PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A maioria dos eletrodomésticos tem um rótulo ou etiqueta indicando seu gasto energético na parte traseira ou inferior. Em outras palavras, ele exibe a quantia máxima de potência que pode ser extraída pelo aparelho. Para estimar o consumo energético total, você deve converter esse valor para quilowatts-hora, ou kWh.

Método 1
Método 1 de 3:

Estimando quilowatts-hora a partir da etiqueta

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos eletrodomésticos de alta potência possui um rótulo ou etiqueta com informações energéticas em sua parte traseira ou inferior. Observe esses locais para descobrir essa potência, que estará acompanhada por um "W". Geralmente, esse valor corresponde à potência máxima na qual ele opera, podendo estar muito acima da média real. [1] Os Passos abaixo ajudarão você a determinar uma estimativa aproximada de kWh a partir desse número, mas esteja ciente de que o valor real costuma ser menor.
    • Alguns dispositivos exibem uma amplitude de watts, como "200 a 300 W". Pode ser mais preciso escolher a média dessa amplitude, ou 250 W nesse exemplo.
  2. Os watts são uma medida de potência ou, ainda, da energia usada ao longo do tempo. Multiplicar esse valor por uma unidade de tempo dará a você uma resposta em termos energéticos que será bastante útil ao calcular a conta elétrica.
    • Exemplo: um grande ventilador de janela com potência de 250 W permanece ligado durante uma média de 5 horas por dia. O valor de quilowatts-hora será igual a (250 watts) × (5 horas / dia) = 1.250 quilowatts-hora por dia .
    • No caso de aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado, faça cálculos separados para cada estação.
    • Geladeiras apenas usam eletricidade em aproximadamente ⅓ do tempo, ou 8 horas por dia se estiverem sempre ligadas na tomada. [2]
  3. Um quilowatt equivale a 1.000 watts, de modo que este Passo converte a resposta de watts-hora para quilowatts-hora.
    • Exemplo: Você calculou que o ventilador usa 1.250 watts-hora de energia diariamente. (1.250 watts-hora / dia) ÷ (1.000 watts / 1 quilowatt) = 1,25 quilowatts-hora por dia .
  4. Agora você conhece a quantidade de quilowatts-hora (kWh) consumidos pelo dispositivo diariamente. Para calcular essa quantidade de kWh por mês ou por ano, basta multiplicar o valor pelo número de dias existentes no período desejado.
    • Exemplo: ao longo de um mês de 30 dias, o ventilador usaria (1,25 kWh / dia) × (30 dias / mês) = 37,5 kWh por mês .
    • Exemplo: se o ventilador permanece ligado todos os dias ao longo de um ano, ele terá consumido (1,25 kWh / dia) × (365 dias / ano) = 456,25 kWh por ano .
  5. A conta de eletricidade lista o custo por quilowatt-hora. Multiplique esse valor pela quantidade de kWh para descobrir quanto, em média, você terá que pagar.
    • Exemplo: se a energia custa 17 centavos/kWh, manter o ventilador ligado custará (0,17 reais / kWh) × (456,26 / ano) = R$ 77,56 por ano (arredondado para o centavo mais próximo).
    • Lembre-se de que as estimativas baseadas na potência listada representam um valor máximo. Na realidade, você terá que pagar menos do que isso.
    • Se você estiver examinando uma área diferente daquela em que vive, pesquise na internet qual é o custo da eletricidade no local desejado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Calculando quilowatts-hora a partir dos valores de amperagem e voltagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas etiquetas de eletrodomésticos não listam a potência em watts. Nessa situação, procure por uma medida em ampères, ou "A".
    • Carregadores de notebook e celular podem listar duas amperagens. Use aquela que estiver nomeada como Entrada .
  2. No Brasil, a voltagem não possui valor nacional fixo, podendo variar entre 110 a 127 V e 220 a 240 V. Procure saber qual é a voltagem do local desejado antes de prosseguir. [3]
    • Muitos eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos trabalham com ambas as voltagens e, por isso, recebem a nomenclatura bivolt. Eles, na verdade, possuem um transformador interno capaz de alternar entre ambas as voltagens, de acordo com o ponto de conexão. Para calcular, basta usar a voltagem da tomada em uso pelo aparelho.
  3. Essa multiplicação dará a você uma resposta em watts, uma unidade de potência elétrica.
    • Exemplo: a etiqueta de um micro-ondas exibe o valor de 6,5 ampères e está ligado a uma tomada de 120 V. Ele consome 6,5 ampères × 120 volts = 780 watts .
    • Outro Exemplo: a etiqueta de um micro-ondas exibe o valor de 3.5 ampères e está ligado a uma tomada de 220V. Ele consome 3.5 ampères x 220 volts ≈ 780 watts.
  4. A potência indica a taxa à qual a energia é consumida enquanto o eletrodoméstico permanece ativo. Multiplique a potência pela quantidade de horas de uso ao longo de um dia comum.
    • Exemplo: se o micro-ondas permanecer ligado durante meia hora diariamente, multiplique 780 watts × 0,5 horas / dia = 390 watts-hora por dia .
  5. Este Passo converte o valor de watts-hora para quilowatts-hora.
    • Exemplo: (390 watts-hora / dia) ÷ (1.000 watts / quilowatts) = 0,39 quilowatts-hora por dia .
  6. Por exemplo, se você deseja saber quantos quilowatts-hora serão cobrados depois de um ciclo de 31 dias, multiplique a resposta por esse período.
    • Exemplo: (0,39 quilowatts-hora / dia) × 31 dias = 12,09 quilowatts-hora .
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando um medidor de energia

PDF download Baixe em PDF
  1. Também chamado de wattímetro, esse dispositivo mede a potência real utilizada por seu eletrodoméstico. Geralmente, o valor costuma ser mais preciso do que aquele existente no rótulo. [4]
    • Se você estiver familiarizado com ferramentas elétricas, também será possível usar um multímetro em seu lugar. Para isso, é preciso acesso à fiação do eletrodoméstico enquanto estiver ligado. Lembre-se de não desmontar nada a menos que você saiba o que está fazendo.
  2. Conecte-o à parede e, a seguir, ligue o eletrodoméstico no medidor de energia.
  3. Configure o medidor de energia para que exiba informações em quilowatts-hora. Desde que permaneça ligado, ele calculará o total de quilowatts-hora do eletrodoméstico em uso.
    • Se o medidor de energia for capaz de medir apenas em watts, use o Método acima para calcular a quantidade de quilowatts-hora a partir do valor exibido.
    • Leia o manual de instruções caso você não saiba como mudar as configurações.
  4. Quanto maior for o tempo em que o medidor de energia permanece conectado, mais preciso o resultado será.
  5. 5
    Descubra a quantidade de quilowatts-hora mensal ou anual. O valor exibido no medidor de energia representa o valor total desde o momento em que o dispositivo foi ligado. Você pode multiplicá-lo para estimar a quantidade de kWh durante um período de tempo maior.
    • Por exemplo, digamos que o medidor de energia está ligado há cinco dias e que você deseja obter a estimativa de 30 dias — 30 / 5 = 6 e, por essa razão, basta multiplicar a quantidade de kWh exibida por 6.
    Publicidade

Dicas

  • Se a etiqueta não listar a quantidade de watts, leia o manual do usuário. Muitos dos rótulos mais modernos fazem todo o trabalho por você. Procure pela quantidade de quilowatts-hora listada como "kWh/ano", "kWh/60 minutos", e assim por diante. Esses valores estão baseados no uso doméstico cotidiano e costumam ser mais precisos do que os cálculos feitos acima. [5] [6]
  • Alguns dispositivos têm múltiplas configurações de potência. Suas etiquetas podem exibir informações separadas para cada uma delas ou, ainda, apenas o valor máximo. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 200 468 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade