Baixe em PDF Baixe em PDF

Ginastas têm a capacidade de empurrar seus corpos aos seus limites exteriores, demonstrando façanhas de flexibilidade que parecem quase sobre-humanas. Seus saltos, flips e tombos são deliciosos de assistir, e é por isso que a ginástica é um dos esportes olímpicos mais populares. Mas por trás de cada movimento há inúmeras horas de prática e treinamento. Ser ginasta requer força mental e agilidade física. Continue lendo para saber como começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aprendendo o básico

Baixe em PDF
  1. Ser flexível é uma das qualidades mais importantes de um ginasta, então é melhor ir trabalhando nessa flexibilidade! Fazer alongamentos e outros exercícios todos os dias vai tornar seu corpo mais flexível, tornando seus movimentos mais graciosos e leves. Ser flexível também melhora a sua coordenação motora. Para melhorar a sua flexibilidade, faça estes exercícios todos os dias: [1]
    • Gire o pescoço e tente aproximar os ouvidos dos ombros sem os levantar.
    • Depois faça o alongamento de ombros, onde você puxa um braço de cada vez passando pelo tórax.
    • Estique o seu peito, entrelaçando os dedos atrás das costas e estendendo os braços para cima.
    • Alongue as costas: fique em posição de flexão e tente tocar o chão com os quadris.
    • Alongue os tendões e as costas inclinando-se para frente para tocar os dedos dos pés.
    • Pratique splits até conseguir fazer um split completo com facilidade.
    • Sentado, traga o joelho até o queixo. Repita com o outro joelho.
    • Faça pontes . Comece deitado com os joelhos dobrados. Coloque as mãos no chão atrás de sua cabeça e levante o corpo em uma posição de ponte.
  2. É um movimento divertido da ginástica que irá ajudá-lo a se acostumar a usar o corpo de forma pouco usual. Você também vai aprender como é estar de cabeça para baixo. Para começar, agache perto do chão com as mãos firmemente plantadas no solo. Vire a cabeça e role para frente com as costas, deixando as pernas seguirem naturalmente. Continue praticando até conseguir fazer um salto mortal facilmente. [2]
    • Vire a cabeça para baixo e não role diretamente sobre seu pescoço. Jogar o peso sobre o pescoço é perigoso e pode causar lesões.
    • Tente uma versão mais avançada do salto mortal. Fique de pé e rapidamente salte sem se apoiar com as mãos no meio do movimento.
  3. Pratique uma estrelinha . Encontre um ponto macio ou gramado. Este não é um movimento perigoso, mas você pode cair algumas vezes antes de pegar o jeito. Comece em uma posição ereta com o seu dedo do pé direito (ou esquerdo, se você for canhoto) apontado para frente e as mãos acima da cabeça. Incline-se para frente, com o corpo de lado, e coloque a mão direita no chão, seguida da esquerda. Quando as mãos tocarem o chão, chute as pernas e use os braços para suportar seu peso. Seu pé esquerdo deve tocar o solo primeiro.Termine o movimento ficando de pé. [3]
    • Nas primeiras vezes, será difícil conseguir elevar as pernas. Continue praticando até se acostumar com a sensação. Eventualmente, você deve conseguir sem dobrar os joelhos.
    • Tente aterrissar com ambos os pés ao mesmo tempo, em vez de um de cada vez. Mantenha os pés juntos e plante-os no chão.
  4. Veja se você pode fazer uma parada de mão . Esta é a base de muitos movimentos de ginástica, e você pode aperfeiçoar em casa antes de ter aulas. Encontre um lugar macio para a prática. Fique em pé com as mãos sobre sua cabeça. Dê um passo em frente com o seu pé direito (ou esquerdo, se você for canhoto) e dê impulso para frente para plantar suas mãos no chão. Ao mesmo tempo, chute as pernas para cima, mantendo-as em linha reta e juntas. Mantenha a posição por um momento antes de deixar cair os pés de volta ao chão e e ficar de pé. [4]
    • Pode ajudar praticar contra uma parede ou um apoio.
    • Mantenha seu queixo para dentro e os ombros contra os ouvidos.
  5. Se você acha que tem uma aptidão para a ginástica, e está pronto para tentar movimentos mais complicados, é hora de ter aulas. Um treinador de ginástica qualificado irá ensiná-la a fazer movimentos avançados da forma correta. Você vai aprender a fortalecer os músculos para poder executar movimentos com perfeição. Também importante, o seu treinador mostrará como treinar sem arriscar sua segurança.
    • Um treinador pode ajudá-la a aprender movimentos avançados, impossíveis de praticar em casa.
    • Em uma academia de ginástica, você vai ter que aprender a usar equipamento profissional e realizar movimentos avançados.
    • Para encontrar aulas de ginástica perto de você, faça uma pesquisa online. Provavelmente, você vai encontrar uma grande variedade de opções, desde aulas gratuitas a aulas particulares mais caras. Em clubes, o seu nível de habilidade será avaliado e poderá ser instruído de acordo com a classe em que você se encaixaria melhor.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Pensando como uma ginasta

Baixe em PDF
  1. Ginastas jogam seus corpos no ar como se não fosse grande coisa. Para ser um bom ginasta, você tem que estar disposto a assumir riscos físicos para ver o que o seu corpo é capaz de fazer. É normal sentir um frio na barriga antes de tentar um novo movimento, mas você precisa superar o nervosismo se quiser se destacar. Quanto mais você praticar, menos assustador será.
    • Já que a ginástica envolve risco, com a ajuda de um treinador você vai aprender a minimizar os perigos usando a postura correta. Seu instrutor só vai ensinar movimentos que ele achar que você consegue fazer.
    • Você vai cair muitas e muitas vezes enquanto treina. Mas vai ter que se levantar e continuar. A experiência vem na forma de muita dor e muitas lágrimas. Mas se você for uma ginasta determinada, os resultados vão valer à pena.
    • Concentrar-se na tarefa é uma boa maneira de superar o medo. Se você focar no que seu corpo precisa fazer, não vai se preocupar tanto em errar.
  2. Seu corpo será mais capaz de se mover do jeito que precisa se você alimentá-lo com alimento saudável. Os atletas precisam de muitas calorias para manter seus músculos fortes, mas é importante cuidar da alimentação para não ganhar muito peso. [5] A dieta de um atleta saudável inclui o seguinte:
    • Muitas frutas, legumes, nozes e outros vegetais minimamente processados.
    • Carne magra, laticínios e outras boas fontes de proteína.
    • Cereais integrais e leguminosos para fornecer carboidratos e energia.
    • Evite alimentos açucarados, refrigerantes, alimentos processados e qualquer coisa que diminua sua energia.
    • Não se esqueça de se manter hidratado: beba de seis a oito copos de água por dia, especialmente antes e depois dos treinos.
  3. A ginástica é como a dança: o desempenho envolve estilo e graça. Ginastas e dançarinos têm uma conexão mente-corpo especial que é rara de se ver. É uma consciência especial do que seus corpos podem fazer, e uma capacidade de se mover com pura confiança. Atividades físicas, emocionantes, movimentadas e radicais pode dar a você mais confiança no seu corpo. Experimente uma destas ideias:
    • Aulas de dança. Tente hip hop, salsa, ou balé para iniciantes. Se não quiser ter aulas, basta sair para dançar e se perder na dança.
    • Tente artes marciais. Capoeira, karatê ou jiu jitsu.
    • Pratique yoga. É uma ótima maneira de entrar em sintonia com seu corpo e melhorar a sua flexibilidade também.
  4. A vontade de se esforçar dia após dia é uma marca registrada de cada ginasta bem sucedido. Ficar boa em movimentos de ginástica leva muita prática e não há realmente nenhuma maneira de evitar o esforço. Mesmo ginastas amadores podem treinar frequentemente como quatro horas por dia, quatro vezes por semana, treinos leves e alongamento, dia sim dia não.
    • Além de se esforçar, se você acabar por decidir que quer ser ginasta profissional, pode ter que fazer alguns sacrifícios. Você provavelmente não vai ter tempo para outras atividades extracurriculares, e seu tempo social será limitado, uma vez que vai ter que ficar em boa forma para a prática e competições.
  5. Cada movimento deve ser praticado mais e mais até que você execute-o perfeitamente. Se você não for perfeccionista, essa repetição pode ser frustrante. No entanto, é dever do seu treinador ajudá-la a alcançar a perfeição, uma vez que numa competição, cada movimento que você fizer vai ser julgado. Estar em perfeita forma também é a melhor maneira de evitar ferimentos; a flexão do joelho ou da cintura poderia desequilibrá-la o suficiente para causar uma queda da trave de equilíbrio.
    • Os ginastas têm uma reputação de perfeccionismo e determinação, mas esta abordagem à vida pode dar bons resultados. Não exagere a ponto de prejudicar a saúde ou se ferir apenas para obter um movimento certo. Conheça os seus limites e faça uma pausa quando precisar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avançando para o status de elite

Baixe em PDF
  1. Assim que você souber que quer ser uma ginasta, comece a ter aulas de imediato para que seu corpo adquira flexibilidade cedo. Ao contratar um treinador e melhorar suas habilidades, você vai avançar de nível iniciante para níveis mais elevados e, eventualmente, vai ser bom o suficiente para competir. É importante desenvolver a flexibilidade e memória muscular o mais rápido possível, uma vez que essas qualidades são mais difíceis de alcançar numa idade mais avançada.
    • Se decidir que quer ser ginasta de elite, avalie seu nível de habilidade para saber exatamente onde está e quanto trabalho vai ser necessário para avançar para o próximo nível.
    • Se você possui idade mais avançada, ainda pode se tornar uma boa ginasta, mas fica mais difícil competir em níveis muito elevados. Muitos ginastas atingem seu auge antes dos 18 anos.
  2. Enquanto qualquer um pode ganhar flexibilidade e descobrir o que o seu corpo pode fazer, ginastas profissionais tendem a ter um certo tipo de corpo que é propício ser lançado no ar. Eles são geralmente mais curtos e muito leves, mas fortes. Se você estiver crescendo muito, ou se tende a ser encorpada, ser ginasta profissional pode não dar certo.
    • Treine com um treinador para saber se o esforço vai ajudar seu corpo a chegar onde precisa para competir em um nível de elite. Com o tipo certo de treinamento, você ainda pode conseguir ser ginasta.
    • Não seja dura consigo mesma se seus genes não se identificarem com a ginástica. Não vale a pena morrer de fome ou tentar retardar o seu crescimento; não coloque sua saúde em risco. Tente buscar uma atividade atlética que não dependa tanto de um tipo físico magro.
  3. A ginasta não terá sucesso sem um treinador brilhante ajudando-a ao longo do caminho. Quando começar a ficar séria, procure o melhor treinador em sua área o mais rápido possível. Trabalhe com o seu treinador para melhorar suas habilidades ao ponto onde você possa começar a participar de competições profissionais.
    • Você provavelmente não vai encontrar quem está procurando no ginásio local. Na verdade, você pode ter que viajar para uma cidade diferente para trabalhar com o melhor treinador disponível.
    • Quando seu nível de habilidade for alto o suficiente, você pode competir como parte de uma equipe. Cada equipe terá certos requisitos que seu treinador ajudará a conhecer.
    • Assista a vídeos de ginastas olímpicas, como Gabrielle Douglas e Aliya Mustafina, para ver sua arte e técnica. Isso irá ajudá-la na competição.
  4. Ao nível da elite, sua vida se resumirá em ginástica. Metade do dia, quase todos os dias, será gasto com treinamento. Você vai aprender as habilidades de nível elevado que simplesmente não poderiam ser dominadas de outra forma. Se quiser competir com os melhores, você tem que se tornar uma especialista em ginástica, e isso significa fazer da ginástica a parte mais importante de sua rotina diária.
    • Muitos ginastas de elite praticam em casa para ganhar flexibilidade. Não há muito tempo para outras atividades extracurriculares.
    • A fim de trabalhar com os melhores treinadores e equipes, você pode ter que mudar de cidade, ou até mesmo de país, como muitas atletas de elite têm feito.
    • A recompensa por dedicar sua vida à ginástica será ver o seu corpo fazer coisas incríveis - e talvez ganhar algumas medalhas, também.
    Publicidade

Dicas

  • Vista roupas confortáveis. Neste caso, collants, ou calças largas e confortáveis e tops caem bem. Você precisa ficar completamente livre para se movimentar em suas roupas; você não vai chegar muito longe vestindo jeans e casaco.
  • O seu treinador deve ser duro e encorajar você. Porém, se ele estiver fazendo você perder muito peso, ou não permitir pausas quando você realmente não aguenta mais, fique atenta.
  • Tente sempre dar o seu melhor quando estiver fazendo ginástica, para poder melhorar a sua flexibilidade.
Publicidade

Avisos

  • A ginástica é um esporte perigoso. É possível morrer em níveis elevados. No mínimo, você vai se ferir pelo menos uma vez. Considere isso antes de começar.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um collant;
  • Garra;
  • Fita;
  • Laquê (para manter os cabelos firmes);
  • Um treinador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 040 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade