PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A técnica mais apropriada para eliminar a vermelhidão do rosto varia conforme a causa do problema. Geralmente, a pele avermelhada pode ser controlada com cosméticos e loções de limpeza, mas outras condições que provocam a irritação facial podem necessitar de tratamentos adicionais. Siga o método mais adequado ao seu tipo de problema para que ele seja reduzido.

Método 1
Método 1 de 4:

Fazendo ajustes na rotina de cuidados com a pele

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dos produtos da sua rotina de cuidados com a pele pode estar causando reação alérgica, espinhas ou outros tipos de irritação. Pense nos cosméticos e nos produtos de pele e cabelo que tem usado. Diminua o uso de todos eles e reintroduza um por um à sua rotina lentamente. Assim, é possível descobrir qual pode estar causando a irritação.
    • Se a vermelhidão for associada a inchaço, principalmente nos lábios e língua, ou dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediato. Ligue para um serviço de emergência.
    • Comece com os produtos adicionados mais recentemente, pois é mais provável que estes tenham desencadeado a reação.
    • Você pode marcar uma consulta com um alergista ou dermatologista. Ambos podem fazer um teste de sensibilidade, no qual pequenas quantias de substâncias químicas são aplicadas na pele, que é monitorada para ver se há reações.
    • Pode ser simplesmente um caso de pele sensível. Se for isso, muitas marcas possuem linhas específicas para a pele sensível, basta procurar.
    • Depois de descobrir que substância química é a causa da vermelhidão, retire todos os produtos que contenham tal substância como um ingrediente ativo ou inativo da sua rotina. [1]
  2. Use água morna: tanto a água quente quanto a fria podem ressecar a pele. Se você lavar do modo errado, pode piorar a irritação e vermelhidão. Use um gel de limpeza suave, sem fragrância, e evite os que contenham álcool ou outros ingredientes que causem ressecamento. Experimente produtos da marca Cetaphil, por exemplo.
    • Seque dando batidinhas com uma toalha macia. Não esfregue o rosto, pois isso pode irritá-lo ainda mais. [2]
    • Experimente loções de limpeza com sulfacetamida de sódio e enxofre. Estas loções ajudam na inflamação. [3]
    • Se a vermelhidão vier acompanhada de espinhas e a sua pele não for sensível, experimente produtos com peróxido de benzoíla.
  3. Depois de lavar o rosto, aplique o hidratante facial (ou loção) imediatamente para segurar a umidade.
    • É possível também armazenar o hidratante na geladeira e aplicá-lo quando ele estiver frio. Produtos resfriados fazem os vasos contraírem e a vermelhidão desaparecer.
    • Evite comprar produtos com álcool, hamamélis, hortelã, fragrância, eucalipto ou óleo de cravo. Esses produtos irritam a pele e apenas pioram a sua condição. [4] [5]
  4. O mais popular é a cortisona tópica, um creme esteroide que alivia a vermelhidão, amacia a pele e reduz o inchaço. Procure uma fórmula com a proporção de 0,5 a 1% de hidrocortisona. Use moderadamente de uma a duas vezes por dia, mas apenas nas áreas afetadas.
    • Não use esses cremes por muito tempo, pois a superexposição a eles pode até causar mais irritação.
    • Você também pode procurar cremes calmantes mais naturais, com ingredientes como alcaçuz, tanaceto (Tanacetum parthenium), chá, cúrcuma, magnésio, pepino ou gengibre. [6]
  5. A aloe vera ajuda a diminuir a inflamação e aliviar a dor. Você pode usar o gel da planta (babosa) ou comprá-lo na farmácia. Aplique-o no rosto duas vezes ao dia para que a vermelhidão diminua.
    • Para extrair o gel da aloe vera, retire uma folha grande da base da planta. Corte-a no meio, faça um sulco na parte de dentro e remova o gel. Em seguida, aplique-o na face duas vezes ao dia. [7] [8]
    • É possível encontrar a aloe vera na maioria dos mercados e farmácias.
  6. Trata-se de um umectante natural que sela a hidratação na pele. Tome cuidado ao usar óleos na pele com tendência à acne, pois o problema pode agravar-se. O óleo de coco evita que a pele perca umidade e fique desidratada, o que geralmente causa vermelhidão. Ele também tem ácido láurico, que tem propriedades antivirais, antifúngicas e antimicrobianas, ajudando a revitalizar a cútis. Todas as noites, passe-o no rosto, dando atenção redobrada a áreas problemáticas com excesso de ressecamento e extremamente vermelhas. [9]
    • Pode-se substituir o óleo de coco por azeite de oliva, óleo de amêndoas, ou óleo de rosa mosqueta. Eles têm nutrientes semelhantes que ajudam na hidratação. [10]
    • O óleo de coco ajuda a aliviar a vermelhidão quando esta é causada pelo ressecamento.
  7. A aveia é excelente para acalmar diversas causas de vermelhidão, que vão desde queimaduras de sol, eczema, até uma mera irritação. Compre aveia e adicione água. Deixe a aveia de molho, absorvendo a água e aplique-a como uma máscara. Podendo ser feita até uma vez por dia, deixe a máscara por 30 minutos no rosto e, em seguida, enxágue. [11]
    • É possível adicionar leite para potencializá-la. O leite deve ter um pouco de gordura, sendo semidesnatado ou integral. As proteínas e a gordura ajudam a revigorar a pele. [12]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Mudando de estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Os corretivos tradicionais não cobrem muito bem a vermelhidão, mas a paleta de corretivos coloridos tem como base o princípio das cores complementares, que contrastam com o tom da pele. No caso da pele avermelhada, aplique um corretivo esverdeado. Passe pontinhos de corretivo verde nas áreas problemáticas. Esfume com delicadeza usando os dedos ou uma esponja de maquiagem.
    • Se a vermelhidão for persistente ou muito intensa para ser disfarçada, você pode ter um problema de pele chamado rosácea. Entre em contato com um dermatologista se achar que seja este o seu caso. [13]
    • Não aplique uma camada grossa. O corretivo pode conseguir cobrir toda a vermelhidão facial ou não. Mesmo se uma quantia padrão e moderada não for capaz de disfarçar cada milímetro da pele avermelhada indesejada, você deve evitar usar uma camada grossa. A coloração verde pode começar a aparecer caso haja muito produto aplicado que não se misture à tonalidade da sua pele.
  2. A pele avermelhada pode ser causada pela exposição ao sol. Aplique protetor solar antes de sair de casa, mesmo em dias nublados. É possível encontrar protetores solares para o rosto e para a pele sensível nas farmácias locais.
    • O FPS mínimo deve ser 30 para ter eficácia. [14]
    • Protetores “não comedogênicos” evitam a obstrução dos poros.
    • Outra opção é comprar maquiagem facial ou um hidratante com FPS.
  3. Quando o tempo está frio e seco, o vento pode queimar o rosto e as partículas no ar podem remover as camadas saudáveis da pele, danificando a superfície dela. [15] Ao proteger a face, suas bochechas e nariz vão ficar menos rosados ao voltar pra casa.
    • Quando o rosto é exposto ao frio, os vasos sanguíneos contraem, empalidecendo a pele. Porém, ao entrar em um ambiente fechado e mais quente, o sangue volta para o rosto de uma só vez, fazendo-o ficar bem vermelho.
    • Use um cachecol, chapéu, ou balaclava de fibras não irritantes.
  4. Há algumas mudanças alimentares que podem ser feitas para combater a vermelhidão de dentro para fora. Comidas hidratantes e refrescantes como cenoura, batata doce, maçã, aipo, coco, pepino, melão, pêssego, mamão papaia, espinafre e brócolis contêm antioxidantes que hidratam a pele de dentro para fora.
    • Se a sua urina estiver bem clara, quase transparente, é sinal de que você está bem hidratado. Caso ela esteja concentrada e bem amarela, ou quase laranja, é preciso beber mais água.
    • Ao ingerir mais alimentos como esses, você pode proteger a pele contra o ressecamento que a exposição ao inverno frio ou outras condições climáticas severas causam.
    • Evite comidas apimentadas, bebidas quentes, cafeína e álcool. Eles aumentam a vermelhidão e vão só exacerbar o seu problema de pele. [16]
  5. Os pepinos são ricos em água, além de muitas vitaminas e minerais que ajudam a hidratar a pele. Descasque e corte um pepino frio em rodelas. Deite com o rosto para cima e coloque as rodelas nas áreas avermelhadas por um período de 15 a 20 minutos.
    • Dentro desse período, a vitamina C presente no pepino vai reduzir a vermelhidão incômoda. [17]
    • No entanto, não esfregue o pepino na pele, já que a fricção pode aumentar a irritação.
  6. O chá verde possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a contrair os vasos sanguíneos, reduzindo o problema. Coloque alguns saquinhos ou algumas colheres de sopa de folhas soltas de chá verde em uma panela com água fervente e retire-a do fogo. Deixe em infusão por 10 minutos. Depois, despeje o conteúdo em uma tigela e mergulhe uma toalha lá para que ela absorva o chá conforme ele esfria. Quando estiver na temperatura ambiente, passe a toalha no rosto. [18]
    • Você também pode usar chá de camomila ou hortelã. Evite usar o segundo se a sua pele for sensível.
    • Não se esqueça de usar uma toalha que possa ser manchada. O chá verde tem uma coloração que facilmente mancha os tecidos.
    • Não esfregue a toalha com muita força, já que isso provoca ainda mais irritação.
  7. Cuidado com a vaselina caso você tenha tendência à acne: ela pode piorar com o produto. Para uma camada a mais de proteção na pele, é possível espalhar um pouco de vaselina na face. Ela impede que os vasos sanguíneos contraiam e dilatem muito rapidamente, o que pode diminuir ou prevenir a maior parte da vermelhidão. [19]
    • Se tiver algum receio, aplique-a apenas em uma pequena parte da bochecha, onde a vermelhidão não é tão intensa. Se a pele piorar e ficar mais vermelha e irritada em algumas horas, não use vaselina no resto.
  8. Temperaturas frias podem diminuir o problema, pois contraem os vasos. Este método é bem útil particularmente em casos nos quais a vermelhidão é acompanhada por sensações de queimação e inchaço. Pressione com cuidado no local prejudicado. [20]
    • É possível usar também um pacote de gelo envolvido em uma toalha grossa se quiser evitar uma compressa molhada.
    • Outra possibilidade é colocar uma toalha molhada na geladeira por alguns minutos e depois pressioná-la contra o rosto.
    • Não use toalhas ásperas ou frias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tratando a rosácea

PDF download Baixe em PDF
  1. A rosácea é uma doença de pele crônica que vai e vem. Pode ser difícil prever a aparição, mas uma das melhores medidas para se livrar da vermelhidão relacionada à rosácea antes dela surgir é evitar os fatores desencadeantes mais comuns e conhecidos.
    • Esses fatores incluem exposição ao sol, calor, álcool, comidas apimentadas, queijos duros, emoções intensas e mudanças climáticas, como o aumento da umidade e ventos fortes.
    • As emoções que podem afetar são stress, medo, ansiedade e constrangimento. [21]
  2. Essas medicações diminuem a inflamação da pele e podem ser úteis caso nenhum outro tratamento ou solução caseira funcione para você. Comunique ao médico se você estiver grávida, possa ficar grávida, tiver outras doenças, ou tomar outros remédios antes de começar com a nova medicação.
    • O médico pode receitar doxiciclina, um antibiótico oral que diminui a inflamação. Uma dose menor de doxiciclina, conhecida como Oracea, é prescrita inicialmente em altas quantidades para ativar o remédio no seu corpo, mas em seguida os níveis se regularizam em doses de manutenção.
    • A doxiciclina trata a vermelhidão e também as pústulas vermelhas associadas à rosácea.
    • Há outros medicamentos disponíveis. Pergunte ao médico qual é o melhor para o seu caso. Eles são receitados em casos moderados de rosácea, e não leves. [22]
  3. Alguns pacientes preferem tratamentos tópicos a comprimidos. Podem ser receitadas medicações em cremes como a sulfacetamida de sódio e enxofre, Metrogel (metronidazol) ou Finácea (ácido azelaico), que têm as mesmas propriedades do tratamento oral, mas são aplicados topicamente. [23] Todos ajudam a tratar as pústulas e a vermelhidão associada à doença. [24]
  4. Esses tratamentos geralmente são usados para ajudar a aliviar a vermelhidão por períodos maiores do que outros. Também podem ajudar com os vasos sanguíneos aparentes no rosto, pescoço e peito. Essa terapia é usada para melhorar e iluminar a aparência da pele.
    • O tratamento com laser pode causar um pouco de desconforto, mas anestesias locais e compressas de gelo ajudam a diminuir essa sensação.
    • O tratamento não é feito de uma só vez, mas em sessões com intervalos de três a seis semanas. Algumas sessões são necessárias para obter os melhores resultados e provavelmente poucos convênios cubram os gastos.
    • Isso é indicado principalmente quando um paciente tem vermelhidão contínua, que não responde a outros tratamentos mais fáceis. [25]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Lidando com a acne adulta

PDF download Baixe em PDF
  1. O ácido salicílico diminui o inchaço e a vermelhidão. Além disso, ele tem o bônus de desobstruir poros. Há produtos em gel, lenços, cremes, loções de limpeza, hidratantes e sprays que contêm ácido salicílico. Experimente o que você achar que melhor se adapta à sua rotina diária. Comece com uma concentração de 2% para que sua pele não fique ressecada. [26]
  2. O ácido salicílico contido na aspirina contrai os vasos sanguíneos e desempenha um bom papel na redução da inflamação. Para fazer uma máscara, corte uma aspirina ao meio. Misture-a com algumas gotas de água para formar uma pasta. Aplique a pasta diretamente sobre a acne. Cubra com um curativo adesivo por cerca de 30 minutos.
    • Se for um comprimido de aspirina, esmague-o e adicione a água até obter uma pasta.
    • Depois de 30 minutos, os vasos sanguíneos vão estar mais contraídos. A acne e a pele da região devem ficar visivelmente menos avermelhadas. [27]
  3. Se a acne adulta for crônica ou severa, os produtos faciais normais comprados nas farmácias podem não bastar para limpar a pele. Este é o momento quando, normalmente, os dermatologistas receitam um creme tópico mais forte ou pomada para tratar a acne. Eles também podem indicar antibióticos orais, tratamentos com laser ou luz, peelings químicos e microdermoabrasão.
    • Um médico pode receitar antibióticos orais para eliminar as bactérias que causam as espinhas. As medicações que regulam os níveis de hormônios, como pílulas contraceptivas, e a espironolactona, que era originalmente um remédio de pressão, também podem ser indicadas. [28]
    • No geral, cremes e pomadas tópicos possuem ingredientes como antibióticos tópicos, retinoides, enxofre, peróxido de benzoíla e ácido salicílico,
    • Não é raro combinar vários destes tratamentos.
    Publicidade

Dicas

  • Caso você seja fumante, fale com seu médico sobre parar com o vício. O fumo pode causar vermelhidão na pele.
  • Um profissional especializado em pele, como um dermatologista ou esteticista, pode dar bons conselhos sobre os melhores produtos para a sua pele (de venda livre ou remédios com exigência de prescrição).
  • Dê uma olhada nos profissionais que estão disponíveis no seu convênio antes de procurar um, a fim de evitar pagar por fora. Por exemplo, alguns convênios cobrem dermatologistas, mas não esteticistas.
Publicidade

Avisos

  • Se a vermelhidão for acompanhada de inchaço no rosto, principalmente nos lábios e língua, ou se você tiver dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 332 697 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade