Baixe em PDF
Baixe em PDF
Seu namorado está chateado e você está preocupada. O que fazer para ajudar? Lembre-se que você não pode necessariamente resolver os problemas dele ou ajudar ele a enfrentar um problema do qual ele não está pronto para resolver. O importante é apenas se fazer presente. Se ele quiser conversar, ouça. Se ele quiser ficar em silêncio, respeite esse momento. Você também pode tentar confortá-lo ou animá-lo com carinhos ou um presente especial.
Passos
-
1Ouça se ele quiser conversar. Se o seu namorado parece chateado, uma das maneiras de ajudar é permitir que ele fale sobre o que está acontecendo. Desabafar pode ajudar ele a se sentir melhor ou a pensar em uma solução. [1] X Fonte de pesquisa
- Você pode dizer, “Você parece triste, amor. Quer conversar sobre isso?”.
- Se ele quiser conversar, pratique suas habilidades de audição ativa . Não interrompa quando ele estiver falando ou tente se apressar para resolver o problema. Apenas ouça o que ele tem a dizer.
-
2Valide seus sentimentos. Uma das coisas mais valiosas que você pode oferecer é a sua capacidade de compreensão ou empatia em relação ao que está acontecendo na vida dele. A validação simplesmente significa que você entende o que ele está sentindo e que não há problemas nisso. [2] X Fonte de pesquisa
- Primeiro, deixe que as palavras dele mostrem como ele está se sentindo. Ouça o que ele tem a dizer sobre os próprios sentimentos, com frases como “Eu não sei o que fazer” ou “Estou devastado”.
- Depois, valide os sentimentos dele ao dizer coisas como “Sinto muito por isso ter acontecido. Faz sentido você estar tão confuso” ou “Eu entendo o porquê de você estar se sentindo tão triste”.
-
3Não se incomode com o silêncio. Mesmo que ele seja, no geral, uma pessoa extrovertida, talvez ele não queira discutir imediatamente a situação ou o que está sentindo. Estimule-o a falar, mas, se ele não estiver pronto, não pressione. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se perguntar “Quer conversar a respeito?” e ele disser que não, diga “Tudo bem. Estou aqui se quiser conversar depois”.
- Não implore constantemente para que ele diga o que está errado se ele não quiser falar. Dê tempo ao tempo. É bem provável que ele sinta vontade de se abrir.
-
4Dê espaço a ele. Não fique surpresa se o seu namorado pedir um pouco de espaço para lidar com o que está acontecendo. Algumas pessoas preferem ficar sozinhas quando estão tristes. Tente não levar para o lado pessoal — apenas dê um pouco de tempo a ele. [4] X Fonte de pesquisa
- Digamos que o seu namorado brigou com o pai. Se ele precisa de um tempo para pensar a respeito, você pode dizer “Vou dar um pouco de tempo para você, mas passo aqui mais tarde para ver como você está, tudo bem?”.
- Se ele não expressar diretamente que deseja ficar sozinho, então, é porque está feliz com a sua presença.
-
5Encoraje-o a buscar ajuda profissional se ele não melhorar. Se seu namorado continuar chateado por longos períodos de tempo, se afastar de familiares e amigos ou se ele começar a exibir comportamentos de risco, ajude-o a entender que precisa de um terapeuta.
- Por exemplo, diga algo como: "Notei que você anda muito cabisbaixo ultimamente. Já pensou em falar com um psicólogo?".
- Diga ao seu namorado que você o ajudará a encontrar um terapeuta ou marque uma consulta para ele, se tiver permissão para tal.
Publicidade
-
1Dê um abraço nele. O toque físico é uma ótima maneira de demonstrar compaixão pelo seu namorado. Se vocês geralmente se abraçam, então, dê um abraço nele quando ele se sentir triste. Se abraços não são comuns entre vocês, pode ser uma boa ideia perguntar antes. [5] X Fonte de pesquisa
- Se ele está chateado porque não foi considerado para uma promoção no trabalho, diga algo como “Posso te dar um abraço?”.
-
2Beije seu namorado. Beijos são mais uma forma de demonstrar afeto ao seu parceiro. Beije ele na testa ou na bochecha para mostrar que você se importa. [6] X Fonte de pesquisa
- Beije seu namorado apenas se essa é uma forma de intimidade comum no relacionamento de vocês. Senão, pergunte antes se você pode beijá-lo.
-
3Lembre-o de que ele é incrível. Se a razão por trás da tristeza do seu namorado está afetando a autoestima dele, lembre-o que ele é uma pessoa incrível. Fazer isso pode deixá-lo mais contente, além de ajudar a olhar as críticas negativas de uma maneira mais produtiva. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se ele não conseguiu o emprego que queria, diga “Eles não viram suas melhores qualidades, mas eu vejo sempre. E tenho fé em você”.
- Se ele brigou com um amigo, diga “Eu sei que foi difícil confrontar o Daniel sobre as mentiras dele, mas estou orgulhosa de você”.
- Diga-lhe que você é grata por tê-lo em sua vida. Se ele começar a se animar, peça-lhe para falar das coisas pelas quais se sente grato.
-
4Faça uma sugestão específica para ajudar. Você pode perguntar ao seu namorado como pode ajudá-lo, mas talvez ele não tenha uma resposta específica. Em vez disso, pense em uma maneira de melhorar as coisas para ele baseado no que você sabe sobre a situação. [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se ele está chateado por causa da nota de uma prova, se ofereça para estudar com ele para a próxima prova.
- Se ele está chateado porque tem muitas responsabilidades no fim de semana, tente fazer alguma das tarefas por ele para aliviar um pouco.
Publicidade
-
1Toque as músicas favorita dele. Se você deseja animar seu namorado, toque as músicas que ele mais gosta. Pode ser que ele não comece a dançar animado, mas provavelmente ficará um pouco mais alegre. [9] X Fonte de pesquisa
- Enquanto a música toca, você pode dizer algo como “Eu sei que você está se sentindo mal com o divórcio dos seus pais, então, achei que ouvir sua banda favorita poderia deixar você mais animado”.
-
2Façam exercícios juntos. A atividade física estimula a liberação de substâncias químicas chamadas endorfinas, que causam o bem-estar. Essas substâncias podem melhorar o humor do seu namorado. Além disso, os exercícios são uma maneira construtiva de distrair ele sobre o que aconteceu. [10] X Fonte de pesquisa
- Você pode dizer “O trabalho está deixando você estressado. Por que não vamos nadar para relaxar um pouco?” ou “Vamos levar o cachorro para passear e conversar um pouco, que tal?”.
- Se o seu namorado estiver com raiva, os exercícios físicos podem ser uma maneira positiva de canalizar a energia negativa.
-
3Faça alguma comida gostosa para ele. A comida pode não ser o segredo da felicidade do seu namorado, mas certamente pode deixá-lo mais animado. Há uma razão pela qual as pessoas procuram comidas gostosas quando estão estressadas, aborrecidas ou tristes: algumas comidas ativam os sensores de recompensa no cérebro. [11] X Fonte de pesquisa
- Talvez seu namorado esteja desanimado por conta de uma nota ruim na escola. Para animá-lo um pouco, você pode pedir para entregar ou cozinhar a comida favorita dele. Um prato de macarrão com queijo não vai fazer a nota dele aumentar, mas pode fazer ele se sentir mais feliz por um tempo.
- A comida é ótima de vez em quando, mas não use-a sempre como uma solução. Se o seu namorado tem tendência a comer demais, tente fazer um prato mais saudável (ou, pelo menos, uma versão mais saudável da comida que ele gosta).
-
4Conte uma piada. O riso pode amenizar uma série de problemas, então, faça o que puder para fazer seu namorado rir. Conte uma piada ridícula que você inventou ou envie vídeos e memes engraçados para ele. [12] X Fonte de pesquisa
- Você pode usar uma piada que tenha a ver com a situação. “Você acha que seu trabalho é ruim? Olha só este vídeo. Aposto que sua perspectiva vai mudar.”
-
5Assista com ele aos programas de TV ou filmes que ele gosta. Se o seu namorado gosta de uma série ou filme específico que sempre faz ele sorrir, então, se aconchegue no sofá com ele para assistirem juntos (melhor ainda se for uma comédia). O programa ou filme pode servir como uma distração. É provável que ele se sinta melhor depois ou, pelo menos, se sinta pronto para falar sobre o que está acontecendo. [13] X Fonte de pesquisaPublicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-squeaky-wheel/201702/the-one-crucial-thing-do-when-your-partner-is-upset
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-squeaky-wheel/201702/the-one-crucial-thing-do-when-your-partner-is-upset
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/am-i-right/201302/silence-can-provide-more-comfort-words
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/ambigamy/201402/mastering-the-art-giving-and-taking-space
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/when-youre-not-expecting/201110/he-just-doesnt-get-how-comfort-me
- ↑ https://www.webmd.com/sex-relationships/guide/kissing-tips-and-benefits# 1
- ↑ https://goodmenproject.com/featured-content/6-kinds-of-compliments-men-would-love-to-hear-more-often-jgc/
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/communication/25-simple-and-creative-ways-cheer-someone.html
- ↑ https://tinybuddha.com/blog/30-ways-to-improve-your-mood-when-youre-feeling-down/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/evolution-the-self/201610/emotionally-upset-20-ways-defeat-negative-feelings
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/science-choice/201609/5-reasons-why-we-crave-comfort-foods
- ↑ http://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/g488/cheer-up-your-boyfriend/
- ↑ http://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/g488/cheer-up-your-boyfriend/
Publicidade