Baixe em PDF Baixe em PDF

O mundo dos relacionamentos pode ser um pouco complicado, principalmente quando estiver esperando pelo momento certo de definir qual é a natureza do seu. É muito comum sair com uma pessoa e nunca ter aquela conversa para “rotularem” a relação, o que só torna tudo ainda mais confuso. Por sorte, este artigo vai ajudá-lo bastante, com informações para que saiba mais sobre a transição de um casal entre “ficar” com exclusividade até uma união mais séria. Veja também detalhes sobre quanto tempo todo o processo pode demorar e qual a melhor maneira de definir o convívio de vocês quando se sentirem prontos.

Método 1
Método 1 de 5:

Quanto tempo demora para que o relacionamento se torne sério?

Baixe em PDF
  1. É um período que permitirá que as duas pessoas se conheçam mais profundamente e vejam se são compatíveis. [1] É importante notar, no entanto, que isso varia; há relações que se tornam mais firmes após seis semanas ou até um ano inteiro.
    • Geralmente, o par começa a sair de forma casual. Depois, eles poderão concordar em tornar o relacionamento exclusivo, sem definir o tipo (alguns vão continuar abertos).
    • Quando percebem que podem confiar um no outro e se sentem mais à vontade, será possível definir o tipo da relação (um namoro, por exemplo) e discutir as expectativas de cada um dentro dela.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

“Ficando” com alguém

Baixe em PDF
  1. Talvez, durante essa fase que dura de duas a três semanas, vocês queiram apenas se divertir; pode ser que saiam juntos de vez em quando e tenham contato íntimo, mas ainda sem comprometimento e muito menos exclusividade. Mesmo que seja meio estranho e ainda não tenham nada sério, vale a pena conversar sobre o que cada um espera para que ambos estejam em harmonia e acordo com tudo.
    • É importante comunicar à outra pessoa que você mantém relações casuais com outros ou que deseja esperar um pouco antes de “oficializar” o relacionamento.
    • Diga, por exemplo: “Adoro sair com você, mas queria deixar claro que também estou me envolvendo com outras pessoas” ou “Não estou procurando nada sério pelo momento, mas conhecer você está sendo muito divertido!".
Método 3
Método 3 de 5:

Tendo um relacionamento exclusivo

Baixe em PDF
  1. A exclusividade significa que nenhuma das partes vai sair com outra pessoa, mas ainda falta definir como será o relacionamento entre vocês. O tempo de duração da fase costuma ser de alguns meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do que vocês procuram. Às vezes, é neste momento em que o casal analisa se há compatibilidade, conhecendo um ao outro de forma mais íntima, falando sobre experiências marcantes, os valores e os objetivos na vida. Veja outros sinais de que a relação é exclusiva, mas ainda está na fase “enrolada”:
    • Vocês se encontram regularmente (de uma a quatro vezes por semana).
    • O relacionamento é exclusivo (nenhuma parte está saindo com outros indivíduos).
    • Vocês conhecem os amigos um do outro.
    • Não há uma definição sobre o tipo de convivência (namoro, casual e assim por diante).
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Um relacionamento sério

Baixe em PDF
  1. Uma união “firme” se configura quando as duas partes já deixaram suas expectativas claras, concordando sobre o que buscam. São casais que conversaram sobre o que procuram e definiram o tipo de convívio que mais agrada a eles, visando um futuro juntos (seja com uma relação a longo prazo, morando juntos ou até tendo uma família). Antes de se comprometer seriamente a alguém, é importante fazer as seguintes perguntas a si próprio: [2]
    • Eu vejo um futuro ao lado desse sujeito?
    • Eu confio nele?
    • Me sinto confortável em ser “eu mesmo” perto dele?
    • Essa pessoa faz com que eu me sinta respeitado e valorizado?
Método 5
Método 5 de 5:

Definindo o relacionamento: dicas e conselhos

Baixe em PDF
  1. Para não colocar o outro em uma situação difícil, espere para discutir isso quando estiverem sozinhos, com tempo e, de preferência, cara a cara, já que a comunicação por mensagens pode acabar não deixando muito claras as intenções de ambos. O momento também é importante; os dois devem estar livres para uma discussão mais longa, como durante o jantar, ao fazerem uma caminhada longa ou mesmo em um horário mais oportuno, em casa. [3]
    • Se o relacionamento é à distância, o assunto pode ser debatido em uma ligação normal ou de vídeo.
  2. Para determinar o que quer e expressar seus sentimentos de maneira bem clara, reflita um pouco antes da conversa. Analise o que está procurando e como colocar seus sentimentos em palavras; o objetivo é se sentir mais confiante e pronto para tocar nesse tópico com o companheiro.
    • Quando não souber bem como transformar as emoções em palavras, escreva-as em um diário ou fale sobre elas com um amigo de confiança.
  3. Pode ser meio assustador abordar o que precisa de modo direto, ainda mais com o parceiro, mas vale a pena, principalmente para que o casal progrida para algo mais sério. Com calma, diga à pessoa o que você está pensando e pergunte como ela se sente sobre aquilo. Veja os exemplos:
    • “Adoro me divertir com você e enxergo um futuro ao seu lado. Como você se sente sobre isso?”
    • “Gostei muito de conhecer você mais intimamente e estou pronto para dar o próximo passo na nossa relação. Você quer namorar comigo?”
  4. É possível que, ao falar sobre o assunto, você perceba que a outra pessoa, na verdade, procura por algo diferente. Pode ser uma situação difícil, então é melhor conversar de mente aberta, sem se prender a um único resultado. Ouça bem o que o parceiro tem a dizer e lembre-se de que cada um possui um ritmo diferente quando o assunto é um relacionamento.
    • Caso determine que procuram por coisas diferentes, separe um tempinho para entender o que aconteceu antes de decidir o que fará. Diga, por exemplo, “Obrigado pela honestidade comigo. Eu a entendo completamente, mas vou precisar de uns dias para repensar nas coisas”.
    • Se você tem muita vontade de ser um casal com esse indivíduo, que não está pronto para se comprometer a isso, talvez seja melhor se distanciar e partir para outra. É compreensível se sentir decepcionado ou magoado, mas nunca esqueça de que há outros por aí que procuram por algo mais sério, como você.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 302 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade