Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você fica preso em um cubículo o dia inteiro, diante de uma vista panorâmica da cidade e de seus arranha-céus? Acha que sua juventude escapou por entre seus dedos? Ou só está pronto para algo diferente — seja o que for? Viva uma aventura! Isso não significa que você deva escalar o monte Everest ou cruzar os oceanos para se sentir realizado (embora essas opções sejam bastante interessantes). Exerça sua imaginação, prepare-se (ou não) e não fique esperando a hora certa . Arrisque-se!
Passos
-
Defina o que é uma "aventura" na sua opinião. As pessoas costumam associar esse conceito a atividades perigosas ou arriscadas. Se não for o seu caso, pense em algo divertido, único e que fuja da sua rotina. [1] X Fonte de pesquisa
- O que caracteriza uma aventura depende de você — suas perspectivas, seus desejos, suas experiências etc. O radical de uns pode ser o rotineiro de outros. Não se preocupe com os outros; se parecer interessante aos seus olhos, é válido.
-
Busque inspiração. Mesmo que suas aventuras dependam de você, examinar as vidas das outras pessoas pode ajudá-lo a esclarecer seus objetivos, desejos e limites.
- Leia livros que narrem aventuras e histórias verídicas. [2] X Fonte Confiável National Geographic Ir à fonte Examine-os não só pelas atividades descritas, mas pelas experiências transformadoras dos seus autores/aventureiros.
- Converse com seus amigos e parentes. Assim, você poderá ficar inspirado e conhecer as histórias de alguém próximo. Talvez aquele seu tio chato possa ter aventuras fascinantes para contar.
- Você também vai descobrir que as outras pessoas têm definições variadas de aventura. Praticar base jumping ? Visitar outros países com apenas um dicionário de bolso, sem itinerários e sem previsão de volta? Soltar a voz na noite de karaokê de um bar? Acampar em locais desconhecidos? Pedir demissão? Não há problema em "pegar emprestadas" ideias que pareçam interessantes.
-
Imagine. Quais são seus sonhos? Que atividades se vê fazendo quando imagina sua viva livre ? Reflita com a aventura em mente e não imponha limites quanto ao que é prático e viável.
-
Saiba por que deve dizer "não" ou "agora não" em algumas situações. Se achar que está ficando chato com a idade, pode ser que você esteja gostando do conforto proporcionado à sua vida (que, antes, era agitada). Isso, aliado ao medo de falhar que todos tem, gerará a receita perfeita para uma vida previsível. [5] X Fonte de pesquisa
- Você adia ou evita seguir seus sonhos mais ousados porque teme a pior das hipóteses? Enfrente essa sensação e crie uma lista de "piores resultados possíveis" para cada aventura. Após anotá-los, considere quão prováveis eles são — de modo racional. [6] X Fonte de pesquisa Compare-os, por exemplo, ao risco de você sofrer um acidente de trânsito no caminho para o trabalho ou de desenvolver câncer.
-
Não tema seus medos. A coragem é o domínio do medo, não sua eliminação. [7] X Fonte de pesquisa Medos são parte dos motivos que tornam aventuras tão interessantes.
- Domine não só seu medo de embarcar em uma aventura, mas também de falhar. Conhece aquele ditado que diz que a jornada é mais importante que o destino final? Pois bem: aceitar o desafio de aprender a surfar é mais importante (e recompensador) que saber se você vai ou não conseguir se manter sobre a prancha e pegar ondas grandes. [8] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Prepare-se para o inesperado. Não espere a hora certa para se aventurar, pois ela nunca chegará. Isso é só uma desculpa que as pessoas usam para não se arriscar.
- Prepare-se menos do que o normal. Faça sua mala normalmente e, depois, obrigue-se a refazê-la com metade do seu conteúdo. Pegue a estrada em destino em mente e sem GPS. Pule de paraquedas sem se preocupar com suas pendências.
- Anule suas expectativas. [9] X Fonte de pesquisa Não ache que sabe o que vai acontecer quando começar um curso de trapézio fixo ou viajar a um país subdesenvolvido para participar de ações voluntárias. Você se surpreenderá, não importa quanto pense que sabe o que vem pela frente. Mergulhe na incerteza.
-
Diga "sim". Quando tiver uma oportunidade, aproveite. Quando alguém pedir que você faça algo incomum (a que diria "não" em situações normais), aceite a oferta. [10] X Fonte de pesquisa Participe daquela maratona amadora na sua cidade, tente conseguir uma vaga em um espetáculo musical local etc.
- Mesmo assim, não perca a noção do ridículo. Se alguém pedir sua ajuda para cometer um crime ou algo do tipo, isso pode ser um pouco demais . Defina seus limites de acordo com suas capacidades físicas ou responsabilidades essenciais — tentando ir um pouco mais além do normal.
-
Forme redes de apoio. Quem disse que embarcar em aventuras precisa ser algo solitário? Faça mochilão pela América do Sul ou pratique rafting com um amigo.
- Passe a fazer parte de um grupo dedicado a aventuras. Essas pessoas poderão dar ideias e apoio a você, além de influenciá-lo a buscar seus objetivos.
- Quando estiver se aventurando, encontre maneiras de manter contato com seus entes queridos. [11] X Fonte de pesquisa O isolamento total é coisa do passado. Compartilhe a emoção da sua aventura com amigos e parentes; eles poderão até incentivá-lo a persistir.
-
Cometa erros. [12] X Fonte de pesquisa Ative o domínio sobre seu medo de falhar. Saiba de antemão que, no início, talvez você não saiba praticar esportes radicais bem. Não tenha medo de visitar a França só porque acha que os parisienses zombarão do seu francês sofrível. Talvez algumas pessoas o zombem. E daí? Ignore-as e continue sua aventura.
-
Na hora do "ou vai ou racha", vá . [13] X Fonte de pesquisa Não ceda ao impulso de dizer "Eu sabia que não conseguiria" quando as coisas ficarem difíceis. Não desista da aventura por causa das dificuldades. A vida é assim.
- Se as pessoas vaiarem sua apresentação no karaokê, volte na próxima vez e cante algo que tenha treinado e dominado (afinal, ninguém vai a esse tipo de evento porque é cantor profissional).
-
Comemore sua aventura. Não importa qual seja o resultado — um sucesso ou um fracasso —, orgulhe-se da sua conquista e conte sua sempre que possível.
- Lembre-se que a aventura em si é mais importante que o resultado. [14] X Fonte de pesquisa
- Fique pronto para a próxima aventura. Não se acomode. Arrisque-se enquanto ainda há tempo. Prepare-se para completar mais um item da lista logo após sua aventura anterior.
- A melhor maneira de tirar proveito de uma aventura é embarcar em outra.
Publicidade
-
Adote um comportamento aventureiro no seu dia a dia. Atividades rotineiras podem não ser tão agitadas, mas ainda assim podem ser divertidas e fáceis, além de poderem promover uma mudança de ares agradável.
- Experimente pratos exóticos — comida africana, argentina, paquistanesa ou de algum lugar que você não conhece.
- Redecore um cômodo da sua casa com seu tema favorito ou cores chamativas. Que tal pintar cada parede do seu quarto de um tom diferente? Isso é aventureiro!
- Vá a locais "assombrados". Se quiser ser ainda mais ousado, visite um local onde possa passar a noite.
- Desligue seu telefone e não acesse a internet por uma semana (ou pelo menos por um dia). Tente seguir sua rotina normal sem esses recursos.
-
Torne tudo uma aventura. Tentar sair da sua zona de conforto, principalmente se tiver vergonha de chamar atenção em público, é um bom exemplo.
- Matricule-se em um curso de dança do ventre. Comece a se mexer!
- Vá às noites de karaokê do seu bar favorito.
- Monte uma banda com seus amigos e comece a fazer apresentações pequenas. Talvez você tenha tentado fazer isso durante o ensino médio e não tenha conseguido. Por que não tenta de novo agora?
- Solte a voz durante os churrascos de família. Se sua voz não for tão boa, mas você tocar violão, peça que seus amigos o ajudem com os vocais.
-
Encontre aventuras em qualquer parte do mundo. Qualquer lugar pode proporcionar emoção — perto de casa ou do outro lado do planeta.
- Faça viagens longas de trem em outros países. Não fique na cabine durante todo o percurso; saia e tente conhecer um pouco de culturas diferentes.
- Visite a cidade natal de um antepassado. Sua família tem ascendência italiana? Chinesa? Indígena? Explore o mundo para conhecer mais da sua história.
- Tente encontrar uma bela foto de um lugar acessível e, depois, viaje até ele. Revele a imagem e tente compará-la à paisagem real.
-
Incorpore ação às suas aventuras. Se experimentar pratos exóticos ou algo do gênero não forem sua ideia de aventura, busque atividades mais interessantes.
- Pule de paraquedas. Embora seja uma opção clássica, ainda gera emoção.
- Salte de penhascos no litoral. Apesar de ser outra opção comum, isso pode levá-lo a belas praias.
- Treine e inscreva-se em uma competição de triatlo. Se isso estiver além das suas capacidades físicas, comece com algo mais modesto. Se uma corrida de cinco quilômetros for ideal para você, mergulhe de cabeça e tenha orgulho do seu progresso.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/how-to-live-mini-adventures-on-a-small-budget.html
- ↑ http://www.nationalgeographic.com/adventure/0404/adventure_books.html
- ↑ http://deepexistence.com/how-to-make-your-life-an-adventure/
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/how-to-live-mini-adventures-on-a-small-budget.html
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/06/23/adventure-weekdays_n_5515293.html
- ↑ http://affordanything.com/2011/09/28/the-poor-mans-guide-to-adventurous-living/
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/how-to-live-mini-adventures-on-a-small-budget.html
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2008/12/11/every-man-needs-adventure/
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/6-ways-to-live-a-life-of-passion-and-adventure-right-now/
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/06/23/adventure-weekdays_n_5515293.html
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/6-ways-to-live-a-life-of-passion-and-adventure-right-now/
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/6-ways-to-live-a-life-of-passion-and-adventure-right-now/
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/6-ways-to-live-a-life-of-passion-and-adventure-right-now/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2008/12/11/every-man-needs-adventure/
Publicidade