Baixe em PDF
Baixe em PDF
As omeletes são um clássico de qualquer refeição do dia. Porém, por serem frágeis, elas podem ser bem difíceis de virar. Felizmente, basta aprender a forma correta de usar uma espátula e uma frigideira, bem como algumas técnicas, para dominar a arte de virar uma omelete, deixando-a bonita e gostosa ao mesmo tempo.
Passos
-
Espere as bordas da omelete ficarem brancas. Na hora de virar uma omelete, o timing é essencial. Normalmente, o recomendado é que você espere o ovo se solidificar nas beiradas. Depois que as bordas ficarem branquinhas, vai ser uma questão de segundos até o ovo endurecer por completo. Com o fogo no médio, espere até o centro da omelete ficar levemente durinho. [1] X Fonte de pesquisa
- Virar a omelete apenas quando as beiradas começarem a dourar pode fazer com que ela fique durinha por fora e líquida por dentro.
-
Passe a espátula por baixo da omelete. Escolha o lado mais durinho e insira a espátula até 1/3 do caminho. Não a leve até o centro. Do contrário, a omelete pode acabar se partindo ao meio.
- Caso não consiga passar a espátula por baixo dos ovos sem arrancar pedaço, pode ser que você não tenha usado óleo ou manteiga o suficiente ou que precise deixar a omelete endurecer um pouco mais.
-
Levante a omelete levemente pelas beiradas e veja se ela permanece inteira. Antes de virar a omelete, veja se a parte em que você inseriu a espátula não está se desfazendo. A espátula deve pegar apenas 1/3 da parte inferior da omelete. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso a omelete comece a se desfazer, tente virá-la por outro lado ou espere alguns segundos para os ovos cozinharem um pouquinho mais.
-
Vire e dobre a omelete. Caso a omelete já esteja branca nas beiradas e levemente sólida no centro, ela está pronta para ser virada. Com cuidado, levante um dos lados com a espátula e dobre-a ao meio. Pressione-a no topo para que os dois lados grudem no meio.
- Deixe o lado em contato com a frigideira fritar até ficar douradinho. Em seguida, vire a omelete outra vez e doure o outro lado.
Publicidade
-
Pegue um prato aproximadamente 5 cm maior do que a frigideira de cada lado. Não use nem um prato do mesmo tamanho, nem um menor do que a frigideira. Do contrário, a omelete não vai caber e pode acabar escorrendo para os lados.
-
Incline a frigideira e despeje metade da omelete no prato. Uma vez que a parte de baixo da omelete estiver durinha, você conseguirá deslizá-la para fora da frigideira sem quebrá-la. [3] X Fonte de pesquisa Encoste a frigideira no prato para reduzir o espaço percorrido pela omelete. O objetivo é deslizá-la para fora da frigideira, não largá-la em queda livre.
- Não despeje toda a omelete no prato. Você vai precisar da borda da frigideira para dobrá-la ao meio.
-
Dobre a omelete com a borda do prato. Neste ponto, metade da omelete deve estar na frigideira, e a outra metade, no prato. Com cuidado, mova o prato sobre a frigideira, dobrando a omelete ao meio mais uma vez.
- Não levante muito o prato. Do contrário, você pode acabar arrastando a omelete para fora e derrubando-a. Em vez disso, mova a frigideira lentamente para a frente para dobrar a omelete. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Incline a frigideira em um ângulo de 30°, com a parte mais afastada de você para baixo. Assim, você poderá balançar o pulso e virar a omelete de uma vez só.
- Caso você vire a panela mais do que 30°, a omelete pode acabar caindo. Menos do que isso, porém, não lhe dará a inclinação necessária para executar o movimento corretamente. [5] X Fonte de pesquisa
-
Agite delicadamente a frigideira para soltar a parte inferior da omelete. Veja se a omelete está durinha por baixo, sem nenhum pedaço grudado na frigideira. Para fazer isso, agite delicadamente a frigideira, fazendo com que a omelete deslize de um lado para o outro. [6] X Fonte de pesquisa
- Você vai acabar fazendo uma bagunça danada se tentar virar uma omelete grudada na frigideira. Parte da omelete vai continuar presa, enquanto a outra vai sair voando.
-
Jogue a panela para a frente, para cima e para trás em um movimento rápido. Jogue a panela para frente até o fogo ficar mais ou menos na metade da omelete. Em seguida, balance o pulso para cima de leve para levantar metade da omelete. Por fim, puxe a frigideira de volta para você, levantando a borda externa, para dobrar a omelete ao meio. [7] X Fonte de pesquisa
- Caso jogue o pulso para cima com muita força, você pode acabar virando a omelete inteira. Porém, se o movimento for muito fraco, a dobra não vai ficar certinha.
Publicidade
Dicas
- O melhor é usar uma frigideira antiaderente de 20 cm. Qualquer tamanho de frigideira é bom para fazer omelete, mas as antiaderentes pequenas são as melhoras para fritar bem os ovos sem que eles percam a forma. [8] X Fonte de pesquisa
- Pique os recheios em pedacinhos pequenos e use-os com bastante moderação. Uma omelete excessivamente recheada ou com recheios muito grandes pode ser bem mais difícil de virar.
- Adicione queijo ralado aos ovos antes de despejá-los na frigideira. O queijo vai dar liga à omelete, de forma que ela provavelmente não vai perder o formato quando você a virar. [9] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado com o óleo e a gordura na hora de virar a omelete. Caso tenha colocado muito óleo na panela, despeje o excesso em um potinho antes de virar a omelete para não se queimar.
- Não coloque o fogo no alto. Do contrário, a parte externa da omelete vai cozinhar rápido demais, ao passo que o interior permanecerá líquido. Frite os ovos em fogo médio para que a omelete cozinhe até o centro. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma espátula.
- Uma frigideira antiaderente de 20 cm.
- Um prato.
- Ingredientes para uma omelete (ovos, queijo, recheios).
Referências
- ↑ https://www.eggrecipes.co.uk/ways-to-cook/omelettes-tortillas-frittatas/cooking-tips/how-flip-omelette
- ↑ https://www.foodnetwork.com/recipes/alton-brown/perfect-omelet-recipe-2107557
- ↑ https://www.incredibleegg.org/cooking-school/egg-cookery/make-an-omelet
- ↑ https://www.foodnetwork.com/recipes/alton-brown/perfect-omelet-recipe-2107557
- ↑ https://blog.workman.com/2014/04/how-to-fold-an-omelet-a-french-technique/
- ↑ https://www.incredibleegg.org/cooking-school/egg-cookery/make-an-omelet
- ↑ https://www.foodnetwork.com/recipes/alton-brown/perfect-omelet-recipe-2107557
- ↑ https://www.bonappetit.com/test-kitchen/common-mistakes/article/omelet-common-mistakes
- ↑ https://www.finecooking.com/article/mastering-the-omelet
Publicidade