Baixe em PDF
Baixe em PDF
Felizmente, a natureza nos presenteou com mais de uma dezena de fatores de coagulação, para evitar que sangremos até a morte. Porém, existem certas condições que nos predispõem a ter um sangue hipercoagulável e que não podem ser mudadas, como gravidez, câncer, o uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais, o tabagismo, nossa constituição genética, etc. No entanto, existem condições que podem ser revertidas ou reduzidas consideravelmente através de métodos abaixo naturais. Aprenda quais são eles lendo os Passos abaixo.
Passos
-
Seja ativo. Qualquer atividade que envolve a ação dos músculos esqueléticos é muito boa para evitar a formação de coágulos sanguíneos. A energia que gastamos quando fazemos atividades físicas 30 minutos por dia, de cinco a sete vezes por semana, equivale a um gasto de 600 a 1200 calorias por semana.
- Os exercícios não precisam ser sempre chatos. Há várias atividades que além de divertidas também são úteis para evitar o surgimento dos coágulos. Elas incluem a caminhada, corrida, natação, atividade aeróbica, a prática de algum esporte ou ciclismo. Para a Associação Americana do Coração, realizar essas atividades por cerca de 30 minutos alguns dias na semana (de preferência, todos os dias), lhe dará resultados muito favoráveis. [1] X Fonte de pesquisa
-
Faça alguns exercícios específicos depois de um longo período de imobilidade. Realizar movimentos específicos para prevenir a formação de coágulos nas veias durante uma viagem longa, ou depois de uma cirurgia de grande porte, são uma boa ideia para manter a fluidez do sangue. [2] X Fonte de pesquisa
- Comece girando os tornozelos no sentido horário e anti horário e depois flexione e estenda a articulação dos tornozelos. Depois, você pode fazer o mesmo com a articulação dos joelhos. Termine com a flexão e extensão da articulação do quadril. [3] X Fonte de pesquisa
- Usar meias de compressão também facilita a circulação venosa.
-
Tome um suplemento. Pessoas que não ingerem uma quantidade suficiente de ômega 3 devem considerar usar um suplemento para suprir a carência desse ácido graxo . Ele pode ser encontrado na forma de óleos de peixe e óleo de linhaça. Tomar cerca de 500 mg desse suplemento é suficiente para fornecer ao corpo a quantidade de ômega 3 necessária.
- No entanto, se você já sofreu alguma complicação devido à formação de um coágulo sanguíneo (como um ataque cardíaco), dobre a dosagem (ou seja, 500 mg duas vezes por dia) para obter resultados benéficos.
-
Mantenha seu corpo hidratado. Ingerir bastante líquido sempre ajuda muito. Um corpo desidratado é um corpo não lubrificado, onde as células sanguíneas são forçadas a grudar umas nas outras para formar coágulos. Um organismo bem hidratado cria um fluxo sanguíneo regular, que elimina qualquer coágulo ou placa que pode se formar.
- Se você estiver tomando afinadores de sangue, saiba que o álcool também pode interferir. Por isso, evite episódios de consumo pesado de álcool. O mais recomendável, nesses casos, é limitar a ingestão de bebidas alcoólicas bebendo uma taça de vinho tinto por dia.
Publicidade
-
Consuma chocolate amargo sem culpa. Essa novidade irá agradar muito aos chocólatras. Pesquisadores no instituto John Hopkin’s descobriram que comer duas colheres de sopa de chocolate amargo ajuda na prevenção dos coágulos. [4] X Fonte de pesquisa
- O chocolate amargo contem um metabólito chamado flavonoide, que ajuda a manter o sangue fino, trabalhando de maneira semelhante à aspirina. Eles são fitoquímicos naturais que podem ser encontrados em plantas. No entanto, é preciso ter cautela com a ingestão dos ingredientes que acompanham o chocolate, como a manteiga e o açúcar.
- A vitamina E também tem bastante flavonoide. O abacate, espinafre, amêndoas e amendoins são boas fontes de vitamina E.
-
Use alho e cúrcuma. Esses temperos possuem propriedades naturais anti-inflamatórias. A cúrcuma contém curcumina, que tem o poder de diminuir a inflamação e de mantê-la sob controle. A inflamação é uma das principais causas da arteriosclerose, ou endurecimento das artérias.
- A curcumina é ótima para o coração, pois pode reduzir em cerca de 26% os depósitos de gordura nas artérias.
- O consumo regular de alho ajuda a desobstruir as artérias. Ele mantém a pressão sanguínea sob controle e previne a formação de coágulos.
-
Consuma romã e toranja. A romã contém fitoquímicos que exercem a função de antioxidantes, protegendo as artérias contra danos. Esta fruta rica em antioxidantes estimula o corpo a produzir óxido nítrico em abundância, que por sua vez permite o fluxo ininterrupto de sangue e mantém as artérias desobstruídas.
- A toranja contém pectina, que é uma fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol. Isso também minimiza as chances de aterosclerose.
-
Consuma mais mertilos, uvas e cerejas. Veja o motivo:
- Consumir mirtilos, que são ricos em potássio, ajuda a diminuir os níveis de LDL (o colesterol ruim) e a aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, o risco de desenvolver doenças relacionadas ao coração é diminuído em 40%.
- As uvas vermelhas são excelente fonte de luteína, que é um carotenóide que reduz as possibilidades de arteriosclerose. Isto também impede/reduz as possibilidades de espessamento da artéria carótida na região do pescoço.
- As cerejas têm 17 elementos que ajudam a limpar as placas que causam o entupimento das artérias. Elas também têm fibras que são benéficas para a redução do colesterol.
-
Consuma bastante vitamina K. Pacientes que estão tomando medicamentos afinadores de sangue, como a Warfarina, devem consumir regularmente alimentos ricos em vitamina K, pois esses alimentos interagem com esse medicamento. Ingerir uma grande porção de alimentos ricos nessa vitamina um dia e não consumir nada no outro pode causar uma grande variação no tempo de protrombina no sangue. [5] X Fonte de pesquisa
- A protrombina é um indicador do tempo que o sangue leva para coagular. O teste para monitorar esse tempo é chamado de PT INR. Para pacientes em terapia com Warfarina, a meta é manter esse nível em uma variação de 2 a 3 unidades.
- Alimentos ricos em vitamina K incluem vegetais verdes folhosos, como couve-de-folhas, espinafre, mostarda, couve-galega, nabo, brócolis, alface romano, couve de Bruxelas e óleo de canola e de soja.
-
Consuma maçã e melancia. As maçãs contêm pectina, uma fibra solúvel que ajuda no processo de manter as artérias desobstruídas. Elas são ótimas fontes de potássio e magnésio, que são capazes de prevenir e até mesmo reverter o endurecimento das artérias.
- A melancia é um alimento muito bom para o coração. O consumo dessa fruta produz óxido nítrico, que pode desobstruir e também melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos. Também diminui com sucesso os níveis da pressão arterial.
-
Consuma bastante abacaxi e kiwi. A bromelaina é uma enzima presente no abacaxi. Ela destrói os coágulos e também possui a propriedade de dissolver/desintegrar a fibrina, que é responsável pela agregação de plaquetas. Essa enzima dissolve a fribrina dos coágulos sanguíneos estimulando a produção da plasmina. Também ajuda a impedir que as plaquetas grudem no endotélio (parede dos vasos sanguíneos). [6] X Fonte de pesquisa
- O kiwi também possui propriedades que reduzem a coagulação sanguínea. Ele é enriquecido com nutrientes e minerais, como vitamina C, potássio, cobre, magnésio e fibra. Ele também ajuda a desobstruir as artérias, quebrando as gorduras que se acumulam no sangue. Essa fruta também tem propriedades anti-inflamatórias! [7] X Fonte de pesquisa
-
Procure alimentos ricos em salicilatos. Os salicilatos são compostos que inibem a formação de coágulos. Eles são encontrados em abundância em muitas ervas e temperos, como timo, cúrcuma, gengibre, páprica, canela e caiena.
- Também podem ser encontrados em frutas como oxicoco, morango, mirtilo, laranja, ameixa, passas e uvas.
- Além disso, também são encontrados em bebidas como chá verde, vinho, mel, vinagre e suco de maçã.
Publicidade
Dicas
- Use roupas confortáveis e largas. As roupas muito justas podem restringir o fluxo de sangue, resultando na formação de coágulos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/stroke/news/20030508/exercise-can-help-dissolve-blood-clots
- ↑ http://www.nativeremedies.com/ailment/blood-clots-thrombosis.html
- ↑ http://health.howstuffworks.com/wellness/natural-medicine/home-remedies/home-remedies-for-varicose-veins1.htm
- ↑ 2.) http://www.naturalnews.com/021101_dark_chocolate_flavonoids.html
- ↑ http://www.clotcare.com/vitaminkandwarfarin.aspx
- ↑ http://theconsciouslife.com/foods-dissolve-blood-clots.htm
- ↑ http://www.healthline.com/health/heart-disease/blood-thinners#3
Publicidade