PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As omeletes são um clássico de qualquer refeição do dia. Porém, por serem frágeis, elas podem ser bem difíceis de virar. Felizmente, basta aprender a forma correta de usar uma espátula e uma frigideira, bem como algumas técnicas, para dominar a arte de virar uma omelete, deixando-a bonita e gostosa ao mesmo tempo.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando uma espátula

PDF download Baixe em PDF
  1. Na hora de virar uma omelete, o timing é essencial. Normalmente, o recomendado é que você espere o ovo se solidificar nas beiradas. Depois que as bordas ficarem branquinhas, vai ser uma questão de segundos até o ovo endurecer por completo. Com o fogo no médio, espere até o centro da omelete ficar levemente durinho. [1]
    • Virar a omelete apenas quando as beiradas começarem a dourar pode fazer com que ela fique durinha por fora e líquida por dentro.
  2. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Escolha o lado mais durinho e insira a espátula até 1/3 do caminho. Não a leve até o centro. Do contrário, a omelete pode acabar se partindo ao meio.
    • Caso não consiga passar a espátula por baixo dos ovos sem arrancar pedaço, pode ser que você não tenha usado óleo ou manteiga o suficiente ou que precise deixar a omelete endurecer um pouco mais.
  3. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Antes de virar a omelete, veja se a parte em que você inseriu a espátula não está se desfazendo. A espátula deve pegar apenas 1/3 da parte inferior da omelete. [2]
    • Caso a omelete comece a se desfazer, tente virá-la por outro lado ou espere alguns segundos para os ovos cozinharem um pouquinho mais.
  4. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Caso a omelete já esteja branca nas beiradas e levemente sólida no centro, ela está pronta para ser virada. Com cuidado, levante um dos lados com a espátula e dobre-a ao meio. Pressione-a no topo para que os dois lados grudem no meio.
    • Deixe o lado em contato com a frigideira fritar até ficar douradinho. Em seguida, vire a omelete outra vez e doure o outro lado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Passando a omelete para um prato

PDF download Baixe em PDF
  1. Não use nem um prato do mesmo tamanho, nem um menor do que a frigideira. Do contrário, a omelete não vai caber e pode acabar escorrendo para os lados.
  2. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Uma vez que a parte de baixo da omelete estiver durinha, você conseguirá deslizá-la para fora da frigideira sem quebrá-la. [3] Encoste a frigideira no prato para reduzir o espaço percorrido pela omelete. O objetivo é deslizá-la para fora da frigideira, não largá-la em queda livre.
    • Não despeje toda a omelete no prato. Você vai precisar da borda da frigideira para dobrá-la ao meio.
  3. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Neste ponto, metade da omelete deve estar na frigideira, e a outra metade, no prato. Com cuidado, mova o prato sobre a frigideira, dobrando a omelete ao meio mais uma vez.
    • Não levante muito o prato. Do contrário, você pode acabar arrastando a omelete para fora e derrubando-a. Em vez disso, mova a frigideira lentamente para a frente para dobrar a omelete. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Virando a omelete com a frigideira

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Assim, você poderá balançar o pulso e virar a omelete de uma vez só.
    • Caso você vire a panela mais do que 30°, a omelete pode acabar caindo. Menos do que isso, porém, não lhe dará a inclinação necessária para executar o movimento corretamente. [5]
  2. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Veja se a omelete está durinha por baixo, sem nenhum pedaço grudado na frigideira. Para fazer isso, agite delicadamente a frigideira, fazendo com que a omelete deslize de um lado para o outro. [6]
    • Você vai acabar fazendo uma bagunça danada se tentar virar uma omelete grudada na frigideira. Parte da omelete vai continuar presa, enquanto a outra vai sair voando.
  3. Watermark wikiHow to Virar uma Omelete
    Jogue a panela para frente até o fogo ficar mais ou menos na metade da omelete. Em seguida, balance o pulso para cima de leve para levantar metade da omelete. Por fim, puxe a frigideira de volta para você, levantando a borda externa, para dobrar a omelete ao meio. [7]
    • Caso jogue o pulso para cima com muita força, você pode acabar virando a omelete inteira. Porém, se o movimento for muito fraco, a dobra não vai ficar certinha.
    Publicidade

Dicas

  • O melhor é usar uma frigideira antiaderente de 20 cm. Qualquer tamanho de frigideira é bom para fazer omelete, mas as antiaderentes pequenas são as melhoras para fritar bem os ovos sem que eles percam a forma. [8]
  • Pique os recheios em pedacinhos pequenos e use-os com bastante moderação. Uma omelete excessivamente recheada ou com recheios muito grandes pode ser bem mais difícil de virar.
  • Adicione queijo ralado aos ovos antes de despejá-los na frigideira. O queijo vai dar liga à omelete, de forma que ela provavelmente não vai perder o formato quando você a virar. [9]
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado com o óleo e a gordura na hora de virar a omelete. Caso tenha colocado muito óleo na panela, despeje o excesso em um potinho antes de virar a omelete para não se queimar.
  • Não coloque o fogo no alto. Do contrário, a parte externa da omelete vai cozinhar rápido demais, ao passo que o interior permanecerá líquido. Frite os ovos em fogo médio para que a omelete cozinhe até o centro. [10]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma espátula.
  • Uma frigideira antiaderente de 20 cm.
  • Um prato.
  • Ingredientes para uma omelete (ovos, queijo, recheios).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 196 280 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade