PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os conflitos humanos sempre fizeram parte de nossa história; contudo, muitos deles podem ser evitados. O primeiro passo é aprender algumas técnicas para impedir a tensão entre você e a outra pessoa: evitar assuntos controversos, adiar conversas complicadas e usar o humor. Quando precisar ter uma conversa delicada, foque no problema e não na pessoa — assim vocês poderão buscar juntos uma solução. Em segundo lugar, você precisa criar mais consciência das emoções suas e dos outros.

Método 1
Método 1 de 3:

Esfriando uma situação tensa

PDF download Baixe em PDF
  1. Em muitos casos, a melhor maneira de se evitar um conflito é deixar o assunto para lá. Pergunte a si mesmo se há algum benefício em falar sobre ele. Caso não haja nenhum em potencial, largue-o de mão. As pessoas mais emocionadas têm mais dificuldades em fazê-lo, mas acredite: vai valer a pena. [1]
    • Suponhamos, por exemplo, que você discorde do seu tio em algum assunto político. Nesse caso, é melhor evitar falar sobre aquilo. Caso seu tio comece com o assunto, desconverse. Diga, por exemplo: "Ah, isso me lembra de uma coisa! Você já viu aquele documentário da Netflix sobre as redes sociais? Vi que está bombando!"

    Dica : Nem sempre é possível evitar o conflito. De vez em quando você precisará saber lidar com ele. Não será possível desconversar, por exemplo, quando você estiver envolvido em alguma confusão no trabalho e precisar desfazer alguma injustiça envolvendo o seu nome.

  2. Você sente que precisa mesmo falar o que pensa? Tudo bem, então. Nesse caso, o mais importante é ser respeitoso e não perder a calma. Não grite e nem culpe o interlocutor. Controle as emoções e use o pronome "Eu" para dizer o que você acha. [2]
    • Por exemplo, se estiver bravo porque sua esposa gastou um monte de dinheiro sem consultá-lo diga: "Você gastou uma fortuna com aquelas coisas supérfluas sem pedir a minha opinião. Da próxima vez eu gostaria de saber antes, tudo bem?"
    • Se algum amigo espalhar algum segredo seu contra a sua vontade, diga a ele: "Você contou para todo mundo que eu tenho uma quedinha pela Mariana e isso me deixou muito chateado. Eu não queria que ninguém ficasse sabendo, cara."
  3. Não há nada de errado em adiar a conversa para pensar um pouco e arejar a mente. Fique refletindo por uns dois dias, pondere bem a situação e coloque a cabeça no lugar. Se, depois desses dois dias, você ainda estiver incomodado com a questão, chame a pessoa para conversar.
    • Por exemplo, se discutir com um amigo ou familiar, diga: "Até quero falar sobre isso com você, mas não agora. Vamos deixar para mais tarde?"
    • Caso o conflito seja com um colega de trabalho, fale ou escreva um e-mail dizendo: "Preciso de um tempinho para processar as informações, mas vamos falar sobre isso em breve!"
  4. Caso as coisas comecem a ficar acaloradas entre você e a outra pessoa, pare por um minuto, identifique o que está acontecendo e explique porque não é produtivo discutir. Se os dois tiverem bom senso, as coisas vão se acalmar. [3]
    • Se a briga for com a namorada ou com a mãe, por exemplo, diga: "Mesmo que fiquemos aqui discutindo até amanhã, o problema não será resolvido. Vamos ser mais producentes e procurar uma solução juntos."
    • Caso discuta com um colega de trabalho, diga a ele que isso não vai ajudar em nada na busca da solução. "Que tal a gente se sentar para conversar calmamente sobre o assunto?"
  5. Em algumas ocasiões, será possível usar o humor para evitar uma discussão muito pesada. Só não vale tirar sarro de outra pessoa ou dizer algo malicioso só para fugir do assunto principal. Você até pode bancar o brincalhão, desde que não perca o respeito. [4]
    • Por exemplo: você tem algum amigo que sempre se atrasa para os compromissos marcados? Faça alguma piada mais ou menos assim: "Na primeira oportunidade que eu tiver, vou adiantar o seu relógio em 20 minutos!"
    • Algum colega de trabalho gosta de criticar tudo o que o você faz? Dê uma brincada: "Ô, Leandro, você não quer aproveitar e dar uma olhada no meu novo projeto? Se você gostar, já vou começar a comemorar de antemão!"

    Dica : Sempre que apelar para o recurso do humor, sorria para frisar que está brincando e nada disposto a discutir sobre o assunto.

  6. Quando perceber quaisquer problemas com algum colega, amigo ou familiar, aja imediatamente. Converse com a pessoa e, se necessário, chame um mediador para participar e servir de testemunha. Não espere as coisas saírem de proporção para agir.
    • Suponhamos, por exemplo, que você e um amigo muito próximo comecem a brigar por causa de coisinhas bobas. Ao primeiro sinal de problemas, sente-se para conversar com ele. Pergunte o que há de errado e se há algo a seu alcance para melhorar a convivência.
    • Caso você e um colega de trabalho vivam discutindo por causa de assuntos sem importância, peça para um funcionário do RH marcar presença como mediador enquanto vocês discutem o assunto.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando com a pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. A melhor hora é aquela em que os dois estiverem sozinhos e com tempo para se sentarem para falar sobre o problema. Chame o colega para ir a um local neutro, em que nenhum dos dois se sinta mais vulnerável que o outro. Pode ser um lugar privado ou público — tudo depende da natureza do conflito. [5]
    • Envie uma mensagem para a pessoa ou diga pessoalmente mesmo: "Quero muito falar com você hoje mais tarde. Pode me encontrar na sala de reuniões às 17:30?"

    Dica : Você já teve alguma experiência ruim com a pessoa e teme que a coisa possa sair do controle? Nesse caso, leve um mediador, que também servirá de testemunha.

  2. Quando chegar a derradeira hora da conversa, procure não jogar a culpa nas ações da pessoa com suas palavras. Em vez disso, explique exatamente qual é o problema e o que precisa ser feito para resolvê-lo. Evite mencionar traços de caráter da pessoa, mesmo que os enxergue como a causa do problema. [6]
    • Se estiver tendo problemas com um colega de trabalho, por exemplo, diga: "Como a data de entrega do projeto não foi cumprida, precisamos compensar o tempo perdido a partir de agora." Percebe como essa abordagem é bem melhor do que chamar a pessoa de incompetente e jogar sobre ela toda a culpa?
    • Suponhamos que alguém da sua família não tenha levado o lixo para fora. Diga a ele: "O caminhão passou e o lixo ainda estava aqui dentro. Agora vamos precisar levá-lo ao centro de coleta do bairro". Se você chegar gritando que o seu irmão é preguiçoso e irresponsável e que a casa está malcheirosa por causa dele, não vai adiantar muita coisa.
  3. . Depois de se expressar, dê ao outro uma chance de falar também. Na vez dele, seja todo ouvidos. Olhe-o nos olhos, acene com a cabeça e diga palavras afirmativas como "sim" e "entendo" para mostrar que está ouvindo. Pegar no celular, nem pensar! [7]
    • Caso a pessoa diga algo que não tenha ficado muito claro, dê a ela a chance de explicá-lo novamente: "Como assim o instruiu sobre o que deveria ter sido feito?"
    • As perguntas também servirão para que a pessoa continue falando. Pergunte mais: "O que você sugere nesse caso?" "O que acha de fazermos isso ou aquilo?"
  4. Depois de expressar sua opinião e ouvir a versão do outro, direcione a conversa para a busca da solução. Pergunte ao interlocutor se ele tem alguma sugestão para o problema e mostre que águas passadas não movem moinhos. [8]
    • Caso tenha problemas com algum colega de trabalho, diga algo como: "Agora que todos sabemos o que deve ser feito, vamos fazer acontecer! Você tem alguma sugestão para começarmos?"
    • Após identificar o motivo da aflição de seu familiar ou namorado, diga: "Certo, você não gosta que eu fique fazendo perguntas sobre o trabalho. Você prefere que eu nunca mais fale sobre isso, ou basta que eu o faça com menos frequência?"
  5. Sempre que se pegar em um conflito, procure focar no lado positivo da situação. Sim, esses tipos de embate são desconfortáveis, mas podem nos ajudar a crescer como pessoas e como profissionais. Portanto, procure sempre focar no que a experiência traz de positivo. Ame as suas circunstâncias! [9]
    • Quando bem resolvidos, os conflitos entre pessoas maduras costumam estreitar os laços no fim das contas.
    • As pessoas maduras também são capazes de tirar lições valiosas de conflitos com colegas de trabalho.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sabendo agir quando as emoções estiverem à flor da pele

PDF download Baixe em PDF
  1. Você tem algum amigo ou parente que sabe guardar segredos? Caso se sinta confortável fazendo isto, compartilhe com ele o que aconteceu. O simples fato de falar sobre o assunto e colocar algumas emoções para fora por meio das palavras ajudará. Você se sentirá melhor e aprenderá cada vez a mais a resolver os problemas antes que eles tomem maiores proporções. [10]
    • Quando tiver problemas com um colega de trabalho, por exemplo, desabafe com sua esposa.
    • Caso tenha problemas com algum amigo ou com seu cônjuge, converse com pessoas sem envolvimento na questão. Os amigos o acolherão e o ajudarão a colocar a cabeça no lugar.
  2. O melhor a se fazer para se evitar conflitos é manter a calma. Para tal, você precisa se conhecer e saber controlar as próprias emoções. Quando ficar irritado com algo, comece a reparar nas reações fisiológicas em seu corpo. [11]
    • A raiva, por exemplo, causa um aperto no peito, uma sensação de borboletas no estômago e tensão nos ombros.

    Dica : Algumas vezes ao dia, pare e preste atenção em seu corpo para ver se ele está tenso. Comece por reparar nos dedos dos pés e vá subindo até a cabeça. Para aliviar os efeitos, respire fundo e faça uma massagem nas áreas mais tensas.

  3. Aprenda algumas técnicas de relaxamento para se acalmar. Ficar bravo só aumenta as chances de conflitos. Quanto mais irritado você ficar, mais difícil será resolver os problemas. Portanto, quando se pegar estressado, tente relaxar por meio de exercícios de respiração profunda . Outras boas opções são praticar yoga e meditar . [12]
    • Pratique as técnicas de relaxamento diariamente para tê-las na manga sempre que necessário.
    • Quer uma sugestão? 15 minutos antes de ir para a cama, pratique uma das técnicas de relaxamento sugeridas neste artigo. Quanto mais você as colocar em prática, mais eficazes elas se tornarão.
  4. Demonstre empatia pelo próximo, mesmo diante de conflitos. Damos o nome de empatia ao processo de se colocar no lugar do outro a fim de tentar compreender como ele se sente perante determinadas palavras e ações. É esse o caminho para a compreensão mútua e para o amadurecimento emocional. [13]
    • Para ser empático, pergunte a si mesmo o que a pessoa deve estar sentindo. Só reaja depois desse exercício interno.
    • Preste atenção nas expressões corporais e no semblante das pessoas. Perceba, por exemplo, que elas franzem o cenho quando contrariadas.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 15 366 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade