Baixe em PDF
Baixe em PDF
Perder peso pode ser uma verdadeira luta, mas continuar magra é mais difícil ainda. Esse artigo vai ajudá-la perder alguns quilos rapidamente para uma festa ou as próximas férias e depois manter a forma que conseguiu alcançar.
Passos
-
Coma menos e faça mais exercícios. Simples assim. O objetivo é queimar mais calorias que você consome por dia.
- Um quilo equivale a aproximadamente 7 mil calorias, o que significa que você tem que queimar 7 mil calorias a mais do que consome para perder um quilo. [1] X Fonte de pesquisa
- Reduza seu consumo de calorias diminuindo o tamanho das porções. Lembre-se de ler os rótulos de tudo que come para poder contar as calorias.
- Coma porções menores e faça pequenos lanches durante o dia. Isso vai acelerar seu metabolismo e evitar que seu corpo estoque gordura.
- Faça exercícios aeróbicos como corrida, caminhada, natação e bicicleta. Eles vão ajudar a acelerar o metabolismo e queimar calorias.
- Lembre-se de que os exercícios queimam calorias, mas não fazem você perder peso sozinho. Você necessariamente tem que comer menos para perder peso. [2] X Fonte de pesquisa
-
Pare de comer duas horas antes de dormir. Seu metabolismo desacelera muito durante o sono, dificultando a digestão. Por outro lado, comer cedinho durante a manhã vai dar a você a energia necessária para encarar a rotina.
-
Não pule refeições. Pular refeições vai fazer com que seu corpo entenda que está passando fome, estocando gordura.
- Pense no seu metabolismo como fogo e a comida como o combustível. Se você quiser manter o fogo forte, tem que continuar jogando gravetos, jornal e madeira nele. Se você parar de jogar essas coisas, ele vai acabar apagando. Do mesmo jeito, se você passar fome, seu metabolismo vai ficar mais fraco com o tempo.
- É melhor comer quatro ou cinco pequenas porções por dia do que comer duas ou três refeições grandes, porque seu corpo vai ter mais tempo para digerir a comida.
- Considere fazer refeições menores com lanches nos intervalos. Isso vai manter seu metabolismo funcionando durante o dia. Experimente esses lanches saudáveis entre as refeições: um pedaço de fruta como banana ou maçã, um copo de iogurte, uma barrinha de cereal, cenourinhas e ricota ou uma salada verde com tempero natural.
-
Beba muita água. Você sabia que às vezes o corpo humano confunde fome e sede? Se você está com vontade de comer alguma coisa, mas não sentir fome, provavelmente seu corpo está desidratado.
- Você deve beber um mínimo de 8 copos de água por dia.
-
Coma frutas, vegetais e proteínas magras. Essas comidas são ricas em proteínas e dão ao seu corpo a nutrição apropriada, sem adicionar calorias extras.
- Troque o pão e arroz brancos pelas versões integrais.
- Corte as calorias vazias que vem dos pães, massas, álcool e alimentos com muito açúcar.
Publicidade
-
Varie sua dieta e a rotina de exercícios. Nosso corpo se acostuma com a dieta e os exercícios muito rapidamente. Surpreenda seu corpo alternando o plano de exercícios para não entrar em um platô que não ajudará você a perder peso.
- Alterne entre comer 6 pequenas porções em um dia e 3 refeições grandes no próximo dia.
- Troque entre exercícios físicos e exercícios com peso durante a semana.
- Alterne os exercícios durante o treino para não cair numa rotina chata. Por exemplo, corra por 3 minutinhos e depois caminhe por 1. Assim, seu corpo queimará mais calorias.
-
Evite o exagero. A perda de peso pode liberar o desejo de exagerar e comer demais. A melhor maneira de evitar isso é comer as coisas que você tem vontade, com moderação. Se você está sempre se privando de comer, vai ficar muito mais propensa a exagerar.
-
Não volte para os velhos hábitos alimentares. Se você perdeu peso, seu estômago provavelmente diminuiu, o que significa que precisa de menos comida para se sentir cheia. Escute o seu corpo e coma só o necessário para se satisfazer. Se retomar os velhos hábitos alimentares depois de alcançar o peso desejado, você provavelmente vai ganhar todo o peso de novo.
-
Encontre um plano de alimentação e exercícios que possa fazer. Se estiver sofrendo muito para seguir o plano, vai acabar desistindo – é natural. Encontre um estilo de vida adequado para você.
- Faça um exercício que você goste. Se estiver se divertindo, você vai conseguir fazer a atividade por mais tempo.
Publicidade
-
Lembre-se de que bebidas quentes como café e chá podem aumentar a sensação de saciedade. Se você está tentando cortar cafeína, escolha chás livres dela.
-
Encontre alternativas saudáveis para suas comidas prediletas. Se você gosta muito de doces, experimente comer chocolate amargo, mel, iogurte e frutas ao invés de sorvete, biscoitos e bolo. Isso vai matar a vontade de comer doces sem comprometer a barriguinha!
-
Faça um diário de dieta. Pessoas que mantém um diário de alimentação e exercícios perdem mais peso do que as pessoas que não têm um. [3] X Fonte de pesquisa Registrar seu comportamento ajuda a notar os padrões e determinar o que funciona e o que não funciona para você.
-
Não se pese todo dia. Isso vai induzi-la ao erro, porque o peso de todo mundo varia entre 1 a 2 kg por dia. [4] X Fonte de pesquisa O importante é ter consistência no longo prazo.
-
Beba um copo de água ou coma uma fruta antes de cada refeição. Isso vai ajudar a encher seu estômago para que você se sinta satisfeita mais rápido.
-
Encontre um parceiro de perda de peso. Vocês podem trocar ideias e dicas, motivando um ao outro quando estiverem com vontade de desistir.
-
Tire fotos “antes e depois”. Isso vai ajudá-la a ficar motivada e criará uma sensação de dever cumprido quando você olhar a foto do “depois”.Publicidade
Avisos
- Consuma calorias suficientes para se sustentar. Não coma menos de 1200 calorias por dia.
- Preste atenção nos seguintes indícios de desnutrição: músculos reduzidos, letargia, dificuldade de manter o calor do corpo, baixa imunidade, dificuldade para respirar e queda de cabelos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.mayoclinic.com/health/exercise/SM00109
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/dr-jonny-bowden/exercise-benefits_b_1777630.html
- ↑ http://www.webmd.com/diet/news/20120713/food-journal-write-it-down-shed-more-pounds
- ↑ http://www.fitday.com/fitness-articles/fitness/weight-loss/weight-fluctuations-explained.html#b
Publicidade