Baixe em PDF Baixe em PDF

A salsinha pode ser utilizada como tempero em vários pratos e pode durar até um ano se desidratada e armazenada apropriadamente. Veja aqui como desidratar a salsinha de forma simples e aumentar seu tempo de duração.

Método 1
Método 1 de 3:

Desidratando a salsinha no forno

Baixe em PDF
  1. Separe as partes mais rígidas do caule das folhas mais macias e pique a salsinha em pedaços de aproximadamente 0,5 cm. Escalde a salsinha em água fervente por uns 20 ou 30 segundos.
  2. Coloque as salsinhas escaldadas na sobre a forma já coberta, distribuindo-as de maneira uniforme. [1]
  3. Leve ao forno na temperatura mais baixa possível. O melhor momento para utilizar o forno é após desligá-lo depois de haver utilizado para outra receita. Caso contrário, opte sempre por deixar por mais tempo a uma temperatura menor do que deixar o forno excessivamente quente, correndo o risco de queimar a salsinha. [2]
  4. O tempo exato vai variar baseado na umidade e altitude de sua região. Siga monitorando, pois ela pode secar de forma bem rápida. A salsinha estará pronta quando estiver quebrando facilmente em suas mãos. [3]
  5. Quebre a salsinha com as mãos ou com um pequeno pilão e remova quaisquer resquícios de talos ou caules. [4]
  6. Guarde-a em um local seco e protegido da luz ou mesmo no freezer. A salsinha desidratada desta maneira poderá durar por longos períodos de tempo, mas começará a perder seu sabor após alguns meses.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Salsinha seca ao ar livre

Baixe em PDF
  1. Caso esteja planejando secar as salsinhas ao ar livre, colha-as no momento em que estão mais macias, que costuma ser pela manhã. Aguarde, contudo, o sol nascer a ponto de secar o orvalho da noite anterior.
    • Não se preocupe em lavar a salsinha caso a tenha colhido. Ela deve estar o mais seco possível para iniciar o processo.
  2. Mantenha-as unidas de forma pouco justa, permitindo que o ar circule entre as folhas. Você pode fazer ramos do tamanho de suas mãos ou um pouco menores. Não os deixe muito apertadinhos.
  3. Elásticos de borracha costumam facilitar o processo, especialmente no caso de ramos maiores. Junte as salsinhas pelos caules, deixando as regiões maiores, com as folhas, mais soltas.
  4. Acondicionando os ramos desta forma, você vai mantê-los protegido da poeira e da luz do sol, que poderia descolorir as folhas. Faça buracos no saco para permitir a circulação de ar.
    • Guarde os sacos em um local seco e arejado. Uma boa opção é deixá-los em um varal ou outra base similarmente vazada.
    • Alternativamente, você pode deixar a salsinha fora do saco de papel e pendurá-las de ponta cabeça na cozinha para que sequem.
  5. A salsinha estará desidratada quando começar a quebrar facilmente em suas mãos. Espalhe os ramos em um balcão, sobre um pedaço de papel ou uma tábua para cortar e despedace as folhas da salinha, lembre-se de remover os caules.
  6. Guarde velhos recipientes comprados e utilizados para armazenar ervas desidratadas para guardar sua salsinha. Guarde em um local seco e arejado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Outras maneiras para desidratar

Baixe em PDF
  1. Embora possam custar um pouco caro, os desidratadores proporcionam um calor mais baixo e melhor controle que o forno. Caso queira desidratar a salsinha de foram rápida, esta pode ser uma opção interessante. [5]
    • Geralmente, desidratadores já trazem uma função específica para ervas. Limpe a salsinha como se fosse desidratá-la no forno e disponha-a nas bandejas do desidratador, conforme as instruções do aparelho.
  2. Tudo que você precisa para desidratar a salsinha é um bom dia ensolarado e uma forma rasa. Certifique-se também de que não há muita umidade, o que poderia prejudicar o processo. [6]
    • Velhas telas de metal para janelas podem ser excelentes ferramentas para suspender as salsinhas na forma. Recorte a tela e coloque-a sobre a forma. Disponha as salsinhas sobre a tela, facilitando a circulação de ar por elas. [7]
    • Durante o dia, vire as salsinhas para que recebam a luz do sol de maneira uniforme. Dependendo de onde vive e da quantidade de sol disponível, o processo pode levar alguns dias ou meio período. Fique de olho e lembre-se de trazer as salsinhas para dentro quando escurecer, para protegê-las do orvalho.
  3. Você pode secar as salsinhas no micro-ondas, mas elas poderão queimar facilmente, além de ser difícil secá-las de forma uniforme. Caso você queira utilizar o micro-ondas, espalhe as salsinhas já limpas em um prato, em uma camada única e ligue o micro-ondas por um ou 2 minutos. Fique atento, caso ela comece a escurecer ou soltar fumaça, retire. [8]
  4. Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesouras para colher as salsinhas;
  • Chaleira de água quente;
  • Vasilha para mergulhar as salsinhas;
  • Forma rasa;
  • Papel ou sacos de pão;
  • Luvas de cozinha.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 219 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade