Você provavelmente não vai ser notificado do avanço do processo, mesmo que o YouTube tome alguma medida.
Publicidade
-
Abra a página de Reclamação Relativa à Privacidade. Acesse https://support.google.com/youtube/answer/142443 pelo navegador.
- Use esse formulário se alguém postar informações pessoais suas no YouTube.
- Só preencha o formulário se você tiver entrado em contato com a pessoa que invadiu a sua privacidade.
-
Clique em CONTINUAR . A opção fica na parte inferior da tela.
-
Clique em AINDA QUERO ENVIAR UMA REIVINDICAÇÃO POR VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE . O botão é azul e fica no meio da página.
-
Clique em CONTINUAR . O botão fica na seção “Entrar em contato com a pessoa que enviou o vídeo”.
-
Clique em ANALISEI AS DIRETRIZES DA COMUNIDADE .
-
Clique em CONTINUAR . Assim, você vai mostrar que entende que fazer uma denúncia falsa pode gerar uma suspensão.
-
Selecione uma infração de privacidade. Clique em Sua imagem ou seu nome completo ou Seus dados pessoais , dependendo do tipo de violação de privacidade que você sofreu.
-
Dê as informações básicas. Preencha os seguintes campos:
- Seu nome : seu nome, da forma com que ele aparece no seu RG.
- Seu sobrenome : seu sobrenome, da forma com que ele aparece no seu RG.
- País : país onde você mora.
- Endereço de e-mail : endereço de e-mail que você usa para acessar o YouTube.
-
Digite o URL do canal. No campo “Inclua o URL do canal que revela suas informações”, digite o endereço eletrônico do canal que infringiu a sua privacidade.
-
Digite o URL do vídeo. No campo “Inclua os URLs dos vídeos em questão”, digite o endereço eletrônico do vídeo (ou vídeos) que infringiu a sua privacidade.
-
Selecione o tipo de informação exibida. Marque o campo ao lado de cada opção disponível na seção “Indique quais informações pessoais aparecem”. Depois, marque o campo ao lado do local em que essas informações aparecem na seção seguinte.
-
Adicione o tempo. No campo “Em que parte do vídeo aparece o conteúdo questionável?”, digite o ponto em que as suas informações são reveladas.
- Você também pode receber a opção de marcar um “Sim” ou “Não” abaixo da seção “Esse conteúdo foi copiado do seu próprio canal ou vídeo?”.
- Você pode ver e marcar um campo chamado “Sou o responsável legal pela criança ou dependente que aparece neste vídeo”.
-
Digite as informações adicionais. No devido campo, digite as informações que podem ajudar a esclarecer o contexto do vídeo, canal ou conteúdo que traz as suas informações.
- Esse é um bom lugar para listar a sua história com a pessoa por trás do canal ou detalhar o processo até o momento (esclarecer que você entrou em contato com os responsáveis e pediu que as suas informações fossem tiradas do ar, por exemplo).
-
Marque os campos em “Concorde com as seguintes declarações”. Eles são “Acredito, de boa-fé, que este conteúdo viola minha privacidade e foi enviado sem minha permissão ou consentimento” e “Declaro que as informações contidas nesta notificação são verdadeiras e corretas”.
-
Marque o campo “Eu não sou um robô”. A opção fica na parte inferior da tela.
-
Clique em ENVIAR . O botão é azul, fica no lado inferior direito da tela e envia a notificação para análise. Se o YouTube acreditar que tem que fazer algo, a pessoa que postou o conteúdo vai ter que retirá-lo do ar (ou até ser suspensa).Publicidade
-
Abra a página de “Entre em Contato Conosco”. Acesse https://www.youtube.com/t/contact_us pelo navegador.
-
Role a página até a seção “Nosso Endereço”. Ela fica perto do fim da página.
-
Anote o endereço da sede do YouTube. Você pode enviar uma carta para ele, embora essa opção seja bem mais difícil que as demais para quem não mora nos Estados Unidos.
- O endereço do YouTube é
YouTube, LLC | 901 Cherry Ave | San Bruno, CA 94066 | USA
. - Você também pode enviar um fax para o número +1 (650) 253-0001 , embora essa opção seja praticamente impossível hoje (ainda mais no Brasil).
- O endereço do YouTube é
-
Escreva uma carta. Essa opção também é viável para quem quer fazer um elogio ou uma reclamação, desde que o documento seja conciso, educado e breve.
- Lembre-se de que o YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. As chances de você ser ouvido são minúsculas.
- Escreva uma carta breve para ter mais chances de ser atendido.
-
Envie a carta ao endereço do YouTube. Se o YouTube definir o seu problema como prioridade, você pode receber uma resposta. Contudo, isso raramente acontece.Publicidade
Dicas
- Acesse a página da Central de Ajuda do YouTube ( https://support.google.com/youtube/ ) para ter orientações sobre a maioria dos problemas do site.
- Se você quer muito falar com um funcionário do YouTube, ligue para o número de “suporte” pelo número +1 650-253-0000 (Estados Unidos) e pressione 5 para se conectar. A equipe só vai orientar o acesso à Central de Ajuda, mas você pelo menos vai conversar com um humano.
- A equipe do YouTube trabalha das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (horário dos Estados Unidos; 12h às 21h, no horário de Brasília).
Publicidade
Avisos
- Este artigo não é endossado ou associado ao YouTube.
Publicidade
Referências
Publicidade