Baixe em PDF Baixe em PDF

Secar ou desidratar alimentos é uma ótima maneira de se aumentar a potência do sabor deles. As folhas de louro secas, por exemplo, têm de três a quatro vezes mais sabor do que as frescas! Além disso, as folhas de louro desidratadas são um delicioso tempero para incrementar diversas receitas do dia a dia, como carnes, molhos, sopas, dentre tantas outras. Então, aprenda aqui a secar folhas de louro, seja naturalmente ou usando um desidratador, um forno elétrico ou um micro-ondas, para desfrutar das propriedades desse tempero delicioso!

Método 1
Método 1 de 4:

Secando as folhas de louro naturalmente

Baixe em PDF
  1. Use uma assadeira grande o suficiente para acomodar todas as folhas de louro de modo que não toquem umas nas outras. Use também toalhas de papel suficientes para cobrir toda a assadeira com uma camada delas.
  2. Não sobreponha as folhas, para que elas tenham o próprio espaço e sequem uniformemente. Se tiver muitas folhas de louro, use outra assadeira.
    • Não misture as folhas de louro com outras ervas, pois elas terão tempos de secagem diferentes.
  3. A pia ou a mesa da cozinha é o local perfeito, desde que não bata luz solar direta, pois isso fará com que as folhas murchem e fiquem amarronzadas.
    • A luz indireta do sol é boa, mas também não é ideal.
  4. Virá-las permitirá que cada uma seque uniformemente e no mesmo ritmo. Se algumas folhas parecerem secar mais rápido do que outras, dê uma olhada se não dá para virá-las antes da hora, somente com uns três a quatro dias de desidratação.
  5. Se as folhas ainda estiverem úmidas, moles ou com uma tonalidade verde-escuro em alguns lugares, deixe-as secando por mais uns três a sete dias.
    • Se algumas das folhas já estiverem secas, tire-as da assadeira e guarde-as em um recipiente hermético.
  6. Descarte a haste e guarde as folhas inteiras ou picadas em um saco plástico com zíper ou outro recipiente hermético em um local fresco e escuro, a uma temperatura entre 18 e 24 graus Celsius.
    • Para picar ou moer as folhas, quebre-as com os dedos e esmague cada pedaço maior com as costas de uma colher até obter uma textura grossa e arenosa. Se preferir, você pode triturá-las usando um almofariz e um pilão.
    • As folhas inteiras retêm o sabor e o aroma por mais tempo do que as esmagadas.
    • Quando armazenadas adequadamente, as folhas de louro secas podem durar até um ano.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um desidratador

Baixe em PDF
  1. Deixe-o a 50 °C se mora em uma região de muita umidade. [1]
    • Leia o manual de instruções do seu desidratador antes para ver se ele alcança as temperaturas sugeridas para a secagem de folhas de louro.
  2. Massageie suavemente as folhas para tirar toda a poeira e os detritos delas segurando-as sob um fluxo de água de baixa pressão (basta abrir pouco a torneira). Em seguida, junte um maço de folhas e sacuda-o delicadamente para tirar o excesso de água e depois seque-as com uma toalha de papel. [2]
    • Você também pode colocar as folhas em uma peneira e sacudi-las com os dedos.
    • Deixe-as secar completamente por uma a duas horas antes de colocá-las no desidratador.
  3. Elas não podem ficar encostadas nem se sobrepondo umas às outras, porque se não secarão de maneira desigual. Se o desidratador tiver várias bandejas, use quantas forem necessário para a quantidade de louro que estiver desidratando. [3]
    • Se o seu desidratador tiver várias bandejas empilhadas, a superior será a mais fria e levará mais tempo para secar o louro. Então, use as bandejas de baixo para desidratar as folhas mais rapidamente.
  4. As folhas de louro podem levar de uma a quatro horas para secarem completamente, dependendo do seu desidratador e do nível de umidade do ar. Então, se elas não estiverem frágeis e crocantes após uma hora, deixe-as por mais 30 minutos a uma hora antes de checar novamente.
    • Leia o manual de instruções que acompanha o desidratador para ver se ele oferece algum tempo de secagem sugerido para esse caso.
  5. Elas estarão desidratadas quando começarem a enrolar ou a desintegrar-se e os caules começarem a quebrar. Quando estiverem prontas, deixe a bandeja esfriando na pia da cozinha por uma hora. [4]
    • Evite expor as folhas secas à luz solar direta enquanto estiverem esfriando.
  6. Separe cuidadosamente as folhas dos caules e guarde-as em um recipiente hermético, sejam inteiras, para manter mais o sabor, ou picadas, se não for usar as folhas inteiras nas receitas. [5]
    • Guarde-as em um local fresco e escuro, a uma temperatura entre 18 e 24 °C.
    • Jogue as hastes em um jardim ou use-as para compostagem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Secando as folhas de louro no forno elétrico

Baixe em PDF
  1. Se o seu forno variar de 30 a 45 °C, melhor ainda! Caso contrário, ajuste-o na temperatura mais baixa possível e deixe a porta ligeiramente aberta durante todo o processo. Como alternativa, veja se o seu forno elétrico tem um aquecedor separado ou alguma configuração semelhante de aquecimento para usar. [6]
    • Secar as folhas de louro a temperaturas acima de 45 °C afetará o sabor delas, por isso é importante deixar a porta do forno um pouco aberta se ele estiver mais quente do que isso.
    • Se for deixar a porta do forno aberta, faça-o em um local onde as crianças e os animais de estimação não consigam alcançar para não se queimarem.
  2. Use uma assadeira limpa que seja grande o suficiente para acomodar todas as folhas com uns 5 mm de distância entre elas para que sequem de maneira uniforme. [7]
    • A assadeira deve estar totalmente limpa, sem quaisquer resquícios de óleo ou spray antiaderente para não prejudicar o processo de desidratação do louro.
  3. A prateleira mais próxima do aquecedor é o melhor local para dourar e desidratar as folhas, deixando-as saborosas e crocantes. Se o seu forno tiver pontos frios ou quentes, esteja preparado para girar a bandeja durante o processo de secagem. [8]
    • Retire quaisquer outras assadeiras que estejam sem usar no forno para não prejudicar a circulação de calor e ar dentro dele.
  4. Vire cada folha de louro para que fiquem todas uniformemente secas. Use luvas de forno para tirar cuidadosamente a assadeira do forno elétrico sem precisar colocar a mão dentro dele. Em seguida, pegue cada folha pelo caule e vire-as cuidadosamente. [9]
    • Se estiver deixando a porta aberta, gire a bandeja inteira para que as folhas que estavam na frente do forno fiquem agora na parte de trás.
  5. Use uma luva de forno para deslizar a bandeja para fora do forno e use os seus dedos para sentir se cada folha já está seca o suficiente. Se ainda puder dobrar as folhas sem quebrá-las, deixe-as no forno por mais 15 a 30 minutos antes de checar novamente. [10]
    • Se elas já estiverem quebradiças e se quebrarem quando você as tocar, tire-as do forno e deixe-as esfriando sobre a pia.
  6. As folhas de louro levam cerca de uma hora para se desidratarem completamente, mas isso pode demorar mais se você morar em um local de clima úmido. Quando as folhas estiverem secas, desligue o forno e deixe-as esfriando na bandeja por mais ou menos uma hora. [11]
    • Se as folhas parecerem descoloridas ou extremamente quebradiças, desligue o forno e use luvas para colocar a bandeja na pia para elas secarem sem mais calor.
  7. Tire as hastes das folhas e jogue-as no jardim ou use-as para compostagem. Em seguida, guarde as folhas em um recipiente hermético ou em um saco plástico com zíper. Quando armazenadas adequadamente, as folhas de louro secas mantêm seu sabor por anos! [12]
    • Você pode usar folhas de louro secas por até três anos, mas o sabor e o perfume delas diminuirão com o tempo.
    • Você também pode esmagar as folhas imediatamente se quiser, mas saiba que assim elas perderão o sabor mais rapidamente.
    • Se já for usar as folhas para cozinhar, maneire na quantidade, porque uma pequena folha de louro recém-desidratada já costuma ser mais do que o suficiente!
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando o micro-ondas

Baixe em PDF
  1. Não use toalhas de papel feitas de papel reciclado, pois elas contêm pequenos fragmentos de metal que podem inflamar no micro-ondas. Se preferir, você também pode usar um pano de prato limpo. [13]
    • Se for usar um pano de prato, tome muito cuidado e nunca use um que tenha etiquetas de metal para não correr o risco de queimar o micro-ondas.
  2. Distribua as folhas de louro pela toalha de papel de modo que elas não encostem umas nas outras. Em seguida, cubra-as com outra camada de toalha de papel. [14]
    • Se estiver usando um pano de prato grande, dobre-o em vez de usar um outro para cobrir o louro.
  3. As folhas de louro contêm muito óleo, por isso precisam de tempo suficiente para secar, mas não tanto a ponto de ficarem queimadas. O tempo de 35 segundos é recomendado para um micro-ondas padrão de 1000 watts, mas, dependendo da potência do seu, diminua esse tempo para 30 segundos ou aumente para 50 segundos. [15]
    • Não esquente as folhas por mais de 70 ou 80 segundos para não queimá-las.
  4. As folhas de louro estarão totalmente secas quando estiverem crocantes e quebradiças. Se ainda estiverem macias ou se dobrarem sem quebrar, coloque-as no micro-ondas por mais dez a 20 segundos antes de checar novamente. [16]
    • Se as folhas estiverem amarronzadas e com cheiro de queimado, jogue-as fora e tente novamente com folhas frescas.
    • Mais uma vez, lembre-se de que as folhas de louro inteiras mantêm o sabor por mais tempo do que aquelas picadas ou trituradas.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que as folhas secas são muito mais fortes do que as frescas. Então, lembre-se de ajustar a quantidade se a receita que você estiver fazendo considerar as folhas de louro frescas e você for usar as desidratadas.
  • Use o micro-ondas para secar pequenas quantidades de folhas de louro.
Publicidade

Avisos

  • Não seque as folhas de louro ao sol, pois isso causará a descoloração delas e o louro perderá o seu sabor.
Publicidade

Materiais Necessários

Secando as folhas de louro naturalmente

  • Assadeira;
  • Toalhas de papel;
  • Recipiente hermético ou sacos plásticos com zíper (tipo Zip Lock).

Usando um desidratador

  • Desidratador de alimentos;
  • Bandeja do desidratador;
  • Recipiente hermético ou sacos plásticos com zíper (tipo Zip Lock).

Secando as folhas de louro no forno elétrico

  • Assadeira;
  • Luvas para forno (para manuseio);
  • Recipiente hermético ou sacos plásticos com zíper (tipo Zip Lock).

Usando o micro-ondas

  • Prato para micro-ondas;
  • Toalhas de papel;
  • Recipiente hermético ou sacos plásticos com zíper (tipo Zip Lock).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 514 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade